Comecei Java Web e vi que existe o JSP e JSF, e vem minha dúvida, vale a pena estudar JSF?
Na minha opinião, não. Pra mim é mais fácil consumir dados do backend e mostrar no front usando javascript e html normalzão, sem falar nos frameworks de frontend como o React, que facilitam demais o trabalho e estão bem mais famosos no mercado.
Uma coisa eu aprendi no desenvolvimento, tente aprender de uma maneira geral tudo que você se proponhe em algum segmento ou linguagem ou arquitetura ou infraestrutura, o que tem mais é desenvolvedor que faz tudo e ao mesmo tempo não faz nada, estranho falar isso? Sabe porque?, querem fracionar o conhecimento e aprender o básico de alguma linguagem e aprender a renderizar em outra, nada contra, mas, se você é desenvolvedor e quer aprender Java (ou qualquer linguagem) precisa conhecer mais a fundo e todo conhecimento é importante, porque, o que tem mais no desenvolvimento é manutenção e programadores aqui na rede sabe muito bem o que eu estou falando.
Aprender a programar é bem arduo e nunca paramos de aprender, tente aprender conceitos, ler livros etc para partir a esse mundo maravilho do código.
Existe textos como:
no mundo digital deve ter mais informações mas, pelo que pude percebe um faz uma coisa enquanto o outro é um Framework (é completo para alguma finalidade), olha ai outro conceito, o que é um Framework?
Na minha opinião rápida, vale apena aprender os dois pelo fator manutenção e conhecimento
Mercado de trabalho exige Muito Conhecimento.