Uma dúvida geral sobre TI

Não sei se esse é o melhor lugar para fazer essa pergunta, mas essa é uma das comunidades mais ativa que conheço. Bom! eu vou iniciar a faculdade de Ciência da Computação e gostaria de saber como é o mercado. Se possível de pessoas que fez essa faculdade ou algo relacionado. Já pesquisei no Google, no entanto gostaria de ver opiniões de pessoas dessa área. Se vou ter um retorno financeiro (1,5K - 3k), uma vida estável, se é algo muito estressante, quero o seu depoimento.
Isso está me matando, pois na época do Sisu minha nota dava para engenharia mecânica também, mas como já programava como hobby e era encantado pelo universo dos computadores, acabei escolhendo CC. Mas estou com medo de ser apenas uma ilusão!

Para não se iludir, desde já se prepare para vagas de estágio. Dentro de uma empresa vai saber na prática como é esse mundo, cada um faz seu próprio caminho. Para vida estável dê preferencia por concurso público, de resto é questão de você se vender. Nao importa muito qual faculdade, mas pelo menos ter o 3° na área abre mais portas.

3 curtidas

Eu considero uma ótima área com ótimas oportunidades, mas como nem tudo não flores, você está sujeito a vagas que não pagam tão bem tendo somente um retorno de experiência profissional para que depois disso possa ir em busca de melhores oportunidades, é muito difícil alguém recém formado ganhar um retorno financeiramente bom, difícil, não impossível, mas na maioria dos casos é assim que a banda toca!
Sobre stress eu acredito que isso existe em qualquer lugar, depende muito de você, se você se sujeita a uma profissão, ambiente de trabalho ou convivência com pessoas que geram stress, você sempre vai ter stress querendo ou não, ele sempre vai existir, depende exclusivamente de você não se permitir passar por isso.

4 curtidas

Cara, eu gosto de videogames, de academia (mensalidade, suplementos), de música (sou guitarrista), de cozinhar e de viajar. Estudei bastante e consegui um emprego que não me deixa passar vontade, invisto uma grana e ainda consigo bancar esses meus “luxos”.

Não acho que meu trabalho é estressante, gosto muito do que faço. É bem desafiador e me sinto recompensado quando resolvo os problemas que vão surgindo. Me sinto até meio privilegiado por isso, porque eu sei que não é o caso da maioria das pessoas.

Tenho 25 anos, comecei a estagiar com 22 (no final da faculdade, fiz ciência da computação) e logo no final do estágio engatei nesse trabalho que estou agora. Existe demanda por profissionais bons (com salários bem legais), mas tem que ralar pra conseguir se destacar e tem que saber se vender, como o @javaflex falou.

No final acho que é uma área boa, mas tem que gostar pra dar certo. Boa sorte!

3 curtidas

@lvbarbosa Obrigado pelo depoimento, você poderia dizer no que trabalha específicamente?

Trabalho numa empresa de Big Data, na parte de análise de risco.

A empresa tem uma tecnologia proprietária de Big Data, usamos ela para criar soluções para os clientes.

Mas eu faço outras coisas também, tipo automação de tarefas do dia a dia e tal.

Você só vai ter um bom salário se você se empenhar. Tem muita gente que diz que quer ser dev, mas apenas diz isso pq paga bem e pq gosta de ficar no computador…

Se você já programa como hobby, então deve gostar. Agora é só ver se o que você estuda esta sendo pedido na sua cidade, se esta, ok, senão, tenta estudar outra linguagem ou framework.

Esse salário que você falou (1,5k - 3k) da para conseguir no seu primeiro emprego, mas para isso vai ter que se dedicar.

Eu não acho que ser dev é algo estressante, para mim é até de boa. Eu gosto do que faço e não tenho problema em aprender algo novo. Se eu não consegui fazer algo no dia no trabalho, quando eu chegar em casa do uma pesquisada com a cabeça mais de boa com a maior vontade.

Conte-nos
Você disse que tem praticado um pouco de programação, você esta vendo portugol, back-end, front-end, etc? Eu pergunto isso pq da para você estudar as coisas certas e então conseguir seu emprego como dev mais rápido. Talvez possamos te ajudar com conselhos sobre o que você esta estudando :+1:

Obrigado novamente! Você tá me ajudando muito.

Eu já estudei um pouco de HTML e CSS no site Khan Academy, c# também, mas atualmente estou focado em Java, já tenho uns mini programas feito nessa linguagem.

Então pelo jeito você quer trabalhar com Java, você já olhou se onde você mora tem vagas de Java?

Não sei se foi mini programas no console ou na interface gráfica com Swing e JavaFX, mas te recomendo fortemente não estudar Swing e JavaFX no momento, pois no geral só atrasarão o seu caminho para o primeiro emprego como dev, digo isso pq praticamente não há vagas que pedem conhecimento em Swing e JavaFX (já que agora é praticamente tudo web)

Eu recebo todo dia alertas de empregos na minha cidade através do email, isso já faz uns dois messes. Até agora os empregos são mais para auxiliar os usuários oferecendo suporte técnico, ná parte de programação só vi uns dois voltado para a web. Eu gosto de java, mas até agora não tenho preferência por qual linguagem trabalhar.

Com interface gráfica Swing.

Você disse que estava focado em java, então pensei que queria trabalhar com ele.

Não sei se você tem conta no Linkedin (Rede Social de emprego), caso não tenha, cria uma lá.

No Linkedin da para você ver a quantidade de vagas que tem para determinada linguagem, facilmente. Além de poder ver as vagas, é um ótimo lugar para conseguir um emprego. Os recrutadores te adicionam e ai mandam uma mensagem sobre as vagas com base no seu perfil.

Digo que é um ótimo lugar. Temos pessoas que estão no mercado há decadas, e também pessoas que nunca programaram, mas querem começar. Aqui existe uma diversidade de pessoas, portanto, uma diversidade de opiniões e experiências que podem ser ditas à você.

Antes de mais nada, você tem certeza que é BCC que você quer? Faculdade de Ciência da Computação não significa “faculdade de programação”. BCC é bem complexo e engloba muita teoria e muita coisa que, se você quer se dedicar apenas ao mercado de trabalho, talvez não seja o melhor. Não estou dizendo que não deve ser feito, estou dizendo que você tem que ter certeza que esse é o curso. BCC, BSI, ADS tem suas diferenças.

O mercado é grande. Tem muita oportunidade, e tudo vai depender do seu profissionalismo e desempenho. O que te ensinam na faculdade e o que você usa no mercado de trabalho não tem muito em comum, e embora seja questionável, eu diria que são até mesmo formas de se pensar diferente. Enquanto a faculdade te ensina “como ordenar um array”, o mercado de trabalho te ensina que existem N formas de se fazer isso, todas elas já prontas. Sinto que a faculdade tem muito disso de “reinventar a roda”, mas academicamente falando é justificável.

Não fiz BCC, mas sim ADS. E mesmo que seja um curso teoricamente mais prático, voltado para o mercado de trabalho, digo com tranquilidade que aprendi mais em um ano de empresa do que três de faculdade.

Retorno financeiro dentro dessa faixa vai depender de muitos fatores, sendo eles: Região que você mora, empresas que tem na sua cidade, demanda x oferta de empregos, seu conhecimento, seu nível de programação, seu portfólio e etc. Eu pensaria primeiro em um estágio, antes de tudo. É a melhor coisa. Depois disso, tranquilamente essa faixa aí é alcançada.

Vida estável é complexo de se dizer. Depende de tudo oq disse acima.

Estressante? Depende basicamente da empresa que você trampa. Aqui onde eu trampo eu não me estresso não, mas também aprendi a separar minha vida pessoal da profissional, e assim não ser afetado por qualquer possível estresse.

Engenharia mecânica e BCC são coisas bem distintas. O lance é: Não é pq vc programava como hobby que você deveria fazer isso profissionalmente, e ao mesmo tempo, nada impede que seu hobby se torne profissão. Eu sinceramente acho que você deve ir, sem peso na consciência ou medo, pq tudo é mutável e tudo dá pra dar um jeito. Não gostou do curso? Tranca e começa outro. Não é sua área? Muda. T.I não é só programação, tem muita gente que pensa que programar é o ápice de qualquer um que mexe com T.I. Eu programo hoje para que num futuro relativamente próximo eu possa fazer isso não para viver, e sim por que eu quero.

Espero que tenha te ajudado, o mínimo que for.

[]'s

1 curtida

Não tenho, mas vou criar. Obrigado pela dica.

@FearX Você ajudou sim! Sobre BCC, BSI, ADS eu tinha pesquisado as suas diferenças, acho que BCC é a melhor opção para quem quer fazer no futuro um mestrado e doutorado (não sei se estou enganado!) e na minha cidade só tinha BCC e ADS. A verdade é que essa área sempre me atraiu desdo do ensino fundamental (9º ano), mas quando terminei o ensino médio bateu aquela insegurança sobre o futuro, principalmente vendo colegas de classe indo para a engenharia. Mas como você falou, vou tentar ir sem peso na consciência, apesar que as vezes eu duvido da minha capacidade como estudante e como profissional, pois quanto eu mais pesquiso mais percebo que essa é uma área muito complexa e as vezes chego a duvidar se sou capaz. Mas eu vou fazer faculdade justamente para aprender. Assim espero!
Valeu por ter compartilhado a sua opinião!

O segredo esta na prática. Só de olhar as vezes da medo mesmo, mas conforme você for praticando, você vai ver que não é isso tudo e o medo vai embora, então você vai ver que no fim não era tão complicado e que você é capaz.

1 curtida

Tive e as vezes tenho o mesmo problema. Complementando o que o Mike disse, recomendo esses dois tópicos que participei faz um tempo, esse lá na Taverna e esse do GUJ, mesmo.

@FearX Acabei de ler os tópicos que você indicou e era exatamente isso que eu estava sentindo. Você ajudou muito. Só tenho a agradecer. E aproveitando esse tópico quero compartilhar um link de um artigo que encontrei ná internet antes de chegar no GUJ. Talvez fuja um pouco do ramo de TI. Mas, esse artigo ilustra bem o baque que sentir ao terminar o ensino médio e ao pensar sobre o meu futuro profissional. Deixo o link aqui como forma de ajudar quem venha a ler o meu tópico.
https://demografiaunicamp.wordpress.com/2013/10/30/porque-os-jovens-profissionais-da-geracao-y-estao-infelizes/
Talvez outras pessoas se identificam com o artigo, como eu me identifiquei.

Eu já me decidir, vou seguir esse caminho e se isso não for para mim eu faço outra coisa. O mundo está ficando cada vez mais tecnológico, então um curso superior ná área vai fazer a diferença em qualquer caminho que eu venha a seguir!:+1: