UML Dependencia e Associação

Ola galera!!..

Td joia???

Estou com duvida nos relacionamento entre classes Dependencia e Associação? alguem sabe diferenciar?

Valeu galera

Cara, vamos lá…
Na minha opnião, uma associação é um tipo de dependência, a diferença é que a associação é uma ligação mais forte que a dependência.
Dando exemplos, podemos representar como uma dependência quando você usa um tipo (uma classe ou interface) dentro de um método, e esse tipo não existirá mais ao fim da execução desse método. Uma associação seria quando você usa um tipo como sendo uma variável global em outra classe, ou seja, esse tipo existirá enquanto a outra classe existir…
Deu pra entender ±???

Qualquer coisa cara, o google é sensacional para responder esses tipos de pergunta… :slight_smile:

[]'s.

Nao sei se meus conceitos estao corretos mas imaginei assim…

Associacao: Quando a classe é referenciada pela outra, independente do local. Por exemplo: No metodo

eu faço uso do StringBuffer. Isso seria uma associação.

Dependencia: Quando a assinatura da classe faz referencia a outra. No metodo descrito acima, a minha classe seria dependente da String pois possui um metodo que faz uso explicito da String em sua construção.

Concitualmente a dependência ocorre quando não é possíve existir a classe A sem que a classe B já exista.

Na associação isso pode ocorrer.

dá um saque ai !http://www.guj.com.br/posts/list/40710.java

Galera, valeu pela ajuda.

Muito obrigado