Usar outra versão do PHP no WampServer

Eu utilizo o WampServer 3.2.0 e nele possui PHP 5.6.40, PHP 7.3.12 e PHP 7.4.0, porém, mesmo estando selecionado para utilizar o PHP 7.3.12 ou 7.4.0, o Windows só reconhece o PHP 5.6.40. Eu verifico a versão usando php -v no prompt de comando do Windows. Além disso, ao tentar criar um projeto usando laravel 7 ou 8, o projeto não é criado alegando que a versão do PHP não é suportada, pois ele só reconhece o PHP 5.6.40. Alguém poderia me ajudar a resolver essa situação? Sou iniciante em programação web e preciso utilizar o laravel 7 ou 8 para um trabalho.

Olá!
Você não prefere usar o próprio servidor embutido do PHP para desenvolver ao invés do wamp?

Exemplo:

No seu prompt de comando, estando o PHP.exe no seu Path, você poderia rodar o seguinte comando: PHP.exe -S localhost:88 -t c:\seudiretorio\teste.php

Olá, mas aí eu caíria no mesmo problema que é usar o PHP 5.6.40, que é a única versão que o Windows ta reconhecendo, sendo que eu preciso de uma versão posterior para poder utilizar o laravel 7 ou 8.

Olá!

Amigo, creio que exista algo sendo feito de forma inadequada.

Veja a imagem abaixo:

OBS: Acabei de realizar o download da versão 7.4.10, extraí em um diretório que costumo utilizar e apenas configurei no path do windows para que fosse reconhecido o interpretador de comandos do php.

A única ressalva, é que precisa ser instalado o vc_redist.[x86/64] para que o interpretador possa funcionar no windows.

Fora isso, tudo normal.

Fiz exatamente isso seguindo um tutorial e mesmo assim quando consulto a versão do php no prompt de comando, está a versão php 5.6.40. Não consigo criar um projeto do laravel 7 ou 8, ainda acusa que a versão php 5.6.40 não é suportada. Gostaria mesmo de utilizar a versão do php 7.4 que tem no wamp, mas não sei como fazer isso.

No seu computador, deve haver mais de uma versão do php instalada, e por default ele está pegando a versão menos recente. Você já experimentou desinstalar o WAMP por completo?

Uma forma de verificar de onde vem a origem dessa versão, é inspecionando as variáveis de ambiente do seu sistema operacional.

Caso seja Windows, você pode ir até a opção configurações avançadas do sistema, variáveis de ambiente e analisar as entradas que existe além do conteúdo da própria variável path.

Eu desinstalei apenas o PHP 5 do meu wamp e depois reinstalei o composer e deu certo, to conseguindo usar PHP 7 e o laravel 7 e 8. Muito obrigado pelas respostas.

:metal: