UML: Diagrama de Classes vs Diagrama de Sequencia

Olá pessoal.

Minha dúvida é o seguinte :

Após concluir o texto do Caso de Uso, o que vcs elaboram ? O diagrama de Sequencia ou o diagrama de Classes, (domínio) ? Ou os 2 juntos ?

Sei que o Diagrama de Classes serve para achar atributos e associações e o de sequencia, os métodos (interações ou mensagens entre os objetos).

Mas a minha principal dúvida é esta :

Quando começo a elaborar o diagrama de classes (domínio), geralmente encontro apenas classes (entidades), acredito ser isto o certo não é ?
Mas na hora que vou elaborar o Diagrama de Sequencia aparecem os (Controllers e Boundary), para ficar tudo certinho no padrão.
É isso mesmo então, o diagrama de classes fica diferente do de sequencia, nesta parte específica do caso de uso de sucesso por exemplo ?

Não sei se deixei claro minha dúvida, agradeço qualquer resposta.

Obs: por favor pessoal, vamos focar na minha dúvida específica, se precisa ou não deste artefato quanto o objetivo final que é o código pronto, fica para outra hora. Obrigado !

Nao vai ficar diferente.

O diagrama de classes que falou seria o “diagrama de classes de analise”, que nasce apenas com as entities, em principio.

E é justamente a modelagem dinamica do UCs, que compreende o diagrama de sequencia, que comentou (mas nao somente), acerca dos fluxos dos UCs, que complementariam o diagrama de classes com novas classes e revelando operacoes e mensagens às classes.

resumidamente, é o que falei. mas a proposta é mais abrangente…