Teste

4 respostas
java
Dayson_Rodrigues

estou precisando aprender teste, alguém conhece algum material bom.

4 Respostas

javaflex

Informe qual tipo de teste. Se for teste funcional automatizado, pesquise sobre selenium webdriver. Outros tipos de testes nunca precisei usar e não tenho o que indicar.

Dayson_Rodrigues

hum… selenium faz a mesma coisa do JUNIT?

lvbarbosa

Comece com testes unitários. Lê o livro Test Driven Development: By Example do Kent Beck, é uma ótima introdução. Depois você poder ler o livro do Freeman e do Pryce, Growing object-oriented software guided by tests, que fala, alem de testes unitários, sobre testes de integração e end-to-end. Os dois tem tradução no Brasil, se você quiser.

Dos livros sobre testes que eu li, esses dois foram os melhores, com certeza. Eles são extremamente práticos e diretos ao assunto. No momento, fuja de livros com o título “testes de software” ou algo assim. São livros extremamente teóricos, de leitura densa e chata (na minha opinião). Pode ler depois, se quiser se aprofundar mais um pouco, mas esses dois aqui são excelentes.

1. TDD: By Example - Kent Beck - https://www.amazon.com/Test-Driven-Development-Kent-Beck/dp/[telefone removido]

2. Growing object-oriented software guided by tests - Freeman e Pryce - https://www.amazon.com/Growing-Object-Oriented-Software-Guided-Tests/dp/[telefone removido]

lvbarbosa

Não. Os dois são ferramentas de testes, porém com propósitos diferentes. JUnit é uma ferramenta da família xUnit, sobre a qual você vai aprender muito se ler o livro do Kent Beck que eu citei, e serve para fazer testes unitários.

Selenium é um framework para testes end-to-end para a web. Nele você consegue automatizar a interação com a interface de usuário (html). No livro do Freeman e Pryce, que eu citei também, eles usam um framework muito parecido, para fazer testes no Swing do Java. A ideia é exatamente a mesma.

Criado 7 de março de 2017
Ultima resposta 7 de mar. de 2017
Respostas 4
Participantes 3