Ubuntu 10.10 vai incorporar recursos multitouch

[i]O Ubuntu 10.10 vai ganhar um recurso multitouch. O anúncio foi feito esta semana pela Canonical, responsável pelo sistema operacional.

Chamado de uTouch 1.0, o recurso será um reconhecedor de gestos múltiplos na tela, trabalhando também com uma API para gestos. O grande desafio do multitouch em uma plataforma open source é o fato de que muitas organizações independentes e programadores estão envolvidos. Para isso, ferramentas de apoio ao reconhecimento foram criadas, facilitando a vida dos desenvolvedores, que poderão criar aplicativos baseados em movimentação por gestos.

O início do desenvolvimento do multitouch foi no Ubuntu 10.04, quando um hardware começou a ser criado para dar suporte ao touch em laptops e tablets da Dell, HP e também da Lenovo. Em seguida, passou-se a fazer uso deste recurso para criar suporte para movimentação por gestos.

[/i]

Fonte:

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2010/08/17/ubuntu-tambem-vai-incorporar-recursos-multitouch/

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/celulares-verdes-sao-uma-alternativa-para-diminuicao-do-lixo-eletronico/13492

Cada vez melhor…

nossa “que grande novidade”, podia fazer algo melhor que isso aí, mais util quem sabe, uma otimizada nos drivers nvidia seria uma boa, o meu ainda não funciona 100% no 10.04.

[quote=Felagund]nossa “que grande novidade”, podia fazer algo melhor que isso aí, mais util quem sabe, uma otimizada nos drivers nvidia seria uma boa, o meu ainda não funciona 100% no 10.04.

[/quote]

Então volta pro WIN e instala o driver!

Parabéns Ubuntu!

[quote=Felagund]nossa “que grande novidade”, podia fazer algo melhor que isso aí, mais util quem sabe, uma otimizada nos drivers nvidia seria uma boa, o meu ainda não funciona 100% no 10.04.

[/quote]

hehe o meu deu pauuu ontem, não sei o que houve, liguei o note e disse que nao conseguiu carregar o driver nvidia :shock: , e olha que to usando aquele que eles dizem ser proprietario.

Mas foi só dar um nvidia-xconfig e um restart no x server que se ajeitou, e parece que ficou melhor que antes, agora antes de aparecer o login aparece um background da nvidia :smiley: , não lembro de ver isto antes deste problema.

Sobre touch na versão 10.10, ta eae? O que faço com isto??? Realmente poderiam investir em coisas mais importantes.

Depois nego vem me dizer que a “Microsoft copia tudo”…

Antes do Aero , nenhum safado da comunidade Opensource tinha feito algo descente e mostrado…

Antes do Windows 7 , Multi Touch era promessa de grego… é mole ?

Estou bem cético sobre certos assuntos relacionados ao linux… se não tem n inguem cutucando o rabo da comunidade ela nao se mexe !

[quote=fredferrao]

hehe o meu deu pauuu ontem, não sei o que houve, liguei o note e disse que nao conseguiu carregar o driver nvidia :shock: , e olha que to usando aquele que eles dizem ser proprietario.

Mas foi só dar um nvidia-xconfig e um restart no x server que se ajeitou, e parece que ficou melhor que antes, agora antes de aparecer o login aparece um background da nvidia :smiley: , não lembro de ver isto antes deste problema.

Sobre touch na versão 10.10, ta eae? O que faço com isto??? Realmente poderiam investir em coisas mais importantes.[/quote]

Até funciona, foda foi formata o pc sem ve nada, sei pq ele não carregava o driver, depois que formatei reduzi a resolução la instalei o proprietario e funcionou, porém ainda não ta 100%, de vez em quando ele da umas congeladas.

Trolls são fodas, vc parabenizou, vai usar quando? Ve se cresce criança, estou fazendo um critica construtiva não to reclamando dessa porcaria de multitouch que vo desabilita assim que instala o 10.10

tenho um dell vostro 3500 e to com o ubuntu 10.4 e o multi-touch funciona normal.

talves isso ajude quem queira habilitar:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Adicionar-funcionalidades-ao-Touchpad

[quote=chun]Depois nego vem me dizer que a “Microsoft copia tudo”…

Antes do Aero , nenhum safado da comunidade Opensource tinha feito algo descente e mostrado…

Estou bem cético sobre certos assuntos relacionados ao linux… se não tem n inguem cutucando o rabo da comunidade ela nao se mexe !

[/quote]

Concordo, só acho que o multi touch é mais mérito da Apple do que da MS, mas o cenário do Linux anda esse mesmo: eles desenvolvem alternativas livres a soluções proprietárias, mas novidades próprias falta muito. Quem usa Windows pode ter muitos defeitos, mas tem facilidades que o diferenciam. Mesma coisa o Mac. O iPhone saiu faltando muita coisa, como uma câmera decente, mas só vendeu porque tinha novidades como uma interface diferente por toque e uma loja de aplicativos que fosse fácil usar.

O Linux tem qual diferencial? Só o preço?
Pelo menos a Canonical ainda tenta inovar na interface e está se distanciando um pouco das distros tradicionais. Sou fã de Linux, mas tem hora que me frustro com ele.

[quote=chun]Depois nego vem me dizer que a “Microsoft copia tudo”…

[/quote]
Já tem 15 anos que é assim.

Também li que será possível usar o MagicTrackPad da Apple no 10.10.

[]s

[quote=Felagund][quote=fredferrao]

Sobre touch na versão 10.10, ta eae? O que faço com isto??? Realmente poderiam investir em coisas mais importantes.[/quote]

Até funciona, foda foi formata o pc sem ve nada, sei pq ele não carregava o driver, depois que formatei reduzi a resolução la instalei o proprietario e funcionou, porém ainda não ta 100%, de vez em quando ele da umas congeladas.

Trolls são fodas, vc parabenizou, vai usar quando? Ve se cresce criança, estou fazendo um critica construtiva não to reclamando dessa porcaria de multitouch que vo desabilita assim que instala o 10.10[/quote]

Foi mal adulto, tira o fds pra pescar!

Mas otimização de drivers não é com a nvidia? O que a Canonical tem a ver com isso?

O Multi-pointer X começou em 2005. Jeff Han fez uma famosa demonstração da tecnologia na TED de Janeiro de 2006. Fevereiro de 2006 a Apple entrou com uma patente de gestos em dispositivos multi-touch. Maio de 2007 a Microsoft apresentou o Microsoft Surface.

Legal :smiley:

Opa, so falta eu ter um monitor assim agora

e tudo começou com a xerox … :smiley:

É fogo!! Mas até então só vi apresentações abstratas e manipulações de imagens… nada que não fuja desse padrão. Seja a microsoft, apple, whatever…

Vou ficar realmente impressionado quando ver alguém manipulando arquivos entre sessões de ssh, ftp, pastas, editar textos, desenvolver sistemas, navegar na internet, ler e responder emails, enfim… coisas que todos nós fazemos todo santo dia.

Essa abstração toda não me impressiona.

Luiz

como nosso colega falou acima, seria muito melhor eles investirem em compatibilidade com hardware!!
eu sou usuário ubuntu desde o lançamento do 9.04, estou no 9.10 e nao pretendo atualizar taaaooo cedo apesar do ubuntu ser uma excelente distro.

ubuntu, o que tem de bom tem de pesado… e vai ficar mais pesado ainda…

O problema da incompatibilidade de hardware é na falta de interesse dos fabricantes em desenvolver drivers pra plataforma. Os livres não tem a documentação necessária pra fazer um driver decente.

O máximo que eles podem fazer é desenvolver uma boa API que seja fácil para os fabricantes trabalharem os drivers, como a MS e a Apple fazem. E é isso que a Canonicam está fazendo para os dispositivos multitouch.

[quote=marcosalex]O problema da incompatibilidade de hardware é na falta de interesse dos fabricantes em desenvolver drivers pra plataforma. Os livres não tem a documentação necessária pra fazer um driver decente.

O máximo que eles podem fazer é desenvolver uma boa API que seja fácil para os fabricantes trabalharem os drivers, como a MS e a Apple fazem. E é isso que a Canonicam está fazendo para os dispositivos multitouch.[/quote]

A engenharia do software livre trabalha fazendo engenharia reversa. Isso quer dizer um debugger como ice, muito conheciomento em assembly e um editor de hexadecimal.

Eu não tenho coragem de reclamar do produto deles não.

Lembrando que a maioria dos softwares vinculados ao Ubuntu são open source.
Quem estiver descontente esteja a vontade para melhorá-los.