Pior que programador é ser chamado de “Recurso”…
Alguém aqui conhece um programador rico?
Ou ser chamado de “colaborador”.
arquiteto é quem fez arquitetura!
Afirmaçãozinha infeliz, heim? =/
Afirmaçãozinha infeliz, heim? =/[/quote]
Mas ele falou uma verdade. Se apresente como Arquiteto de Software, é capaz até de o CREA lhe meter um processo.
Afirmaçãozinha infeliz, heim? =/[/quote]
Mas ele falou uma verdade. Se apresente como Arquiteto de Software, é capaz até de o CREA lhe meter um processo.[/quote]
Arquitetura de software: arte de construir software.
As pessoas vem no GUJ por ser um veiculo onde é possivel ser debatido todo tipo de assunto relacionado a programação livremente. Diferente de vc, eu por outro lado não vejo problema em ouvir as queixas que o pessoal tem sobre o mercado. Acho que é bom saber o que esta rolando e inevitável pra falar a verdade. Acho que vc exagerou no seu desabafo.
Sinceramente, acho que tem gente aqui no forum que parece que não esta na area o suficiente pra saber que TI não é medicina ou arquitetura. Em TI, basta 2 anos para tudo que vc sabe se tornar obsoleto e só um titulo pomposo não vai ser mais suficiente, é quando uma nova leva de profissionais surge. Infelizmente não somos respeitados, mas a realidade é essa. Se quer ser respeitado mude para area gerencial ou analise porque programação só vale a pena mesmo para aqueles que atuam com a tecnologia de ponta do momento. De outra maneira é muito complicado, pede-se muita coisa, mas page-se pouco porque eles sempre acham que é “coisa simples” (Java por exemplo já foi uma linguagem de ponta, hoje todos sabem como esta o mercado).
[quote=mochuara]
Se quer ser respeitado mude para area gerencial ou analise porque programação só vale a pena mesmo para aqueles que atuam com a tecnologia de ponta do momento. De outra maneira é muito complicado, pede-se muita coisa, mas page-se pouco porque eles sempre acham que é “coisa simples” (Java por exemplo já foi uma linguagem de ponta, hoje todos sabem como esta o mercado).[/quote]
Elas acham que é simples porque deixamos que achem.
Mudar para analise ou gerencia é mudar de carreira. mudar de carreira não é uma forma de evoluir a carreira. Se muda de carreira para evitar o constrangimento de ser programador, é porque vc próprio está menosprezando essa carreira.
Quando se é pago somente para digitar código, infelizmente a realidade é essa. Por isso que eu sempre fui contra cursos que ensinam linguagens de programação. A pessoa se torna um code monkey e não entende da computação em si. Por isso mais uma vez defendo as faculdades e o meio acadêmico.
este pais é uma vergonha… para grande maioria das empresas engenheiros de softwares e cientistas da computação são pedreiros… realmente aqui ta foda!
Concordo plenamente!
Eu faço o que gosto… é a razão te eu ter escolhido ser Desenvolvedor de Sistemas. Seja reconhecido ou nao
Qual o problema com a palavra PROGRAMADOR???
é simples, de facil entendimento, e todo mundo já sabe o que significa…
imagina
PROGRAMADOR = DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS
ADVOGADO = ANALISTA DO SISTEMA JURÍDICO
ENGENHEIRO= DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS DE EDIFICAÇÕES
MÉDICO…
ARQUITETO…
Eu acho bem fácil de entender a palavra programador…não dói nem um pouco quando me chamam assim…
abços
[quote=mochuara]
Em TI, basta 2 anos para tudo que vc sabe se tornar obsoleto e só um titulo pomposo não vai ser mais suficiente, é quando uma nova leva de profissionais surge.[/quote]
Desculpa mochuara mas isso que vc está dizendo é uma grande bobagem. Isso só acontece com aqueles programadores que se formaram em cursinhos de 3 semanas de Java e lendo Deitel. Quem cursou um bom curso de graduacao superior, construiu uma base de conhecimento sólida até o fim de sua vida.
Além disso, em outras áreas da Engenharia de Software como na Análise, o MER ainda é muito atual e válido. Agora realmente, paradigmas como Análise Essencial e a Análise Estruturada ficaram obsoletas para a indústria, contudo quem as dominou no passado teria hoje uma compreensão muito mais rica do significado da Orientação para Objetos.
De fato, a computação não é uma ciência que tem de ser reformulada a cada 2 anos, e inclusive alguns ramos dela são tão sólidos quanto o conhecimento matemático que nunca é invalidado, apenas extendido, ao contrário de outras pseudo-ciencias como a medicina e arquitetura que voce citou. Mas essa discussao epistemiologica é outra conversa.
[quote=vitorcastro]Qual o problema com a palavra PROGRAMADOR???
imagina
MÉDICO…
ARQUITETO…
Eu acho bem fácil de entender a palavra programador…não dói nem um pouco quando me chamam assim…
[/quote]
Pela sua linha de raciocinio os médicos não deveriam se ofender de ser chamados de curandeiros …
A questão não é se um determinado médico se ofende, mas se a “classe” se ofende.
A questão não é se vc , ou fulano , ou sicrano, se ofende, mas se a “classe” se ofende.
Se a “classe” não se ofende, ela não pode pedir por respeito. Este é o problema.
Tlv vc nunca tenha sido desrespeitado, ou nunca tenha visto isso contecer. O ponto é que acontece, e a vossa atitude de “eu não me importo” não casa com a atitude “nós nos importamos”.
Um exemplo simples, vc vai para um lugar como programador. o cara quer pagar 1000 reais. Que argumentos vc tem que isso não é um salário justo ?
Como vc vai explicar ? Vai apelar para o “preço de mercado” ? O cara vai lhe dizer : “o mercado chama programador a todo o que mexe com programação, não dá para fazer uma estatística. Eu só quero um programador.”
Ai vc pergunta :" então, como programador, o que tenho que fazer?" e ele responde. Como vc sabe se ele sabe o que é um programador ?
Se ele lhe disser : “temos uns analistas e arquitetos que vão te passar uma uml para implementares”. Isso requer mais do que programação ? como vc prova isso ? Não prova. No fim ou vc aceita aos 1000 ou não aceita.
Se os termos são confusos , não ha como ter padrões. E isso interfere diretamente na forma como vc é visto pelos empregadores e afeta seu salário.
como eu já disse, não é a sua opinião que importa, mas a opinião de “nós” como grupo.
Se a maioria dos desenvolvedores determinasse que programador é coisa obsoleta, então seria. Precisamos declará-la obsuleta ? sim.
Não importa o grau de evolução em que nos encontramos individualmente, isto é um problema de como a sociedade nos enxerga, não um problema do que somos.
[quote=vitorcastro]Qual o problema com a palavra PROGRAMADOR???
imagina
MÉDICO…
ARQUITETO…
abços
[/quote]
Uai, engenheiro não serve só para isso.
Eu imagino que realmente esse preconceito exista sim, mas não é por causa do nome programador. Hoje até o zé da esquina desenvolve um sistema, mesmo que seja um sistema ruim. Isso acaba por desvalorizar a profissão mesmo.
Eu creio q seja assim:
Se a pessoa só programa ou seja, pega uma definição e sai fazendo é programador.
Desenvolvedor seria um programador q se utiliza de mais conhecimentos, como a parte de analize, ou seja seria um profissional mais completo.
Vejamos assim: todo o desenvolvedor é programador, mas nem todo o programador é desenvolvedor.
programador = que escreve código. especialidade : escrever codigo seguindo as melhores práticas da linguagem de programação usada.
Desenvolvedor = que desenvolve software. especialidade : pegar a ideia original (aka requisito), as capacidades da plataforma/linguagem, os constrangimentos de tempo, custo, equipa, etc… , boas práticas de softare e entregar um software.
Um matemático usando o Matemathica está programando, mas não estão criando um software.
Um fisico ou um eng civil que faz um programa de calculo ou simulação está programando , mas não está criando um software.
Um cara que usa VBA para extender as funcioanlidades do excell, está programando, mas não está criando um software.
Criar um software implica em muito mais que simplesmente criar programas.
[quote=sergiotaborda]Vejamos assim: todo o desenvolvedor é programador, mas nem todo o programador é desenvolvedor.
programador = que escreve código. especialidade : escrever codigo seguindo as melhores práticas da linguagem de programação usada.
Desenvolvedor = que desenvolve software. especialidade : pegar a ideia original (aka requisito), as capacidades da plataforma/linguagem, os constrangimentos de tempo, custo, equipa, etc… , boas práticas de softare e entregar um software.
Um matemático usando o Matemathica está programando, mas não estão criando um software.
Um fisico ou um eng civil que faz um programa de calculo ou simulação está programando , mas não está criando um software.
Um cara que usa VBA para extender as funcioanlidades do excell, está programando, mas não está criando um software.
Criar um software implica em muito mais que simplesmente criar programas.[/quote]
falou tudo!
[quote=sergiotaborda]Vejamos assim: todo o desenvolvedor é programador, mas nem todo o programador é desenvolvedor.
Criar um software implica em muito mais que simplesmente criar programas.[/quote]
Taborda, finalmente um raciocinio lúcido e correto.
Você está atacando um dos argumentos falaciosos mais utilizados por quem é contra a formalizacao de nossa classe profissional. Esta interpretação infantil é mesma que foi seguida pelo Doutô ministro do STF Gilmar Mendes confundindo Liberdade de Expressão com o exercício profissional de um jornalista.
A mesma coisa é valida na Informática. Programar respeintando-se direitos autorais e patentes pode ser, porque nao, incluido no direito petreo da liberdade de expressao, mas produzir e comercializar software é uma responsabilidade que pode custar vidas e prejuizos a terceiros e portanto deveria ser uma atividade fiscalizada e normatizada por órgaos competentes, principalmente por um conselho profissional.