[i]O Ubuntu 10.10 vai ganhar um recurso multitouch. O anúncio foi feito esta semana pela Canonical, responsável pelo sistema operacional.
Chamado de uTouch 1.0, o recurso será um reconhecedor de gestos múltiplos na tela, trabalhando também com uma API para gestos. O grande desafio do multitouch em uma plataforma open source é o fato de que muitas organizações independentes e programadores estão envolvidos. Para isso, ferramentas de apoio ao reconhecimento foram criadas, facilitando a vida dos desenvolvedores, que poderão criar aplicativos baseados em movimentação por gestos.
O início do desenvolvimento do multitouch foi no Ubuntu 10.04, quando um hardware começou a ser criado para dar suporte ao touch em laptops e tablets da Dell, HP e também da Lenovo. Em seguida, passou-se a fazer uso deste recurso para criar suporte para movimentação por gestos.
nossa “que grande novidade”, podia fazer algo melhor que isso aí, mais util quem sabe, uma otimizada nos drivers nvidia seria uma boa, o meu ainda não funciona 100% no 10.04.
sandokandias
Felagund:
nossa “que grande novidade”, podia fazer algo melhor que isso aí, mais util quem sabe, uma otimizada nos drivers nvidia seria uma boa, o meu ainda não funciona 100% no 10.04.
Então volta pro WIN e instala o driver!
Parabéns Ubuntu!
fredferrao
Felagund:
hehe o meu deu pauuu ontem, não sei o que houve, liguei o note e disse que nao conseguiu carregar o driver nvidia :shock: , e olha que to usando aquele que eles dizem ser proprietario.
Mas foi só dar um nvidia-xconfig e um restart no x server que se ajeitou, e parece que ficou melhor que antes, agora antes de aparecer o login aparece um background da nvidia , não lembro de ver isto antes deste problema.
Sobre touch na versão 10.10, ta eae? O que faço com isto??? Realmente poderiam investir em coisas mais importantes.
chun
Depois nego vem me dizer que a “Microsoft copia tudo”…
Antes do Aero , nenhum safado da comunidade Opensource tinha feito algo descente e mostrado…
Antes do Windows 7 , Multi Touch era promessa de grego… é mole ?
Estou bem cético sobre certos assuntos relacionados ao linux… se não tem n inguem cutucando o rabo da comunidade ela nao se mexe !
Felagund
fredferrao:
hehe o meu deu pauuu ontem, não sei o que houve, liguei o note e disse que nao conseguiu carregar o driver nvidia :shock: , e olha que to usando aquele que eles dizem ser proprietario.
Mas foi só dar um nvidia-xconfig e um restart no x server que se ajeitou, e parece que ficou melhor que antes, agora antes de aparecer o login aparece um background da nvidia , não lembro de ver isto antes deste problema.
Sobre touch na versão 10.10, ta eae? O que faço com isto??? Realmente poderiam investir em coisas mais importantes.
Até funciona, foda foi formata o pc sem ve nada, sei pq ele não carregava o driver, depois que formatei reduzi a resolução la instalei o proprietario e funcionou, porém ainda não ta 100%, de vez em quando ele da umas congeladas.
Trolls são fodas, vc parabenizou, vai usar quando? Ve se cresce criança, estou fazendo um critica construtiva não to reclamando dessa porcaria de multitouch que vo desabilita assim que instala o 10.10
kdoigor
tenho um dell vostro 3500 e to com o ubuntu 10.4 e o multi-touch funciona normal.
Antes do Aero , nenhum safado da comunidade Opensource tinha feito algo descente e mostrado…
Estou bem cético sobre certos assuntos relacionados ao linux… se não tem n inguem cutucando o rabo da comunidade ela nao se mexe !
Concordo, só acho que o multi touch é mais mérito da Apple do que da MS, mas o cenário do Linux anda esse mesmo: eles desenvolvem alternativas livres a soluções proprietárias, mas novidades próprias falta muito. Quem usa Windows pode ter muitos defeitos, mas tem facilidades que o diferenciam. Mesma coisa o Mac. O iPhone saiu faltando muita coisa, como uma câmera decente, mas só vendeu porque tinha novidades como uma interface diferente por toque e uma loja de aplicativos que fosse fácil usar.
O Linux tem qual diferencial? Só o preço?
Pelo menos a Canonical ainda tenta inovar na interface e está se distanciando um pouco das distros tradicionais. Sou fã de Linux, mas tem hora que me frustro com ele.
Luiz_Aguiar
chun:
Já tem 15 anos que é assim.
Também li que será possível usar o MagicTrackPad da Apple no 10.10.
[]s
sandokandias
Felagund:
fredferrao:
Até funciona, foda foi formata o pc sem ve nada, sei pq ele não carregava o driver, depois que formatei reduzi a resolução la instalei o proprietario e funcionou, porém ainda não ta 100%, de vez em quando ele da umas congeladas.
Trolls são fodas, vc parabenizou, vai usar quando? Ve se cresce criança, estou fazendo um critica construtiva não to reclamando dessa porcaria de multitouch que vo desabilita assim que instala o 10.10
Foi mal adulto, tira o fds pra pescar!
B
Bruno_Laturner
Mas otimização de drivers não é com a nvidia? O que a Canonical tem a ver com isso?
O Multi-pointer X começou em 2005. Jeff Han fez uma famosa demonstração da tecnologia na TED de Janeiro de 2006. Fevereiro de 2006 a Apple entrou com uma patente de gestos em dispositivos multi-touch. Maio de 2007 a Microsoft apresentou o Microsoft Surface.
Adelar
Legal
pintofree
Opa, so falta eu ter um monitor assim agora
Shelson
e tudo começou com a xerox …
Luiz_Henrique_Coura
É fogo!! Mas até então só vi apresentações abstratas e manipulações de imagens… nada que não fuja desse padrão. Seja a microsoft, apple, whatever…
Vou ficar realmente impressionado quando ver alguém manipulando arquivos entre sessões de ssh, ftp, pastas, editar textos, desenvolver sistemas, navegar na internet, ler e responder emails, enfim… coisas que todos nós fazemos todo santo dia.
Essa abstração toda não me impressiona.
Luiz
Victor_Neves
como nosso colega falou acima, seria muito melhor eles investirem em compatibilidade com hardware!!
eu sou usuário ubuntu desde o lançamento do 9.04, estou no 9.10 e nao pretendo atualizar taaaooo cedo apesar do ubuntu ser uma excelente distro.
ubuntu, o que tem de bom tem de pesado… e vai ficar mais pesado ainda…
M
marcosalex
O problema da incompatibilidade de hardware é na falta de interesse dos fabricantes em desenvolver drivers pra plataforma. Os livres não tem a documentação necessária pra fazer um driver decente.
O máximo que eles podem fazer é desenvolver uma boa API que seja fácil para os fabricantes trabalharem os drivers, como a MS e a Apple fazem. E é isso que a Canonicam está fazendo para os dispositivos multitouch.
J
juliocbq
marcosalex:
O problema da incompatibilidade de hardware é na falta de interesse dos fabricantes em desenvolver drivers pra plataforma. Os livres não tem a documentação necessária pra fazer um driver decente.
O máximo que eles podem fazer é desenvolver uma boa API que seja fácil para os fabricantes trabalharem os drivers, como a MS e a Apple fazem. E é isso que a Canonicam está fazendo para os dispositivos multitouch.
A engenharia do software livre trabalha fazendo engenharia reversa. Isso quer dizer um debugger como ice, muito conheciomento em assembly e um editor de hexadecimal.
Eu não tenho coragem de reclamar do produto deles não.
davidtiagoconceicao
Lembrando que a maioria dos softwares vinculados ao Ubuntu são open source.
Quem estiver descontente esteja a vontade para melhorá-los.
M
marcosalex
A Canonical é muito criticada por não ajudar no desenvolvimento do kernel, mas é a principal que investe em usabilidade e na popularização do Linux.
J
juliocbq
Sim, o ubuntu conseguiu o que nenhuma outra distribuição fez até hoje, “simplificar o uso de um linux”. Pena que o kubuntu não tenha a mesma atenção. Fui rodar a ultima distro e não havia um gerenciador de pacotes como o sinaptic.
S
Schuenemann
Não tem mais o adept no KDE?
E a Canonical ajuda com o kernel, sim. Mas menos que o desejado.
J
juliocbq
Não tem mais o adept no KDE?
E a Canonical ajuda com o kernel, sim. Mas menos que o desejado.
tem razão, mas não encontrei o adept nos menus e não ousei tentar no terminal para ver se ele estava no path. Vou ver hoje a noite em casa.
S
Schuenemann
Adept descontinuado. Entrou esse outro aí, o KPackageKit.
Sobre a atenção Ubuntu/Kubuntu, acho que não tem diferença, afinal só muda o ambiente mesmo. Não é a Canonical que faz o Konsole, Kopete etc
J
juliocbq
Schuenemann:
Adept descontinuado. Entrou esse outro aí, o KPackageKit.
Sobre a atenção Ubuntu/Kubuntu, acho que não tem diferença, afinal só muda o ambiente mesmo. Não é a Canonical que faz o Konsole, Kopete etc
Por isso que não o encontrei. estou por fora mesmo. Obrigado pelo esclarecimento.
eduveks
fredferrao:
A muitos anos atrás quando eu usava placas da NVidia usava isto no xorg.conf:
:arrow: Option “NoLogo” “True”
Felagund:
A uns anos trás os drivers da ATI q eram sofriveis e os da NVidia é que funcionavam bem (ou melhor)! A ATI agora esta bem melhor mas quanto a NVidia já n sei como esta agora q n uso placas da NVidia a muito tempo… mas por acaso semana passada troquei a minha placa gráfica de uma ATI HD3200 onboard para uma ATI HD5770, e pronto o Xorg ficou maluco! Isto q ainda acho muito ruim no mundo Linux e companhia, para nós q sabemos se virar resolvemos na boa (ou com alguma luta :P), mas um usuário comum esquece! Até consegue enfiar a nova placa dentro do PC mas depois aparece a tela preta e se n tem outro computador para ir na Internet investigar e talz esta lascado, e se não souber usar os comandos CD, LS, VI, WGET e por ai fora esta mesmo lascado, tem q fazer um ninicurso básico de command line a força para conseguir resolver o problema q nem sequer deveria levar o usuário para uma situação destas.
Outro grande problema é os jogos, o WINE por mais que se esforce por mais que a placa gráfica seja boa, no Linux não tem jeito, sempre fica pior os jogos do que no Windows, tanto é que tive que instalar o Windows 7 em outro HD e colocar dual boot para ir numa lan party e também para poder jogar o StarCraft 2 na perfeição.
Devagar o Ubuntu vai chegando lá, cada avanço é importante.
Mas claro que problemas de drivers, jogos, entre outros nem é problemas ou incompetência do Linux, e sim dos fabricantes (mas o usuário n sabe disto e nem quer saber). Mas ai é o tal problema do Lucro VS Prejuizo, como vão investir tanto no suporte a mais um sistema se não tem tanta saída? E para ter saída tem que ser muito adotado. E para ser adotado em massa precisa amadurecer mais em alguns pontos.
O que gosto no Linux é que puxa pelo usuário para ele aprender mais e ter que mexer na unha (graças ao mundo open source mas esta necessidade vem também da falta de maturidade), mas isto é bom, mas não para os usuários leigos e que querem continuar sendo leigos quanto as entranhas do sistema operacional.
Enquanto não ultrapassar o patamar de em algumas situações forçar o usuário a entrar nas entranhas do sistema vai continuar tendo um crescimento limitado e pouco interesse das empresas de desenvolvimento de software, ai se o usuário n tem aquele programinha ou aquele joguinho q tanto ama no Linux… fica complicado.
Sinti um pouco de tristeza quando tive q resolver na unha este problema idiota do driver da ATI com um Ubuntu q vai na versão 10 e já devia ter isto bem ultrapassado… seja culpa de quem for… n devia de existir estes problemas nesta altura do campeonato. Adoro o Ubuntu e o CentOS mas as vezes decepcionam um pouco e nos lembram que não são um Mac OS X da vida…
S
Schuenemann
Eu usava Windows XP. Comprei uma placa da Nvidia, instalei os drivers do CD de instalação e pronto: a imagem ficava totalmente distorcida na tela. Tive que entrar pelo modo de segurança (acho que é esse o nome), desinstalar os drivers e baixar da Internet. E aí?
Sua crítica/análise, na minha opinião, não tem sentido. Usuário “comum” não troca placas ele mesmo, ele manda um técnico fazer isso. E o cara devolve já configurado para uso. Usuário “comum” no Linux também não faz.
Fica cansativo ler tantas comparações (não foi exatamente seu caso) Windows/Linux onde no Windows o cara compra o computador com tudo funcionando e, no Linux, ele sai instalando ele mesmo e se debatendo com os problemas de hardware. Tudo isso para concluir que Windows é mais fácil, o que não é verdade (não nesse caso, pelo menos).
Se você inverter a situação, isto é, o usuário instalando ele mesmo o Windows, pode facilmente concluir o inverso. Eu sequer consegui instalar o Windows XP no meu notebook (que veio com o Vista) porque ele não encontrava o HD na instalação! Fora que quando eu usava Windows, sempre tinha uma pilha de CDs com drivers (e um monte de programas que não queria, mas iam junto) e dessa vez não tinha, então teria que sair catando pela Internet, sem ajuda de um gerenciador de pacotes.
bRadoCk
Excelente, esperar e ver agora em…
eduveks
Eu usava Windows XP. Comprei uma placa da Nvidia, instalei os drivers do CD de instalação e pronto: a imagem ficava totalmente distorcida na tela. Tive que entrar pelo modo de segurança (acho que é esse o nome), desinstalar os drivers e baixar da Internet. E aí?
Sua crítica/análise, na minha opinião, não tem sentido. Usuário “comum” não troca placas ele mesmo, ele manda um técnico fazer isso. E o cara devolve já configurado para uso. Usuário “comum” no Linux também não faz.
Fica cansativo ler tantas comparações (não foi exatamente seu caso) Windows/Linux onde no Windows o cara compra o computador com tudo funcionando e, no Linux, ele sai instalando ele mesmo e se debatendo com os problemas de hardware. Tudo isso para concluir que Windows é mais fácil, o que não é verdade (não nesse caso, pelo menos).
Se você inverter a situação, isto é, o usuário instalando ele mesmo o Windows, pode facilmente concluir o inverso. Eu sequer consegui instalar o Windows XP no meu notebook (que veio com o Vista) porque ele não encontrava o HD na instalação! Fora que quando eu usava Windows, sempre tinha uma pilha de CDs com drivers (e um monte de programas que não queria, mas iam junto) e dessa vez não tinha, então teria que sair catando pela Internet, sem ajuda de um gerenciador de pacotes.
Então eu uso Linux a muitos anos, principalmente em servidores, e em desktop já tenho alguns aninhos, e como gosto de jogar de vez enquando queria o q o Linux fosse bom nisto, ou pelo menos num nivel aceitável, mas a culpa é claro dos fabricantes de jogos q só querem saber de dinheiro.
Mas há “usuários”, q para quem usa Linux considera estes como usuários n tão leigos, q sabem trocar uma placa e instalar o windows e os drivers do Windows, mas que nem a pau conseguem fazer isto no Linux, assim como vc achar um técnico q vai trocar a placa para vc e instalar o driver da placa, vc n vai achar um tecnico q faça isto no Linux tão facilmente como vc acha para Windows. É neste sentido q quis dizer. Q na minha opinião estes “técnicos” são usuários levemente mais avançados. Assim como “programadores” q escrevem macros em Excel, são “programadores”? Acho q continuam sendo usuários, mas um pouco mais avançados. Algo assim
Q o Linux esta muito mais fácil do q o Windows em muitos pontos isto esta! Muito mais intuitivo e fácil. Mas se vc tiver a sorte de todo o teu hardware ser compatível e n ter o azar de cair na telinha preta e gritar: “ai meu Deus e agora q q eu faço!?”
É claro q o Linux principalmente o Ubuntu, Fedora, OpenSuse, etc… suporta quase todo hardware… mas quase todo… sempre acaba existindo um azar de num notebook a placa wireless n funciona… e entao a porcaria da webcam!? se vc tem a sorte da webcam funciona de primeira maravilha, se não, se prepare para a tortura! Eu tive este problema a pouco tempo, ai o q q eu fiz? Fui procurar uma webcam no wiki do Ubuntu q funcionasse bem, e para a minha surpresa a melhor webcam q diziam lá era uma da Microsoft, ai fui atrás e consegui comprar o modelo exato, foi ligar o cabo e funcionou na perfeição. Mas um usuário vai ir comprar outra webcam q tem o driver para o Windows? E vai deixar de usar o Windows se precisa da webcam? É complicado…
Os avanços são muitos, mas ainda na versão 10 ainda com muito pela frente, é em muitos pontos melhor q o Windows, mas se for analisar bem fundo o usuário tem menos medo e se sente mais seguro infelizmente no Windows ainda… são anos de maus hábitos é dificil mudar isto, mas aos poucos acredito q vai chegar lá.
Mas resumindo, pensando como um usuário bem leigo, quantos técnicos vc conhece q conseguem resolver o teu problema em windows, e quantos vc conhece q te salvariam no linux? Quantas empresinhas de arrumar computador tem para windows, e para linux? Isto q no fundo n facilita a vida do usuário.
S
Schuenemann
Bem, a maioria dos técnicos na verdade não é técnico, é um formatador heheh. Mas teria que ser um técnico de Linux, claro, e certamente são em menor número.
Mas já que é para pensar como usuário bem leigo, esse tal de Windows XP não presta pra mim porque a placa de vídeo não funcionou nele. Não quero saber se a maioria das placas funciona nele, a minha não funcionou
Mas sobre o assunto do tópico, parece que a licença desse multitouch não é aberta?