Pessoal,
gostaria de indicações de livros que abordam o tema Design Patterns.
Obs: Pretendo comprar apenas um livro, portanto indiquem apenas um que voces estariam comprando.
Obrigado,
Rafael
Pessoal,
gostaria de indicações de livros que abordam o tema Design Patterns.
Obs: Pretendo comprar apenas um livro, portanto indiquem apenas um que voces estariam comprando.
Obrigado,
Rafael
:arrow: Core J2EE Patterns
Patterns of Enterprise Application Architecture, Martin Fowler.
Olá
Há algumas opções de DP free:
http://www.patterndepot.com/put/8/JavaPatterns.htm
http://www-106.ibm.com/developerworks/edu/j-dw-javapatt-i.html
http://www.csc.calpoly.edu/~dbutler/tutorials/winter96/patterns/ <-- Mais para C++
Este aqui em português:
http://www.globalcode.com.br/content/gdc/apostilas/index.jsp
CV,
Há tempos venho namorando este livro. Já tenho DP do Gamma et all (gang of four) e o Core J2EE Patterns. Realmente vale a pena comprar mais este?
[]s
Luca
[quote=“Luca”]CV,
Há tempos venho namorando este livro. Já tenho DP do Gamma et all (gang of four) e o Core J2EE Patterns. Realmente vale a pena comprar mais este?[/quote]
Vale sim, muuuuuuito bom
Se bem que boa parte do conteudo dele ta online, no bliki do Martin Fowler ( www.martinfowler.com ;))
Olá:
Há o livro seminal da Gangue dos Quatro: Padrões de Projeto, que, como já deu para perceber, tm versão em Português. O problema é que seus exemplos foram feitos com C++ e alguma coisa de SmallTalk, com uma espécio de “proto-UML”, o que pode ser um tanto indigesto. E é claro pode haver problemas com a tradução.
Grato,
[color=“blue”]Oi pessoal !!! Mais não tem nenhum que seja considerado BOM, em português mesmo ? Costuma ser melhor pra ler e também pro bolso…
Valeu pessoal !!!
SkyBlue[/color]
Se a grana eh um problema, a internet ta cheeeeeeeeeeia de boa informacao sobre design patterns, e o google provavelmente pode ajudar mais que eu nessa area
[color=“blue”]Oi pessoal !!! Valeu pela dica CV, mas na minha opinião não tem nada melhor do que um livrinho pra ler e consultar. Não é muito por causa da grana não mais sim a lingua.
Sei que o inglês é essencial pra gente que mexe com informática, desenvolvimento, etc… mais acho que ainda não tenho capacidade suficiente para ler estes tipos de livros técnicos em Inglês. Pretendo fazer mais um curso e até intercâmbio, mais por enquanto… eu prefiro o bom e velho português. :roll:
Se alguem souber de um bom livro de Design Patterns em português por favor me fala ta ?!
Valeu pessoal !!!
SkyBlue[/color]
[quote=“Rafael Afonso”]Olá:
Há o livro seminal da Gangue dos Quatro: Padrões de Projeto, que, como já deu para perceber, tm versão em Português. O problema é que seus exemplos foram feitos com C++ e alguma coisa de SmallTalk, com uma espécio de “proto-UML”, o que pode ser um tanto indigesto. E é claro pode haver problemas com a tradução.
Grato,[/quote]
[color=“blue”]O problema é o danado do C++, tô querendo deixar ele pra trás… :?
Valeu pessoal !!!
SkyBlue[/color]
Para mim, o melhor livro de design patterns para Java é o Applied Java Patterns, da SUN Press, autores Stephen Stelting e Olav Maassen.
Mesmo que o ingles seja um problema para voce, este livro tem muito, mas muito código demonstrando as utilizações dos design patterns, exemplos esses mais interessantes, pelo menos para mim, do que os velhos exemplos de Cat, Dog, Animal, Circle, Square e essas chatices. São exemplos mais do nosso dia-a-dia.
O outro motivo de comprar um livro em ingles mesmo é porque de qualquer maneira voce vai precisar se virar com este ingles técnico de qualquer jeito, então comece já. Quer dizer, essa é a minha sugestão. E ler código não vai fazer diferença… hehe.
Pessoalmente não gosto muito do livro Core j2EE patterns, eu o acho um pouco mal escrito. Não sei se a segunda edição foi melhorada.
Mas fuja da tradução da 1a edição para o portugues, eu dei uma boa folheada e tá faltando algumas coisas, eu acho.
Abraços
Acabei de comprar esse livro espero que eu goste…mas dando uma olhada por cima me pareceu bom.
[]'s
Fabio Patricio
Desenvolvedor Oracle/ Java