Uml

estou iniciando um projeto do zero, não sei modelar um sistema. no caso tenho que entender UML? alguém poderia me ajudar neste inicio aí? se for UML “creio que sim” queria alguma sugestão de livro

Não precisa de UML. Você já fez a entrevista com o cliente pra definir os requisitos escritos do que vai ser priorizado desenvolver pra atender o processo dele? Depois disso faz um protótipo da funcionalidade.

Pensei assim, peguei um modelo de um curso na algaworks, tentei entender e fiz desta forma

Qual seu objetivo com isso? É um trabalho de academico? Vai desenvolver sistema pra alguem?

sim, devevolver um sisteminha em JSF para um amigo meu, para controlar os serviços executados.

Então poderia seguir o que te falei. Analise como funciona o processo do negócio que seu amigo trabalha, veja o que pode melhorar com um sistema e daí defina os requisitos que ele quer priorizar para ter funcionando. Crie protótipo pra facilitar a validação da funcionalidade. No que voce acha que UML pode ajudar ao invés de focar na funcionalidade a nível do que realmente o cara vai usar?

só uma curiosidade, como estou estrando do desenvolvimento agora, colega meu falou que tem que entender um modelo para ser seguido, dai veio isso na minha cabeça e coincidiu de eu fazer um sistema para um colega. Portanto, queria aprender tbm

O modelo é o próprio processo do negócio do seu amigo. Voce pode usar UML pra representar tecnicamente isso, mas acho uma perda de tempo. E não adianta pegar exemplo de curso, cada empresa tem sua necessidade específica.