Atualmente estamos na joaquim floriano ao lado do Pao de Açucar.
É um laboratório (relativamente) novo, resultado de uma aquisicao feita pela IBM junto a MRO software em agosto do ano passado. Motivo este que nao mudamos para a tutoria (gracas ao bom deus :D, pq aqui a localizacao eh excelente!)
Esse inglês fluente q eles cobram, REALMENTE eh ingles fluente?
Tenho um amigo que não é la essas coisas em ingles, mas conseguiu se sair bem em uma entrevista por telefone e ingles e foi contratado, seria apenas esse o teste de inglês deles?
Eu estou em outro processo de admissão pela IBM e o inglês tem de ser pelo menos avançado.
Já fiz 3 entrevistas:
1ª - Uma pessoa de uma empresa de RH me ligou para saber se eu tinha interesse e conhecer minhas skills (português)
2ª - Uma pessoa da mesma empresa de RH me ligou para fazer teste de inglês (uma professora de inglês) ela liga, fala em português que vai fazer o teste e depois só fala em inglês.
3ª - Me ligou um cara e disse assim:
-Sr. Fulano?
-Sim, sou eu!
-Só um momento que vou transferir sua ligação.
E depois de uns bips, minha ligação caiu com um cara da IBM que estava em Curitiba e não falava português. Essa é uma entrevista longa de uns 30 minutos de conversação toda em inglês.
O que eu senti é que depende muito da vaga, em algumas fluência é essencial, em outras você tem de ser capaz de se comunicar e entender bem.
Precisa ter uma certa fluência, imagina aquelas pessoas que ficam “catando milho” no teclado, imagine esse catar milho ao falar o inglês com o pessoal, pode ficar um pouco desconfortável p/ quem fala…mas cada um tem sua particularidade, não custa nada tentar.
No processo que fiz no final de 2005, conversei com um cara do RH da IBM (inglês), depois com outra pessoa que me perguntou sobre coisas técnicas, apenas se eu conhecia ou não(inglês tb) e por último com algumas do projeto que eu ia trabalhar que era 1 dos EUA mais 1 brasileiro.
Eu participei do processo seletivo, posso dizer que eles pagam mal. A vaga exige fluencia em ingles, só isso já exclui muito profissional bom. Depois me ofereceram um salário de pleno para trabalhar como senior. Não preciso dizer qual foi minha resposta.
vc considerou que eh clt? considerou os beneficios?
imagino q vc tenha pedido um salario de consultor para ser clt e por isso nao te pagaram.[/quote]
Pelo que lembro os benefícios eram os de praxe de qualquer vaga CLT: VR + VT + SS + SD + PP + PLR. Os valores para CLT que eles me passaram eram inferiores aos praticados por algumas outras empresas de tecnologia (também como CLT). A IBM tá pagando salário de consultor de serviços para profissionais da área de R&D, que normalmente ganham mais.
Sempre ouvi dizer que a IBM paga muito mal, inclusive por pessoas que trabalham la dentro. Não sei se é mito ou verdade mas sempre se fica com um pé atras.
[quote=Cabral]Sempre ouvi dizer que a IBM paga muito mal, inclusive por pessoas que trabalham la dentro. Não sei se é mito ou verdade mas sempre se fica com um pé atras.
[/quote]
No caso dessa vaga ela não paga muito mal, apenas abaixo do mercado. O valor é bom se você comparar com vagas na área de serviço, só não olhe para R&D.
O trampo no lab da IBM parece ser interessante porque não é para a divisão de mão de obra descartável dela. Que no caso é uma empresa legal de se trabalhar, além de possuir gestão profissional (raridade aqui na república das bananas) com plano de carreira e progressão justos. Conheço algumas pessoas que trabalharam nos laboratórios americanos da IBM é falam muito bem.
Meus maiores problemas à época que fiz entrevista foram remuneração e que no caso, pelo que entendi, estaria trabalhando em produtos de mercados verticais com tecnologia boa parte proprietária. Algo que não me interessa muito, já que te deixa muito alienado do mercado, caso resolva trocar de emprego.
deve-se levar em conta também que tem muita gente trabalhando na IBM e que não é funcionário da IBM, são funcionários/consultores de empresas que colocam pessoal na IBM, nesse caso acredito(posso estar enganado) que o $$ dependa de certos fatores.
passei o CV de um amigo p/ trabalhar no mesmo projeto que eu, o cara é muito bom profissional, mas infelizmente não passou por causa do inglês.
Olá pessoal, sou novo por aqui, bem como no mundo java. Mas como soube que o mundo java é uma família única, decidi pertencer a esse time. Estou no 5º ano em Engenharia da Computação e ingressei na Academia do Jaca da Global Code, mas como ainda não atuo na área gostaria de saber se alguém poderia me dar uma força ou me fazer alguma indicação. Ah! Não precisa ser nenhuma IBM não!!!
Até mais…
Como funcionário fixo, o salário é um grande problema, mas um antigo amigo de facul meu trabalhava prestando serviços(ainda cursando a facul) e era só sorrisos pois ganhava entre 50-60a hora(isso em 2004).Não sei como está agora…