Pessoa td bem? Estou com uma dúvida quanto a licença, se eu utilizar em um software proprietário o Apache TomCat em uma aplicação Java Web, terei que fornecer meu código fonte junto com a aplicação, segundo a licença Apache 2.2? Obrigado pela atenção
TomCat desenvolvido pela Apache Software Foundation, é distribuído como software livre.
Obrigado pela resposta André, vc saberia informar se utilizando o apache, como falei, em uma aplicação proprietária, devo disponibilizar o meu código fonte ou somente deveria fazer isto se modificasse o código do Apache? Mais uma vez obrigado.
Olá Rodrigo,
Eu respondi de uma forma, mas depois fiquei analisando que a sua pergunta tem outro contexto. Em outras palavras você esta perguntando assim: “Se eu desenvolver um software proprietário utilizando software livre, tenho que disponibilizar o código fonte?”.
Na minha humilde resposta ignorante: Não, se assim fosse o cara que desenvolvesse um aplicativo proprietário em java, android etc… teria que fornecer junto o código fonte, logo não existiria o software proprietário, pois todo mundo teria código fonte de tudo, mas isso não acontecesse.
Porém, não vou ficar limitado a essa resposta, vou ler a licença e depois volto aqui.
Obrigado mais uma vez pela sua atenção, achei este comentário na página do Apache em perguntas frequentes, no que diz respeito a licença.
"EU NÃO SOU ADVOGADO. O QUE TUDO ISSO SIGNIFICA?
Descrever documentos legais em não legais é repleto de potencial para má interpretação. Não obstante o texto que se segue, o texto real da própria licença é juridicamente vinculativo e autoritário.
Dito isto, aqui está o que a licença Apache diz em termos leigos:
Isso permite que você:
livremente baixe e use o software Apache, no todo ou em parte, para fins pessoais, internos ou comerciais;
use o software Apache em pacotes ou distribuições que você criou.
Ele proíbe :
redistribua qualquer parte do software originado no Apache sem atribuição adequada;
use quaisquer marcas pertencentes à The Apache Software Foundation de qualquer maneira que possa indicar ou implicar que a Fundação adote sua distribuição;
use quaisquer marcas pertencentes ao The Apache Software Foundation de qualquer maneira que possa indicar ou implicar que você criou o software Apache em questão.
Isso requer que você:
incluir uma cópia da licença em qualquer redistribuição que você possa fazer que inclua o software Apache;
fornecem uma clara atribuição ao The Apache Software Foundation para quaisquer distribuições que incluam o software Apache.
Não exige que você:
incluir a fonte do próprio software Apache, ou de quaisquer modificações que você tenha feito, em qualquer redistribuição que você possa montar, que o inclua;
envie as alterações que você faz ao software de volta para o Apache Software Foundation (embora esse feedback seja encorajado)."