Tópicos com títulos inúteis

Aqui na empresa, do maior cargo ao menor, é o seguinte:

CEO
Diretores
Consultores
Gerentes de Projeto
Coordenadores de Projeto
Analistas de Sistemas
Projetistas de Sistemas
Programadores
Estagiários

Mas o cargo de Projetista e Programador fundirá no de Desenvolvedor de Sistemas por que depois de tanto tempo com essa hierarquia notou-se que o Projetista e o Programador já estavam fazendo a mesma coisa.

E eu me encaixo nessa fusão aí…

:twisted:

Na minha:
Chefe
Peão

E eu me encaixo em peão.

[quote=ZehOliveira]Na minha:
Chefe
Peão

E eu me encaixo em peão.[/quote]

Na minha:
Chefe
Diretor de TI
Consultores (vide, todo o mundo)
Peão

E soh eu me encaixo em peão…

but anyway,

o modelo atual de negocios nao permite que vejamos a area simplesmente um caminho reto, ou todo mundo aqui quer ser CEO? acho que nao, entao, o que acontece eh que normalmente as empresas dividem em paths (que nem certificacao, hehe) para vc se especializar e finalmente galgar a posicao que tanto deseja, por exemplo, muito, mas muito improvavel mesmo que a carreira de qq programador tenha como objetivo final o cara se tornar CEO da empresa, algumas vezes o cara gosta disso, outras nao, por isso que estou falando.

Pessoal, se quiserem eu posso abrir um topico sobre o assunto pra nao fugir TANTO assim deste topico, que acham?

[quote=ZehOliveira]Na minha:
Chefe
Peão

E eu me encaixo em peão.[/quote]

++

Chefe e Peão??

auahuahauhau boa…

vocês trabalham em Ocas? Tribos?

Não vai me dizer que existe chicote também?

Hehehe :shock:

O nível hierárquico aqui é:

Dono - Presidente - Diretor - Gerente - Peão

Eu sou todos eles. kkkkkkkkkkkk :twisted:

Pura dor-de-cotovelo. O cara teve todos os requisitos pra preencher a vaga de gerente e voce fica reclamando?

Ele delega as tarefas e fica esperando os comandados terminarem. :lol:

Marcio Kuchma[/quote]

Poxa vida rapaz,

Não é dor de cotovelo não, mesmo porque o cara “ganhou” um tanto de nova responsabilidade e necas de aumento de salário que, aliás, era ótimo.

Claro que a promoção do caboclo não foi a única causa de meu pedido de demissão. Ajudou, mas o maior quesito de decisão foi o salário mesmo. (600 reais - 44 horas semanais - CLT).

Eita nóis… aí sim é chicotada!
:lol:

Pra ganhar 10/20 k por mês?Er, hun…acho que eu aceito!

Ouch, já vi estagiários que ganhavam mais. :frowning:

[quote=thiago.correa]Para quem acha que o Luca está mentindo

http://www.guj.com.br/recentTopics/showTopicsByUser/8468.java[/quote]

Putz, são sempre os mesmos… :shock: :shock:

Po igson mendes da silva melhora ai o assunto dos seus post. :wink: :frowning:

Pra ganhar 10/20 k por mês?Er, hun…acho que eu aceito![/quote]

Isso eh salario de CIO, CEO que eh CEO ganha 20k-30k fora do eixo Rio-Sao Paulo…

Ouch, já vi estagiários que ganhavam mais. :([/quote]

Eu antigamente… tah certo que quando mudei para CLT continuei com o mesmo salario, ateh reclamar do aumento da mensalidade da Faculdade pro meu chefe, pior que eh verdade, consigo meus aumentos baseado nisso :roll:

Bom pessoal… Não se se aceitam opiniões de pessoas que começaram a programar agora ou mesmo pessoas que começaram a usar o fórum agora… Mas que qualquer jeito…
Algumas vezes (creio que a maioria delas) as pessoas que começam a lidar com programação ficam realmente desesperadas, ou mesmo não conseguem se expressar de uma maneira que desenvolvedores mais experientes desejam.
A situação fica mais complicada quando o prazo começa a estourar, tanto no trabalho quanto na faculdade.
Claro que a pessoa entende que precisa estudar mais (tendo dificuldades ou não, por que não podemos parar de estudar nunca nessa área), mas isso o professor ou chefe não quer saber, só quer saber do resultado e no prazo.
Cada pessoa tem seu próprio ritmo para aprender, não podemos ficar forçando…
Sei lá… pelo menos é a minha opinião, participo de alguns fóruns que não tem a ver com programação, sempre surge uma pergunta bem básica mesmo, mas acredito que essa é a essência dos fóruns… Ajudar os compaheiros…
Eu mesmo sou o autor do post “Qual é a sua opinião?” e acredito que diversas pessoas se encontram na minha situação, ainda não ter conhecimento suficiente para poder se expressar corretamente e expor sua dúvida…
Ah… Acredito que já passaram por isso, ou já nasceram programando Java muito bem? Se coloquem um pouco no lugar da outra pessoa…
Quanto ao MSN Help Desk, só dar um toque na pessoa de maneira educada, ou então não deixar o MSN disponível no usuário, acho que não demais para ninguém.
Um abraço…

[quote=Lucas Zingano][quote=ZehOliveira]Muita calma nessa hora. :stuck_out_tongue: Eu não tenho nada do que reclamar do meu.

Acho que é por que ele não se intromete em questões técnicas, somente em administrativas. O que pra mim é o papel ideal de gerente.[/quote]

Tem o inverso, o cara que se intromete em questoes tecnicas e nao administrativas, o arquiteto… alias, atualmente eu nao consigo entender completamente a hierarquia da area de desenvolvimento de software, algumas empresas tem gerente de projeto como uma linha de crescimento na carreira e o arquiteto como equivalente soh que na area tecnica, como eh a experiencia de vcs a respeito? se alguem tiver algum link Wikipedia e tal melhor… =D[/quote]

http://erainfo.blogspot.com/2006/04/o-arquiteto-de-software.html

[quote=ZehOliveira]Não sei pq, mas eu tenho uma certeza implicância com esse nome de cargo “arquiteto”.

Pra mim, arquitetos de software são ótimos programadores que conhecem muito bem a ferramenta mas não querem mais serem chamados assim, pq programador é nome de cargo de estagiário. :stuck_out_tongue:

Tudo questão de ter um nome mais bonito pro cargo. :mrgreen:[/quote]

Tu ta confundindo um pouco as coisas. Se o cara é um otimo programador, e está desenvolvendo algum sistema, ele continua sendo um programador. Se essa mesma pessoa acumula a função de arquiteto, e implementa os requisitos não funcionais do sistema. Então ora tu diz que ele está fazendo o papel de arquiteto, e ora diz que ele está fazendo o papel de programador. Olha o link acima.

Concorda que este título não ajuda muito? Pense bem, o tópico vai ficar disponível no forum para sempre (ou pelo menos, até o próximo crash na base de dados) e, quando alguém tiver o mesmo problema que você teve e expôs no tópico, não vai poder aproveitar a resposta que foi dada no tópico, pois o título não indica sobre o que o tópico trata. Também não ajuda a conseguir respostas, já que alguém que tenha o conhecimento sobre o assunto do tópico não vai necessariamente entrar no tópico, pois o título não ajuda a pessoa a saber sobre o quê é o tópico.

Bons títulos ajudam quem faz o tópico, quem pode responder e quem tiver a mesma dúvida no futuro, branqueiam os dentes e fazem bem para a pele.

Claro que concordo, o título do tópico é horrível, mas o que digo é que de vez em quando estamos tão perdidos que postamos o tópico com esses títulos…
Como eu disse: Talvez por falta de conhecimento não conseguimos expressar exatamente nossa dúvida.
Mas convenhamos, o sistema de busca do fórum realiza a pesquisa também por conteúdo do post, se um cara fizer uma busca por “JFormattedTextField” por exemplo, o tópico “Qual é a sua opinião” vai aparecer listado.
Complica um pouco mais para quem vai responder a dúvida, claro que reconheço que é bem mais prático colocar uma descrição do problema no título para que a pessoa que for responder nem abra o post se não souber opinar. Mas para quem for pesquisar depois, isso é indiferente.

Um abraço

Se a dúvida não for expressada corretamente, dificilmente alguém vai conseguir solucioná-la satisfatoriamente.

E de fato, o sistema de busca do forum pesquisa nos conteúdos. Mas quem buscar vai olhar os títulos. Seria um tanto quanto inconveniente alguém entrar em todos os tópicos correspondentes à dúvida, afinal até este apareceria listado numa busca por JFormattedTextField. Daí, se alguém vê que um resultado veio com o título “Tópicos com títulos inúteis” vai presumir que o tópico é sobre os tópicos que tem títulos inúteis. Se ver “Qual é sua opinião?”, pode presumir que trata-se de uma comparação sobre Struts e Spring, ou sobre a situação política do país ou até mesmo se usar prendedores de gravata tá na moda.

[quote=zerotanker][quote=#@®®¡$]
Concorda que este título não ajuda muito?
[/quote]
Claro que concordo, o título do tópico é horrível, mas o que digo é que de vez em quando estamos tão perdidos que postamos o tópico com esses títulos…
Como eu disse: Talvez por falta de conhecimento não conseguimos expressar exatamente nossa dúvida.
Mas convenhamos, o sistema de busca do fórum realiza a pesquisa também por conteúdo do post, se um cara fizer uma busca por “JFormattedTextField” por exemplo, o tópico “Qual é a sua opinião” vai aparecer listado.
Complica um pouco mais para quem vai responder a dúvida, claro que reconheço que é bem mais prático colocar uma descrição do problema no título para que a pessoa que for responder nem abra o post se não souber opinar. Mas para quem for pesquisar depois, isso é indiferente.

Um abraço[/quote]

Para quem vai pesquisar não é indiferente, não…
Por que o que acontece qdo alguem for pesquisar e a pesquisa retornar 1.000 tópicos ele já pode olhar e entrar para ler apenas os que possam ter uma grande chance de ter o que ele procura…
Não custa nada para quem for postar algo, fazer bem feito…

[quote=#@®®¡$]Se a dúvida não for expressada corretamente, dificilmente alguém vai conseguir solucioná-la satisfatoriamente.

E de fato, o sistema de busca do forum pesquisa nos conteúdos. Mas quem buscar vai olhar os títulos. Seria um tanto quanto inconveniente alguém entrar em todos os tópicos correspondentes à dúvida, afinal até este apareceria listado numa busca por JFormattedTextField. Daí, se alguém vê que um resultado veio com o título “Tópicos com títulos inúteis” vai presumir que o tópico é sobre os tópicos que tem títulos inúteis. Se ver “Qual é sua opinião?”, pode presumir que trata-se de uma comparação sobre Struts e Spring, ou sobre a situação política do país ou até mesmo se usar prendedores de gravata tá na moda.[/quote]

Hehehe!!! é verdade…
Bom… só posso falar por mim… Faço a busca pela palavra chave da minha dúvida, depois olho os posts listados e verifico de que fórum pertencem, se for off-topic claro que vou presumir que não possui nada do que quero, mas se for Java Básico por exemplo… acesso numa boa…

O Shoes deixou um comentário lá falando exatamente o que eu quis dizer, só que com mais eloquência: a maioria dos arquitetos são desenvolvedores sêniors, e eu fiz uma piadinha em cima disso (se usa arquiteto pra não dizer que é desenvolvedor e se misturar com os iniciantes). :wink:

Aliás, a definição de arquiteto de software é linda, mas na prática a teoria é outra.

[quote=flaleite]Para quem vai pesquisar não é indiferente, não…
Por que o que acontece qdo alguem for pesquisar e a pesquisa retornar 1.000 tópicos ele já pode olhar e entrar para ler apenas os que possam ter uma grande chance de ter o que ele procura…
Não custa nada para quem for postar algo, fazer bem feito…
[/quote]
Ué… Será que eu não me expressei bem? O lance não é sobre fazer bem feito ou não… Mas sim estar tão perdido que não consegue colocar o post com a dúvida corretamente.
Acho que todos os colaboradores do fórum que respondem dúvidas já leram algum post que pediram para a pessoa repetir de uma maneira mais detalhada o processo para poder ajudar. O mesmo ocorre com o os títulos dos posts.
Somos todos humanos (acredito eu, hahahaha!!!) e erramos galera.
Só isso…