Validar dados api Spring boot

5 respostas
D

Eaee galera, tudo bem? Sou novato no Spring Boot e estou realizando um projeto para estudo e sempre buscando o melhor das implementação, no entanto, ainda não encontrei uma boa forma de validar os dados na api além das anotações de validação. Somente as anotations de validação não apresentam de forma elegante quando retorna os erros. Gostaria de saber como estão realizando as validações de forma elegante(usando list, optional, response entity), na classe serviceImpl, ou no controller? Se possível tem algum exemplo(no git ou algum site
etc…)? Obrigado!

5 Respostas

Lucas_Camara

Quando fiz validação no spring, o retorno me pareceu ok. O que vc não achou elegante no retorno dos erros de validação?

D

Encapsular os erros em uma list? Para mostrar uma mensagem, por exemplo, e-mails e cpf, mostrar somente uma mensagem e-mail já existente, CPF existe.

Jonathan_Medeiros

Atualmente tenho utilizado bean validation, em alguns casos a criação de anotações customizadas e como padrão de apresentação de erros a RFC 7807, podendo segui-la fielmente ou customiza-la de acordo com sua necessidade.

Nesse repositório aqui tem alguns exemplos de validação e o uso da RFC 7807 customizada:

D

Parabéns pelo projeto! Está bem completo, trouxe realmente um caso real de implementação, vou estudar através dele. Além disso, o que acha das implementação com DTO? Tenho visto alguns falando bem, e outros não, o que tem utilizado( MAP, DDD)?

Jonathan_Medeiros

Eu prefiro usar DTO’s para não precisar expor respostas usando as entidades da camada de domínio, dessa forma eu consigo flexibilizar, separar e isolar bem os objetos de input/output, isso garante também que uma alteração a ser feita, ocorra de forma isolada em um único ponto sem gerar preocupações extras e impactos maiores.

Criado 11 de março de 2020
Ultima resposta 12 de mar. de 2020
Respostas 5
Participantes 3