Estou no meu primeiro projeto java. Tenho as classes em UML no Jude e já codifiquei várias delas no Eclipse.
Tenho algumas classes de fachada, como GerenciadorCliente, que serão responsáveis por conectar ao hibernate e obter coleção de objetos, salvar objeto, excluir…
Agora preciso de criar o banco de dados e também de aprender hibernate e criar os arquivos de mapemaneto. Estou pensando em usar o banco Firebird.
Gostaria de saber qual seria o mais indicado para meu caso. Eu deveria usar alguma ferramenta para gerar automaticamente a estrutura do banco? Eu deveria usar alguma ferramenta para gerar os arquivos do hibernate automaticamente? Se sim, quais ferramentas devo usar? Mesmo que vocês acham que eu não deveria usar, que opções de ferramentas existem para esses problemas?
Para criar os mapeamentos eu recomendo o XDOCLET, é o mais flexivel e completo que eu conheço. (não depende de IDE, gera os mapeamentos, respeita e permite customizações de propriedades que por um acaso ele não consiga fazer)
O Hibernate já tem um task para você usar o ANT pra manter as tabelas nos conformes com seu mapeamento …
Para gerar os mapeamentos eu uso xdoclet. Vc pode utilizar as ferramentas que acompanham o hibernate SchemaExport e SchemaUpdate. Utilizando o Eclipse utilize um plugin desenvolvido pelo Ricardo Lecheta que automatiza essas funções.
[editado]
Esquecí de mencionar o plugin: hiberclipse
[/editado]