Vamos abolir o termo 'programador' do dicionario!

O pior é ter que ir correndo quando o patrão chama enunciando “VEM CA! QUE ACONTECEU AQUI?!?!”.
Quando chego o Internet Explorer ta em FullScreen, só apertei F11 e fiz cara de desprezo pra ele.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
2X

Tá achando ruim? Passa um tempo sendo chamade de desempregado… É lindo. rssrsrsrsrsrsrsrsr

[quote=josenaldo]Sinceramente, me pagando o que eu quero para que eu faça o trabalho que eu gosto, podem me chamar até de Minino da informática. POGramador também é legal.

Ao invés de se preocupar em ser chamado isso ou aquilo, essa galerinha preocupada com títulos deveria se preocupar em merecer tais títulos. Bejo uns moleques recém saídos da faculdade, não sabem de nada, não gostam de ler, acham que estudar demais é ser babaca… E estão mais preocupados com status do nome que com o trabalho e condições de trabalho.

Que foi? Ser chamade de Arquiteto de Software vai fazer sua mãe se orgulhar mais?

As meninas olha mais pra Analistas de Sistemas que para Programadores?

Restaurante chic sempre tem reserva pra quem é Engenheiro de Sistemas?

Dane-se. Análise, modelagem, testes… Tudo isso faz parte de meu trabalho. E meu trabalho é criar programas. E nenhum nome pomposo vai mudar o fato de que gosto mesmo é de programar.
[/quote]
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Essa não aguentei!!! :lol: :lol: :lol:

suahushuasuha

eu ia faze essa piada…

josenaldo, é q os mlk de faculdado são novinhos…vc tem q beja uns menininhos mais velhos

sahushuauhsuahsa

[quote=Frango]suahushuasuha

eu ia faze essa piada…

josenaldo, é q os mlk de faculdado são novinhos…vc tem q beja uns menininhos mais velhos

sahushuauhsuahsa[/quote]

Eu beijar uns menininhos mais velhos??? Tá me confundindo com suas fantasias homoeroticas, rapaz? srsrsrsrsrrs

Fato é que tem muita gente saindo da faculdade hoje, sem nenhuma experiencia em nada e já querendo cargo de liderança… rssrsr

Eu memso já entrevistei umas criaturas dessas… Mas quer saber? Tenho a solução pra esses caras ficarem felizes…

Basta a gente contratá-los como Engenheiro de Software Trainee Baby 1… Duvido que a vovó não vai contar pra todas as amigas… srsrsr

PROGRAMADOR , DESENVOLVEDOR, IT, para mim não importa muito o nome ao qual nos chame, o importante é nos valorizarem (financeiramente, moralmente, tecnicamente) :slight_smile: :smiley: , podem até me chamar de kid, miudo, puto, cara, :slight_smile:

se me pagarem direito, se eu for bem tratado, podem me chamar de programador, desenvolvedor ou criador de programas… to nem ai

Acredito que o termo correto deveria ser Analista de Sistemas. Pelo motivo que independente de sua atual função dentro da organização, se trabalha como desenvolvedor, se administrador de BD, ou analista de negócios, arquiteto ou gerente de desenvolvimento, etc. a sua formação é a de Analista de Sistemas, Tecnólogo ou Bacharel, e portanto é essa sua profissão para o resto da vida.

Se nós mesmos nao nos damos valor na sociedade, se voce só pensa em ganhar seu dinheirinho suado no final do mês, que é o que a maioria da “molecada” aqui pensa, realmente é uma profissão que será sempre marginalizada. Coisa de nerd, de moleque. Sem falar nos empresarios que investem no setor e não possuem nenhuma formação. Isso não condiz com a importância que o software tem na nossa sociedade. Agora mesmo foi lançado pelo SUS um sistema que quase substitui cardiologistas, quase pq remotamente ainda existe um profissional da área para assegurar o diagnostico.

Vc acabou de descrever a visão de software institucionalizada pelo mercado “enterprise”, ou o mundo real para muitos programadores, que é por sua vez justamente o modelo falido. Analista de sistemas é uma tentativa de refletir a idéia de que é tudo farinha do mesmo saco, mas analista de negócios, gerencia e desenvolvimento são papeis totalmente diferentes. O que te faz pensar que pode atuar em todos eles?

é simples…

quando ver uma vaga de programador é só não se candidatar…é só ficar esperando por uma de arquiteto e pronto…

é cada uma…

Eu acredito porque a minha formação me permite isso. È obvio que nessa área nunca podemos estagnar nossa formação, voce deve estar sempre se especializando cada vez mais.

Nossa área DEVERIA ser como na medicina, voce tem um formação comum a todos, e a partir daí voce tem de optar pór um espectro de especializacoes. E nao como é nas engenharias onde a formação pela sua natureza extremamente complexa voce se limita ao seu campo de atuacao.

[quote=windsofhell][quote=lina]Oi,

Por mim, podem me chamar de programadora.

Tchauzin![/quote]

Tb nao vejo mal algum em programador.

//Daniel[/quote]

Concordo, vc não é um Code monkey só pq é chamado de programador.

Eu gosto do termo programador.
Apesar de outras áreas do desenvolvimento de software exigirem uma visão mais ampla, no sentido de conhecer diversas tecnologias e processos, a programação e os algoritmos são a base do software, de cada componente. A forma como foi programado é um dos fatores que decide se o software tem qualidade ou não. E com isso, não é qualquer monkey que poderia fazê-lo. De maneira simples talvez sim (só para resolver o problema), mas de maneira inteligente nem sempre é fácil.

[quote=Pumpkin]E que preconceito é esse com o Cobol??? Além de Desenvolver/Programador Java, já trabalhei como Desenvolvedor/Programador Cobol.

E acredite não ficava só codificando…

Desenvolvedor ou Programador tudo a mesma coisa, o que importa é o final do mês isso sim…

Prefiro ser um programador ganhando bem do que um Desenvolvedor ganhando mal…[/quote]

É mesmo. Para mim tanto faz.

Pra mim não tem problema algum.

Inclusive quando me perguntam o que faço, por mais que na ‘empresa publica’ que trabalho, o meu cargo de carreira ser analista de sistemas, eu simplesmente não consigo falar que sou analista, digo que sou programador mesmo :roll:

Como sempre a maioria das pessoas não está entendendo a profundidade do problema. (curiosamente parece que quanto mais novo menos entende e quando mais velho menos procupado está desde que paguem no final do mês)

A questão do nome se relaciona diretamente ao respeito e o respeito se relaciona diretamente às condições em que trabalha e ao dinheiro que ganha.

Vcs ficam se queixando que recebem pouco, que são explorados, que os gerentes fazem nada e ganham tudo, que ninguem respeita a opinião de vcs numa reunião, etc… mas depois aceitam ser chamados de programadores e pior, acham que a vossa profissão de pode chamar de “programação”.

Enquanto vcs não se derem ao respeito, ninguem vos vai respeitar. Certos abusos devem ser cortados na raiz. Vc não trata o pessoal do RH por mano-faz-nada então porque eles podem trata-lo por mano-programador?

Programador, caso vcs não tenham entendido é depreciativo e conectado a termos como operário, fábrica, chão de fábrica , ou seja: ralé que pode ser substuida sem pestanejar. “Programador” significa apenas :“escritor de código”. qualquer criança pode programar, mas desenvolver requer muitos mais skills além de saber escrever código. Não se enganem achando que “programador” é um termo abranjente. Não É!

Tlv vcs nunca tenham ouvido algum dizer “fazemos a especificação e depois de tudo certo passamos para o programador” , leia-se"programador não pensa, apenas digita codigo". É daqui que vem a expressão code monky porque neste sentido um macaco treinado poderia fazer o mesmo.

O respeito e o entendimento que a sociedade tem da profissão é irrelevante. Ninguém sabe realmente o que faz um médico ou um tecnico nuclear, mas as pessoas têm respeito. ninguem vai entender o que fazemos (a menos que seja um de nós) portanto deixar as pessoas usar nomes prejorativos, mesmo quanto elas não estão tentando ofender, é errado. Deixar que elas usem o termo porque “não conhecem outro” é igualmente errado. É um desrespeito à sua profissão, a si como profissional e a todos os colegas: a menos, é claro, que vc seja apenas um programador.

Um desenvolvedor junior pode ser apenas um programador? Não se espera que pense muito ou resolva problemas complexos? Errado. Se espera sim que ele resolva problemas complexos. Se espera que saiba um monte de coisas, como boas práticas , padrões, estilos, etc… escrever código que o computador entende é simples, escrever código que outras pessoas entendem é difícil. Várias coisas têm que ser continuamente pensadas e incluidas para que o software tenha qualidade. E é isso que é a profissão de desenvolvedor. Não é escrever código, escolher frameworks ou arquiteturas. essas coisas são apenas parte do trabalho de deixar o software com qualidade.

como disse antes, programador não é uma profissão, é um termo que designa qualquer um que escreva código. Mas não significa que escreva codigo limpo, com cuidado, com qualidade. E tem mais, desenvolver software se faz sem escrever código. O código é apenas o produto final do desenvolvimento.

Não se chame a si mesmo de programador. Isso o desqualifica. Se alguem se apresenta a mim como programador meu primeiro pensamento é :“este cara é um junior” , ou seja, ele não tem noção da profissão que exerce ( ou pretende exercer). Pior que isso só os que dizem : “sou programador à x anos e espero ser gerente em mais y anos”. ai é que é de morrer.

BULLSHIT!

Eu tenho o respeito que quero onde trabalho. Ganho o que acho justo. As pessoas me respeitam e me escutam. E não consegui isso me preocupando com o nome que elas dão, mas sim, com meu trabalho.

ME preocupei sempre em fazer o que gosto. Em ser um bom profissional. E se não me tratam bem,. a despeito do nome que dão, eu simplesmente procuro uma outra empresa onde possam em tratar bem. Ponto final.

Programador é depreciativo à medida em que pessoas como você permitem que seja! Justamente por existirem programadores querendo nome mais pomposo é que a indústria começou a associar programador a peão.

Pois eu sou programador. Faço trabalho de arquiteto, analista, desenvolvedor, programador… E ganho por isso tudo… Mas sou programador. E quero ver quem é o gerente que conhece meu trabalho que tem coragem de olhar na minha cara e dizer que sou “peão de fábrica” que não pensa.

Desculpa amigo, mas respeito se ganha com trabalho e atitude, e não com nome bonitinho de cargo. Que bem diga nossos “Vossa Excelências” deputados e senadores.

[quote=sergiotaborda]Como sempre a maioria das pessoas não está entendendo a profundidade do problema. (curiosamente parece que quanto mais novo menos entende e quando mais velho menos procupado está desde que paguem no final do mês)

A questão do nome se relaciona diretamente ao respeito e o respeito se relaciona diretamente às condições em que trabalha e ao dinheiro que ganha.

Vcs ficam se queixando que recebem pouco, que são explorados, que os gerentes fazem nada e ganham tudo, que ninguem respeita a opinião de vcs numa reunião, etc… mas depois aceitam ser chamados de programadores e pior, acham que a vossa profissão de pode chamar de “programação”.

Enquanto vcs não se derem ao respeito, ninguem vos vai respeitar. Certos abusos devem ser cortados na raiz. Vc não trata o pessoal do RH por mano-faz-nada então porque eles podem trata-lo por mano-programador?

Programador, caso vcs não tenham entendido é depreciativo e conectado a termos como operário, fábrica, chão de fábrica , ou seja: ralé que pode ser substuida sem pestanejar. “Programador” significa apenas :“escritor de código”. qualquer criança pode programar, mas desenvolver requer muitos mais skills além de saber escrever código. Não se enganem achando que “programador” é um termo abranjente. Não É!

Tlv vcs nunca tenham ouvido algum dizer “fazemos a especificação e depois de tudo certo passamos para o programador” , leia-se"programador não pensa, apenas digita codigo". É daqui que vem a expressão code monky porque neste sentido um macaco treinado poderia fazer o mesmo.

O respeito e o entendimento que a sociedade tem da profissão é irrelevante. Ninguém sabe realmente o que faz um médico ou um tecnico nuclear, mas as pessoas têm respeito. ninguem vai entender o que fazemos (a menos que seja um de nós) portanto deixar as pessoas usar nomes prejorativos, mesmo quanto elas não estão tentando ofender, é errado. Deixar que elas usem o termo porque “não conhecem outro” é igualmente errado. É um desrespeito à sua profissão, a si como profissional e a todos os colegas: a menos, é claro, que vc seja apenas um programador.

Um desenvolvedor junior pode ser apenas um programador? Não se espera que pense muito ou resolva problemas complexos? Errado. Se espera sim que ele resolva problemas complexos. Se espera que saiba um monte de coisas, como boas práticas , padrões, estilos, etc… escrever código que o computador entende é simples, escrever código que outras pessoas entendem é difícil. Várias coisas têm que ser continuamente pensadas e incluidas para que o software tenha qualidade. E é isso que é a profissão de desenvolvedor. Não é escrever código, escolher frameworks ou arquiteturas. essas coisas são apenas parte do trabalho de deixar o software com qualidade.

como disse antes, programador não é uma profissão, é um termo que designa qualquer um que escreva código. Mas não significa que escreva codigo limpo, com cuidado, com qualidade. E tem mais, desenvolver software se faz sem escrever código. O código é apenas o produto final do desenvolvimento.

Não se chame a si mesmo de programador. Isso o desqualifica. Se alguem se apresenta a mim como programador meu primeiro pensamento é :“este cara é um junior” , ou seja, ele não tem noção da profissão que exerce ( ou pretende exercer). Pior que isso só os que dizem : “sou programador à x anos e espero ser gerente em mais y anos”. ai é que é de morrer.[/quote]

E, depois, o pessoal fica revoltado quando vê coisas como esta: http://www.guj.com.br/posts/list/63476.java

[quote=josenaldo]BULLSHIT!

Eu tenho o respeito que quero onde trabalho. Ganho o que acho justo. As pessoas me respeitam e me escutam. E não consegui isso me preocupando com o nome que elas dão, mas sim, com meu trabalho.

ME preocupei sempre em fazer o que gosto. Em ser um bom profissional. E se não me tratam bem,. a despeito do nome que dão, eu simplesmente procuro uma outra empresa onde possam em tratar bem. Ponto final.

Programador é depreciativo à medida em que pessoas como você permitem que seja! Justamente por existirem programadores querendo nome mais pomposo é que a indústria começou a associar programador a peão.

Pois eu sou programador. Faço trabalho de arquiteto, analista, desenvolvedor, programador… E ganho por isso tudo… Mas sou programador. E quero ver quem é o gerente que conhece meu trabalho que tem coragem de olhar na minha cara e dizer que sou “peão de fábrica” que não pensa.

Desculpa amigo, mas respeito se ganha com trabalho e atitude, e não com nome bonitinho de cargo. Que bem diga nossos “Vossa Excelências” deputados e senadores.[/quote]

Realmente o respeito se ganha pelo trabalho, mas o problema não é como se ganha. É como se perde.
O respeito se perde facilmente se a sua profissão é conotada como menor.

Eu não estou falando do respeito profissional em que o respeito que cada profissão merece é igual independentemente do que faz. Tlv o médico salve vidas e o faxinheiro apenas limpe o chão, mas a profissão tem igual respeito.
Eu estou falando do respeito que leva a que o médico cobre 200 vezes mais que o faxineiro.

Vc pode ser muito respeitado no lugar onde trabalha, mas do isso adianta se existe uma fábrica se software por ai ( e existem muitas) ou empresas que desenvolvem internamente, onde programador sim é tratado como peão ? Como é que o seu respeito que têm por vc ajuda essas pessoas a serem respeitadas ? em nada. Enquanto vc se continuar chamando de programador, os RH continuaram procurando programadores e as pessoas nessas fábricas têm zero chance de serem respeitadas. E pior, nessas fábricas todos pensarão como vc, que serem chamados de programadores e serem considerados mão-de-obra e “recursos” não afeta a sua profissão e sua carreira. Isso é falso.

Veja os anuncios de emprego. Programador é por 1000, desenvolvedor é por 3000, consultor é 10000. Porquê ? Não é a mesma coisa ?
Para quem vai executar o trabalho vai ser a mesma coisa,mas para o empregador, o RH e o sector financeiro não é. Não é porque as palavras contêm um significado que é dado pela sociedade, não por vc, ou por mim.

Vc pode ser respeitado o quanto quiser, mas se isso não ajuda os seus colegas de profissão, é inutil.
A menos que vc seja egoista e/ou não considere que faz parte de uma classe de profissionais, a posição de “eu me garanto” não é apenas errada, como demonstra exatamente que ou vc é egoísta ou não faz parte dessa classe profissional.

Se não existe uma classe profissional - mesmo que extra oficiamente - não ha motivo para ficarmos ouvindo no guj queixas do tratamento que se recebe nesta ou naquela empresa.Afinal , na politica do “cada um que se dê ao respeito”, “cada um que se garanta”.