Uma dúvida sobre Banco de dados e CheckBox

Olá programadores, estou desenvolvendo um site, que é de Metas, eu armazeno as metas e o progresso no MySQL, pego e imprimo na tela, até ai tudo OK, no progresso eu salvo no Banco de dados como 1 ou como 0, sendo 1 para concluído e 0 para não concluído, ai eu fiz um IF que verifica se o progresso é 0 ou 1, se for um eu crio uma checkbox já com checked, se for 0 não, a minha dúvida vem agora, eu queria que ao eu alterasse o estado de progresso, ele já trocasse o número no banco de dados, mas não sei como fazer essa mudança apenas clicando no checkbox, não sei se expliquei muito bem minha dúvida, sou novo ainda, mas, desde já agradeço a quem leu até aqui.

Olá, para esse tipo de coisa existem os eventos, todos (ou quase todos) campos gráficos possuem. Se estiver usando o NetBeans basta clicar com botão direito do mouse em cima do CheckBox e ir em eventos.
Para o seu caso acredito que o evento ItemStateChanged seja o mais adequado, dentro do método você bota o que deseja fazer a cada vez que for alterado de vazio para marcado e vice-versa.

:grinning:

Como é uma aplicação web, a maneira mais adequada de fazer isso é utilizando ajax.
Quais tecnologias está utilizando (além do java, óbvio)?

Php, MySQL, js, ajax(Uso para pegar conteúdo de outras páginas e trazer para a principal) e o básico, css.

js puro ou js com jQuery, angular, react, vue ou algum SPA?

js puro mesmo e nenhuma SPA

Cara, sugiro que, no mínimo, use jQuery. Vai facilitar e muito tua vida, principalmente com ajax.