Olá caros companheiros do GUJ.
Tenho uma discussão interna aqui no meu trabalho e gostaria de compartilhar ela com vocês:
Seria interessante rodar os testes de aceitação antes de gerar cada build em um cenário de integração/deploy contínuo?
Ao meu ver não, dado que a execução desse tipo de testes é muito lenta, e junta ao fato de que, eu percebo que nem sempre um erro no teste de aceitação está ligado a um erro da aplicação, por exemplo, o JSF (no meu caso), demorou pra renderizar um elemento e o teste de aceitação não conseguiu encontrá-lo. Tudo isso somado, faz com que a execução desses testes antes de cada build fique caro demais, demorando execivamente a publicação da aplicação e consequentemente o feedback.
Com testes unitários bem feitos, testando tanto o código da camada de visão, quanto regras de negócio e tudo mais, já dá uma segurança boa para liberar esse build para ser publicado né?
Queria saber a opinião de vocês. O que costumam praticar nos projetos que vocês participam? Existe esse tipo de teste automático? Eles são executados antes de cada build? Executados esporaticamente?
Ficaria muito grato com a colaboração de vocês!
Abraços!
!