Usar computadores/notebooks com especificações mais baixas pode te fazer um programador melhor?

Olá bom dia, boa tarde, boa noite ou boa madrugada, estive querendo me desafiar com um notebook com especificações mais baixas, atualmente as especificações do meu desktop estão assim: 500gb(HD), 16gb(RAM), Intel i7-4790K(8 núcleos) e placa de vídeo integrada. Tenho um desktop considerado “bom” e já ouvi dizer que se um programador consegue fazer bons softwares em ambientes limitados, quando ele conseguir uma maquina mais potente ele fará softwares ainda melhores.

O primeiro PC que eu tive, por volta de 1998, e usei para programar, foi um Pentium II, 300Mhz com 32MB (sim, MB, não GB) de RAM. Programava em Pascal (2001), Clipper (2001) e Java (2004) e fazia páginas HTML (1999). Usava um mais fraco ainda para aprender Java (se não me engano era um Pentium II tbm, mas mais lento) nos horários que eu não estava ocupado com coisas do serviço, pois estudava nas horas vagas no supermercado onde trabalhei. Quem quer se vira. Ter um PC melhor ajuda a você poder fazer mais coisas em paralelo, mas isso não implica em software melhor. Se isso fosse verdade, só de ter dinheiro e ter equipamento de ponta, tornaria um programador medíocre num bom programador. Dependendo da situação, pode até ser pior, pois num ambiente com mais escassez de recursos vc teria que fazer algo que aproveita melhor o que se tem disponível para poder executar. O grande problema das gerações atuais é achar que o computador é um buraco sem fundo de recursos, visto esses absurdos que se vê hoje em dia com os malditos frameworks Javascript. Ser um bom programador não tem nada a ver com o tipo de equipamento que você tem. Ser um bom programador começa com uma coisa bem básica, que é bom senso, o que ultimamente parece ser uma competência que muita pouca gente possui.

2 curtidas

show, muito obrigado pela resposta, tinha essa duvida e vontade já faz um tempo pois, gostaria de me testar em um ambiente onde os recursos fossem mais limitados e com isso eu teria que extrair o máximo do computador/notebook e me preocupar se meus programas estariam com uma boa perfomance, se eu estou com um consumo exagerado de RAM etc. Mais uma vez muito obrigado.

1 curtida