Ubuntu 12.04 ?Precise Pangolin? foi lançado hoje

"O Ubuntu 12.04 ?Precise Pangolin? foi lançado hoje, trazendo muitas melhorias para a nossa distribuição Linux favorita. Ele tem uma nova função de busca rápida chamada HUD, algumas configurações de privacidade novas, pequenos aperfeiçoamentos na interface Unity e mais.

Esta é outra atualização do tipo ?Long Term Support? (LTS), que significa que a Canonical dará suporte a ela por mais tempo do que em outras versões ? cinco anos, para ser exato. Isso também costuma significar muitos novos recursos, embora dessa vez pareça ter havido uma preocupação maior com polimento do que com qualquer outra coisa. De qualquer forma, o HUD sozinho já é motivo para mandar ver na atualização"

fonte: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/lifehacker-as-novidades-do-ubuntu-12-04-precise-pangolin/

Eu estava usando a versão beta, muito boa, hj a noite vou atualizar.

Já estou baixando. Domingo dou inicio aos testes.

Baixando now!

Logo logo iniciando os testes! :smiley:

E sobre o uso do java no linux, o que vocês vem usando? OpenJDK ou JDK da Oracle?

Essa parece ser uma discussão religiosa, mas sempre instalo o JDK Oracle…

Eu baixei e vou instalar agora a noite. Não gostava do unity por causa da barra lateral, mas no precise pangolin colocaram uma opção nativa para escondê-la. Então vou tentar ubuntu novamente.

To usando desde a beta tambem, forcei a barra pra me acostumar com o Unity, colocando ele escondido to gostando, e o tal HUD é uma mão na roda tambem, pra achar qualquer coisa.

Sobre atualizar do Beta, andei vendo e acho que nao precisa, o meu aparece Ubuntu 12.04 LTS e não tem nenhuma atualização pra fazer, nem de dist-upgrade.

Sobre java, eu nunca vi esta briga religiosa, eu mesmo sempre baixo o Oracle JDK e instalo manualmente!

Uma coisa que não ficou tão claro e achei bem chatinho, é como fazer para adicionar um atalho naquela barra lateral, fala sério ir na pasta XYZ e editar um novo arquivo .desktop?? Poderia ter uma opção mais facil!
Parece que consideram que tudo vai ser instalado via apt-get e ja irá criar um atalho automaticamente!
Se tem outra maneira de fazer isto eu não achei!

Vou esperar o 12.10, mais redondo :slight_smile: A unica coisa que não estou gostando das novas versões do ubuntu é que ele não da mais aquela liberdade de personalizar o visual, só se instalar alguns programas, mesmo assim o visual ainda fica meio bugado.

[modo-desabafo-on]
As duas últimas versões do Ubuntu me desapontaram (incluindo essa)! Há +/- 5 ou 6 anos que uso a versão do Ubuntu AMD64 e vez ou outra tinha problemas com plugins e outras coisas que se contornava com mais facilidade mas, nas duas últimas, já na instalação começa o suplício. O grub simplesmente não funciona te forçando a entrar numa verdadeira “saga” para tentar inicializar seu Ubuntu pela primeira vez, depois de instalado.

Se tiver problemas d+, acredito que vou mudar de distribuição, depois de tanto divulgá-la e defendê-la.
[/modo-desabafo-off]

To usando o ubuntu a um bom tempo e não tive problemas graves como o citado acima.
Não uso grub, talvez seja ai o ponto de dores de cabeça dele.

Jajá farei update, seja o que for! hahaha
Aliás, mas alguém achou esse nome “Precise pangolin” a coisa mais engraçada do planeta? Hoje no trabalho rolaram piadinhas do tipo “baixa o pangolin ai” hahaha

Tenho quase certeza que LTS , o Suporte é por 2 anos e não 5.

Aqui não tá funcionando nem com reza braba desde o beta 1. Provavelmente o problema é com a minha GTX550Ti. :frowning:

[quote=fredferrao]To usando desde a beta tambem, forcei a barra pra me acostumar com o Unity, colocando ele escondido to gostando, e o tal HUD é uma mão na roda tambem, pra achar qualquer coisa.

Sobre atualizar do Beta, andei vendo e acho que nao precisa, o meu aparece Ubuntu 12.04 LTS e não tem nenhuma atualização pra fazer, nem de dist-upgrade.

Sobre java, eu nunca vi esta briga religiosa, eu mesmo sempre baixo o Oracle JDK e instalo manualmente!

Uma coisa que não ficou tão claro e achei bem chatinho, é como fazer para adicionar um atalho naquela barra lateral, fala sério ir na pasta XYZ e editar um novo arquivo .desktop?? Poderia ter uma opção mais facil!
Parece que consideram que tudo vai ser instalado via apt-get e ja irá criar um atalho automaticamente!
Se tem outra maneira de fazer isto eu não achei![/quote]

Kra, pra colocar os icones na barra do unity, é só apertar a tecla do windows, e coloca pra visualizar todos os aplicativos, arrasta oq vc quer na barra e solta, bem sussegado, se foi isso q eu entendi q vc queria. rs

Uma dica para quem quer personalizar mais o ubuntu e o unity, como temas, sons do sistema, papel de parede diferente na tela de login, mudar icones, mudar efeitos da barra do unity entre mtos outros:

O Programa se chama Ubuntu Tweak, para instalar siga os passos:

sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-tweak

Para quem, assim como eu nao gosta do unity, instale o Gnome Shell:

sudo apt-get install gnome-shell

Ferramenta pra edição do Gnome Shell
sudo apt-get install gnome-tweak-tool

Extensões para Gnome Shell
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/gnome3
sudo apt-get update
sudo apt-get install gnome-shell-extensions

Uma dica para quem quer personalizar mais o ubuntu e o unity, como temas, sons do sistema, papel de parede diferente na tela de login, mudar icones, mudar efeitos da barra do unity entre mtos outros:

O Programa se chama Ubuntu Tweak, para instalar siga os passos:

sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-tweak

Para instalar o JDK 7 da oracle:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo mkdir -p /usr/lib/mozilla/plugins
sudo apt-get install oracle-jdk7-installer

====================================================

Para quem tem notebooks com a tecnologia optimus da nvidia, ou seja q tem duas placas de vídeos, há um esquema feito pelo projeto bumblebee para fazer a mesma funcionar:

sudo apt-get install mesa-utils

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates

sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia

Se seu sistema for de 32 bits digite esse comando:
sudo apt-get install virtualgl-libs:i386

Troque $USER pelo nome do seu usuário
sudo usermod -a -G bumblebee $USER

Reinicie o notebook, depois abra o terminal e teste com o comando:

optirun glxgears &

Se vc fez td certo, irá aparecer uma animação com algumas engrenagens rodando.

Resumindo, para vc usar algum programa com a placa da nvidia, terá q digitar: optirun nomeDoPrograma

======================================

Minha opinião pessoal sobre o ubuntu, uso ele desde a versão 10,04, instalei a 11.04 foi um grande choque, até hj não consigo usar o unity, enqto a maioria das distros que usa o gnome como debian, fedora, mint, entre outras optaram por deixar o gnome-shell como interface, ja o ubuntu quis inovar com o unity.
e ao meu ver acabou perdendo mtos usuários por causa disso, tanto q o mint ganhou mais fãs.
Em fim, testei a 11.04, 11.10. 12.04 desde a versão alpha1 ate a LTS de hj, e realmente digo q a canonical mandou bem em questão de estabilidade, houve alguns problemas da alpha pra beta 1, sim, verdade, a alpha comigo tava melhor q a beta1, mas depois da beta2 ficou estavel novamente.
Bom, eu estava usando o Debian 7 Wheezy que é a nova versão do Debian, mesmo na fase testing/sid ta animal essa distro, pena q o kernel dele não foi compativel com essa tecnologia chata da nvidia a optimus, pois a mesma faz meu processador trabalhar alem do normal; Mas estou mto ansioso para sair as novas atualizações do Debian e deixar como distro padrão.

Vlw pessoal;

Bom, é isso, opinião pessoal, vlw pessoal.

marlonfa, uso o ubuntu ha alguns anos, vou testar suas dicas.

Para quem quiser instalar mais extensões ao gnome shell:

https://extensions.gnome.org/

Baixar temas, icones, etc:

Ótima comunidade no orkut sobre ubuntu onde o pessoal é mto bacana em ajudar com problemas:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=463106

Se não me engano a LTS tem suporte total por 2 anos e depois um suporte mais básico(sem atualizações de hardware) por mais 3 anos, isso a versão desktop, a server tem 5 anos de LTS mesmo.