Validar dois campos (KM) - Criticar quando o segundo(Km) for igual ou menor que o primeiro - JAVA

Em uma tabela (placa) tem dois campos ‘vchar’ chamado de km_inicial e km_atual.
Ao cadastrar uma placa é informado o km_inicial, não podendo ser mais alterado.
em outra tabela (deslocamento) tenho o campo ‘vchar’ km, onde informo o km atual do veículo, que ao efetuar o registro no banco de dados ‘MySql’ está gravando corretamente o km_atual na tabela (placa).
Estes campos estão formatados como números inteiros.

Não estou conseguindo fazer uma regra que ao informar o km na tabela (deslocamento) seja verificado se o km informado é menor ou igual o km_atual da tabela (placa).

Não está claro a dificuldade. Pelo que entendi, um if seria suficiente, não?

if (km > km_atual){
  // dá o aviso
}

Se o problema é os campos serem vchar (String, no java), basta a conversão:

if (Integer.parseInt(km) > Integer.parseInt(km_atual)){
  // dá o aviso
}

Não sei se há alguma limitação, mas acho que faz mais sentido armazenar o km como inteiro no banco, em vez de vchar. Considere essa alteração.

Abraço.

Sua sugestão ajudou há olhar de uma outra forma o problema que eu supostamente tinha criado.
Alterar os campos vchar para inteiro ficaria um pouco complicado, assim tirei a formatação dos campos em questão.
Criei está regra abaixo, que funcionou perfeitamente:

private void jftKmInicialFocusLost(java.awt.event.FocusEvent evt) {                                       
    int placaAtual = Integer.parseInt(modelPlacasModeloMarca.getModelPlacas().getKmAtual());
    int deslocAtual = Integer.parseInt(jftKmInicial.getText());
    if (placaAtual >= deslocAtual) {
        JOptionPane.showMessageDialog(this, "KM informado é menor ou igual do Km atual do veículo!");
        jftKmInicial.setText("");
        jftKmInicial.requestFocus();
    } else {
    }
}

Grato pela ajuda.
Abraços.