Olá a todos!
Gostaria de saber se existem diferentes tipos de frameworks.
Por exemplo:
Spring, é que tipo de framework? o e JSF é outro tipo?
Ou framework é simplismente um definição?
Olá a todos!
Gostaria de saber se existem diferentes tipos de frameworks.
Por exemplo:
Spring, é que tipo de framework? o e JSF é outro tipo?
Ou framework é simplismente um definição?
Bom dia Thiago,
Framework é uma definição. Framework seria uma caixa de ferramentas com vários recursos já criados e disponibilizados.
Olá @joaoyuki!
Então não existem difrentes ‘tipos’ de frameworks, é apenas a definição.
Mas será que nesta definição, não existem difrenciação entre elas?
Por exemplo:
O Framework X é ‘estrutural’, vai te auxiliar a criar a estrutura do seu projeto;
O Framework Y é ‘funcionald’, vai apenas disponibilizar funções para auxiliar o desenvolvimento;
Acho que o termo correto para o Framework Y é uma biblioteca, e não framework.
Frameworks existem para suprir alguma deficiência da linguagem, e como tal, costumam ser estrutural.
Blz @pfk66!
Então penso que o ‘Framework’ seja apenas um conceito,
quase como se fosse um design pattern concretizado.
qual design pattern frameworks como spring ou JSF concretizam?
Olá ThiagoA, tentarei responder sua pergunta de uma forma que me explicaram uma vez na faculdade e que me ajudou a entender melhor o conceito, ok?
Biblioteca ( ou API ) seria um conjunto de classes criadas com a finalidade de serem aproveitadas por outras pessoas, porém sem um objetivo específico. Exemplo: bibliotecas da linguagem java, como a java.util.*;
Framework: um conjunto de classes criadas porém com uma finalidade específica, aplicadas a um objetivo. Os frameworks Spring, vRaptor, JSF e Struts por exemplo, são frameworks MVC. O objetivo deles é basicamente (é mais complexo que isso mas é isso, rs) separar as camadas de modelo, visualização (view) e controle de uma aplicação.
Um outro exemplo, seria o Maven e o Grails, frameworks voltados a build e empacotamento de projetos. Ou ainda o XNA Game Studio (nem sei se existe mais, mas enfim), era voltado para o desenvolvimento de jogos utilizando C#.
E assim como estes existem vários outros frameworks, ambos voltados a objetivos específicos.
Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais sua duvida.
Abraço e sucesso.
Olá @ricardomb2011, obrigado pela resposta,
Esta definição para Framework já está clara para mim.
O que ainda me causa curiosidade, e se existe categorias para os Frameworks.
Por exemplo:
NOME TIPO/CATEGORIA
Spring, vRaptor, JSF = Framework arquitetural
Maven e o Grails = Framework construtor
XNA Game Studio = Framework funcional
O essencial está implementado na biblioteca de Servlet.
Olá, Thiago.
Na verdade sim, existem tipos de frameworks que variam de acordo com a abordagem utilizada para a implementação dos hot spots (pontos que são customizáveis e extensíveis). No caso, de uma forma bem resumida, existem 3 tipos:
Obrigado por responder!!
Tem alguma material (livro, post, artigo, etc) que referencia esta definição?