Tratamento de erro em projetos web

1 resposta Resolvido
G

Olá, pesquisei bastante mas não encontrei alguém falando diretamente sobre o assunto. Minha dúvida é sobre como fazer e se devemos fazer tratamento de erro em projetos web, por exemplo, a um tempo aprendi sobre o Spring e desde então venho estudando, porém não sei como encaixar tratamento de erro no projeto, vejo pessoas colocando tratamento de erro no DAO’s, fazendo um pesquisa, caso obtenha algum resultado retorna a entidade, do contrário levanta uma exceção, porém como eu deveria tratar essa exceção? já vi em alguns post que não se deveria levantar exceção por uma questão de performace, isso é verdade?

1 Resposta

darlan_machado
Solucao aceita

Se está se referindo a um try/catch no dao, mas que está em um método indicado para lançar exceção (throws), não tem problema. Problema é se tem um try com catch vazio…

Isso depende das regras de negócio da aplicação. Nem todas as pesquisas com 0 resultados devem retornar exceções.

Isso também depende. Há quem opte pelo famoso DTO - Data Transfer Object, para entrada e saída de dados no controller. Quando está tudo ok, preenche-se o “corpo” do DTO com o objeto resultante e indica-se em um header que tudo correu bem. Senão, define-se um header com erro e uma mensagem descritiva.

Coloca os links aqui. Só assim para entendermos a que a tal discussão se refere.

Criado 31 de maio de 2019
Ultima resposta 31 de mai. de 2019
Respostas 1
Participantes 2