UML - Diagrama de Classe

Olá galera!
To fazendo um programinha básico mas queria uma ajudinha quanto a padrões…

To criando um software pra gerencia de um restaurante com emissão de nota fiscal eletronica.

Gostaria de saber se estou no caminho certo…
Na classe do funcionario tambem vou botar os métodos de incluir e alterar produtos.

E se possivel gostaria de uma luz: tenho que montar tambem uma classe de estoque e uma classe financeira?

Grato,


Oi Claytifi,
antes de continuar a construção do seu sistema, você deve estudar o Padrão (Design Pattern) MVC - Model View Controller.

em pesquisa no google… vi esse link… http://javamindstorms.wordpress.com/2009/12/08/mvc-pattern-visao-geral-e-comparacao-no-jsf-e-struts-parte-1/

Na POO, você tem que buscar alta coesão (cada macaco no seu galho), baixo acoplamento (uma classe não mexe na outra) e encapsulamento (métodos publicos e atributos privados)…

Em outras palavras… falando de MCV…
no pacote MODELO você coloca:

  1. as classes persistencia (toma conta de fazer conexao com banco e executar comandos DML e DDL)
    a) exemplo DAO (DataAccessObject)
    b) classes de entidade (classes que representam a tabela do banco (pesquise sobre POJO))
  2. as classes de negócio
    a) pode ser classes de servicos (estas classes usao as entidades e o DAO para persistir os objetos, bem como, recuperá-los do BD)

no pacote CONTROLE você coloca:
as classes de controle (se usar JSF, essas classes serão ManagedBeans)

na camada VISAO, você cria no WebContent
templates de telas (layouts pré-definidos)
paginas (jsp ou xhtml)
css
js
etc.

espero ter ajudado.

abcs

Então, eu sei que tenho que criar as classes DAO, e que tenho que criar a connection factory!
Mas e ai? Essas classes entram no Diagrama de Classe? (Agora que eu fiz a pergunta, pareceu meio idiota. haha)

qual o teu email pra eu mandar uma imagem… nao sei incluir uma imagem aqui.

Acabou que não confirmei…
Então a ConnectionFactory fica no pacote MODELO, né?

Quando eu fiz o curso de Java eu lembro que aprendi sobre as classes DAO e talz…
Lembro que tinha umas classes que terminavam com BO. Ou to viajando?
Tentei procurar, mas não achei nada, e meu HD que tinha o material do curso, queimou e perdi tudo. :s

Você tem msn, e-mail ou algo assim pra eu entrar em contato?
Já me deu uma luz…se puder me ajudar mais um pouco, eu agradeço muito!

Desde já,
Muito obrigado!

rodrigololz@hotmail.com

Essa imagem o Rayfran me mandou por e-mail…
Me ajudou bastante! Tá ai pra quem estiver com as mesmas duvidas que eu! :wink:

Só que ainda restam algumas duvidas. Todos os que estão em Entidades vão herdar as variaveis de Pessoa, certo?


Segundo o primeiro diagrama deste post (original desenvolvido pelo Caytifi), somente as classes Cliente e Funcionario herdarão de pessoa. Não coloquei no diagrama… mas é só completar com as demais classes. O objetivo desta imagem é mostrar como separar as classes por propósito (classes entidades, classes DAO, classes servico).