Vb.net lendo html e emulando no form

Olá a todos bem, eu tive uma ideia de criar uma API que estaria mais para um form integrado. Esse form seria no caso um formulário que iria ler o html tanto em um local quanto em um site
e dentro do próprio form será criado dos elementos da pagina exemplo:

ou

o programa leria isso e iria criar uma textbox com id (X) ou nome usando as funções de variável creat element exemplo:

if richtextbox1.text = findtext.result("") then
dim textboxcreat as new textbox
textboxcreat.location = new point(valor definido pelo programador)
textbox.id = valor definido pelo programador

end if

Mas tenho um problema encontrar com a richtextbox é facil o problema é que ele não consegue ler os elementos internos exemplo:
name ="" , id="" , class = “” , title="" , color ="" , background="", bgcolor ="" , bgimage = “” type = “” link ="" href ´="" hel=""

gostaria de saber como o richtextbox result poderia ler as coisas que estão dentro de uma tag exemplo <input type=“button”>

como posso fazer type=“button” ser lido e como posso fazer um valor dentro de “” ser lido ou interpretado se não corresponder aos valores definidos.

O proposito do projeto é colocar somente funções html 4.1 para poder ler html e ser aprimorado pelo publico para que visual basic tenha um webbrawser que possa ter novas funcionalidades exemplo digamos que o webbrowser padrão não consiga ler tal site ou aparesente erros. O usario intala essa api e atualizada para html5 (opensource) para poder ler comandos que o webbrowser não tem.

Obrigado a todos um grande abraço.

@Michaelsiernandes dê uma olhada nesta biblioteca:

https://html-agility-pack.net/