Tricks no teclado

Olá :^)

Bom, ultimamente eu tenho estudado bastante programação, e eventualmente acabo vendo em alguns vídeos algumas pessoas com uma agilidade impressionante para digitação.

Eu já dei uma pesquisada por aí, encontrei várias coisas bem úteis (como por exemplo o DEL, quando se está escrevendo, server para apagar as coisas que estão na frente, o oposto do BACKSPACE) mas mesmo sabendo dessas várias coisinhas ainda sinto que está faltando alguma coisa. Deve ter alguma herança de manuseio de teclado passada de geração para geração pelos programadores lendários ou algo do tipo.

Então a questão é a seguinte: eu gostaria de saber alguns truques no teclado, dicas, atalhos, ou seja, tudo a respeito para melhorar a minha eficiência na digitação e manuseio do computador pelo teclado no geral.

Faz quanto tempo que vc mexe no computador igual tá mexendo agora?

Isso é coisa que vem com o tempo, se procurar no google sobre datilografia, vc vai achar mta coisa.

Na minha primeira pesquisa encontrei esse site aqui:
https://sense-lang.org/portuguese.php?key=brasil#

Da pra vc treinar de várias formas.

Sobre dicas, vai escrevendo seu nome sem olhar pro teclado, depois vai escrevendo frases e textos. Eu fazia bastante isso quando era mais novo, hoje sei onde fica cada tecla sem nem olhar, ou seja, é com o tempo e prática

Eu já conheço a datilografia, posso até dizer que estou em um nível intermediário. Essas habilidades na digitação que eu citei estava me referindo mais em um contexto de me movimentar pelo texto com rapidez, sem ter que ficar usando o mouse pra tudo

É prática. Digitar muito rápido não implica necessariamente em programar muito rápido.

Alguns “atalhos” independentes de ferramenta que vc pode usar:

• Home → início da linha
  • End → fim da linha
  • Home, Shift+End → seleciona a linha do início ao fim
  • End, Shift+Home → seleciona a linha do fim ao início
  • Ctrl+C → copia
  • Ctrl+X → recorta
  • Ctrl+V → cola
  • Tab → tabulação para direita
  • Shift+Tab → tabulação para esquerda
  • Insert → se ativado, o cursor passa a sobrescrever os próximos caracteres
  • Manter Shift pressionado e usar as teclas:
    • seta para a direita → seleciona um caractere à direita
    • seta para a esquerda → seleciona um caractere à esquerda
    • seta para cima → seleciona da posição do cursor na linha atual ao ponto correspondente do cursor na linha de cima
    • seta para baixo → seleciona da posição do cursor na linha atual ao ponto correspondente do cursor na linha de baixo
    • page-up → seleciona “uma página” para cima a partir da posição do cursor
    • page-down → seleciona “uma página” para baixo a partir da posição do cursor

Além é claro de várias teclas usadas para atalhos no sistema operacional. Por exemplo, F2 serve para trocar o nome de arquivos (ou editar alguma outra coisa). Pouca gente usa. Na construção de uma interface gráfica no NetBeans por exemplo, F2 vc pode usar pra trocar o nome da variável de instância que representa um componente.

Agora, dependendo da IDE que vc usa, vc tem todo um conjunto de atalhos que podem ser usados. Minha IDE principal é o NetBeans, então eu tenho gravado na memória muscular os atalhos de coisas que são úteis para mim como copiar uma linha ou bloco de texto pra cima ou para baixo (sem usar copiar/colar), renomear variáveis, executar uma classe, executar o projeto, executar um teste, mudar a aparência da GUI da IDE para esconder alguma parte dela, ativar ou desativar seleção retangular de texto (tem ferramentas que basta manter Alt pressionado e selecionar o texto com o mouse). De novo, é prática.

A seleção retangular é isso aqui:

Notepad++
image

NetBeans
image

Outras ferramentas úteis para o programador é o find/replace das ferramentas. Muitas aceitam expressões regulares e são bastante poderosas. Outra coisa super útil são as macros que algumas ferramentas permitem usar.

2 curtidas