Veredito parcial no caso Oracle vs. Google a respeito do Java x Android

O resultado parcial do julgamento pode até invalidar o julgamento “em si”, se os advogados do Google forem bem-sucedidos.

[quote]
Oracle proved that Google infringed on copyright of Java APIs. Was it OK for Google to do so since Java APIs are open and free to the developer community? The jury had no answer to that.[/quote]

Leiam mais detalhes, e esqueçam as análises apressadas que as agências de notícias (que não têm advogados) estão falando sobre esse julgamento.

http://www.readwriteweb.com/mobile/2012/05/jury-delivers-partial-verdict-in-oracle-v-google-java-showdown.php

http://www.groklaw.net/article.php?story=20120507122749740

[quote=PJ][Recap do dia: Google ganhou tudo exceto a única questão que o juiz terá que decidir de qualquer maneira, a questão SSO das APIs.

O júri considerou, como haviam sido instruídos a assumir, para efeitos de deliberação, que as APIs, suas estruturas, sequências e arranjos, podem ser protegidas por direitos autorais, mas de maneira alguma isto é em definitivo.

A mesma questão, na seção b), fora perguntado se o Fair Use invalidava qualquer infração, caso fossem encontradas, mas o júri não pôde resolver essa questão. Entretanto o juiz terá de decidí-la. Isso virá mais tarde neste mês.

Enquanto isso, a Oracle prevaleceu apenas em 9 linhas de código que o Google admitiu antes do julgamento ter incluído por engano e depois removido do Android atual. O próprio perito da Oracle, o juiz destacou na corte, assumiu que essas linhas não valiam nada. 9 linhas fora de milhões. Então isso significa que, se olharmos para os danos, até agora a Oracle ganhou nada. Não há responsabilidade.

Você não pode ter infração, sem considerar o Fair Use, afirma o Google, e haverá “briefing”(?) sobre isso. Alguém tem que decidir essa questão do Fair Use. E então o juiz deve decidir sobre a questão se os direitos autorais protegem as APIs. Se ele decidir que não protegem, como o Tribunal de Justiça da União Européia decidiu, então Fair Use é irrelevante.

E a Oracle sai com absolutamente nada na fase de direitos autorais deste litígio, que foi anunciado em toda parte por pessoas da Oracle como “O Item Mais Valioso”, se você lembrar. Não deixe ninguém te enganar. Hoje foi uma grande vitória para o Google. É por isso que depois que o júri saiu, nosso repórter diz que na mesa do Google, eles estavam rindo, e a tristeza reinava no lado da Oracle.

E eu vejo que alguns jornalistas estão surpresos ou confusos, porque ouviram um fluxo constante de FUD da Oracle pelas pessoas erradas. Lembram das manchetes sobre este ser um caso de US $ 6 bilhões? Nunca foi e agora ele nunca será.][/quote]

Muito bem, esperemos para ver o desfecho final, e como falado, o FUD ta demais nas materias sensacionalistas, principalmente nos sites nacionais pt_BR.

Pois é, eu li algo parecido algumas horas atraz.

Dizem aí nessa fonte que ser for realmente condenado os danos pela infração serão insignificantes.

Li essa matéria na BBC News ontem a noite…
sinceramente? nem sei o que dizer, acredito que o mundo tecnológico seria muito mais beneficiado se tais gigantes se ajudassem. Acredito que nenhuma das duas esta interessada no dinheiro, mas sim em prejudicar a imagem da outra.

Guerra de fura olho!

O Android não é Java. Nunca foi. Isso que o Google está fazendo é o que a Microsoft tentou fazer na década de 90, criar um Java incompatível para destruí-lo.

Se o Google não quer pagar a Oracle, tudo bem, então crie uma plataforma própria! Assim como a Microsoft criou o .Net e a Apple mantém o seu ecossistema com o Objective C separado de todo mundo.

Não acho que vai acontecer, mas queria que o Google se ferrasse totalmente.

[quote=Longino]O Android não é Java. Nunca foi. Isso que o Google está fazendo é o que a Microsoft tentou fazer na década de 90, criar um Java incompatível para destruí-lo.

Se o Google não quer pagar a Oracle, tudo bem, então crie uma plataforma própria! Assim como a Microsoft criou o .Net e a Apple mantém o seu ecossistema com o Objective C separado de todo mundo.

Não acho que vai acontecer, mas queria que o Google se ferrasse totalmente.[/quote]

Só para constar o objective c não se enquadra no mesmo quesito de “vm” das outras duas citadas. Objective c é um subset da inguagem c, como c++ e gera código nativo.

A questão da google é a seguinte:
Google nunca vendeu o nome “java virtual machine” como a microsoft fez com MSJVM.

Essa briga que acontece aí em cima não é mais por código copiado. Isso a google já conseguiu provar que não é mesmo. Agora a briga é pela “api java”, apenas um conjunto de interfaces e nomes de classes, e que a google alega que não pode ser patenteada por estar debaixo de licença opensource( o que também é verdade). Mas se não me engano o juiz Alsup já deu a senteça que a organização dela pode sim ser patenteada. Então a google deve pagar por isso, mas deve ser um valor bem aquém do a oracle propôs(os 6 bilhões).

O Google quer destruir o Java? :shock:

O Google quer destruir o Java? :shock: [/quote]

Esse tipo de alegação é o que quebra a maioria dos tópicos.

Eu não sei se essa estratégia da oracle foi boa para ela pelo andar da carruagem. Dependendo de como as coisas podem acabar pode ter sido um tiro no pé
de acordo com essas fontes. De certa forma a idéia de java como linguagem opensource era boa para comunidade, e acabou indo por agua abaixo com isso.

** de antemão isso é somente uma opinião minha.

O Google quer destruir o Java? :shock: [/quote]

Esse tipo de alegação é o que quebra a maioria dos tópicos.

Eu não sei se essa estratégia da oracle foi boa para ela pelo andar da carruagem. Dependendo de como as coisas podem acabar pode ter sido um tiro no pé
de acordo com essas fontes. De certa forma a idéia de java como linguagem opensource era boa para comunidade, e acabou indo por agua abaixo com isso.

** de antemão isso é somente uma opinião minha.

[/quote]

Não tenha dúvida. A estratégia ambiciosa da Oracle tá ferrando o Java e todo mundo que trabalha com Java.

Não vai fazer diferença nenhuma quem ganhar. Ninguém vai largar a galinha dos ovos de ouro na mão. :wink:

O Google quer destruir o Java? :shock: [/quote]

Esse tipo de alegação é o que quebra a maioria dos tópicos.

Eu não sei se essa estratégia da oracle foi boa para ela pelo andar da carruagem. Dependendo de como as coisas podem acabar pode ter sido um tiro no pé
de acordo com essas fontes. De certa forma a idéia de java como linguagem opensource era boa para comunidade, e acabou indo por agua abaixo com isso.

** de antemão isso é somente uma opinião minha.

[/quote]

Não tenha dúvida. A estratégia ambiciosa da Oracle tá ferrando o Java e todo mundo que trabalha com Java.[/quote]

Por outro lado, se a oracle perder esse processo abre precedentes pra qualquer um fazer uso da linguagem (legítimo) sem receio de processos semelhantes.

O Google quer destruir o Java? :shock: [/quote]

Esse tipo de alegação é o que quebra a maioria dos tópicos.

Eu não sei se essa estratégia da oracle foi boa para ela pelo andar da carruagem. Dependendo de como as coisas podem acabar pode ter sido um tiro no pé
de acordo com essas fontes. De certa forma a idéia de java como linguagem opensource era boa para comunidade, e acabou indo por agua abaixo com isso.

** de antemão isso é somente uma opinião minha.

[/quote]

Não tenha dúvida. A estratégia ambiciosa da Oracle tá ferrando o Java e todo mundo que trabalha com Java.[/quote]

Por outro lado, se a oracle perder esse processo abre precedentes pra qualquer um fazer uso da linguagem (legítimo) sem receio de processos semelhantes.

Todas as linguagem foram passíveis de uso até hoje sem nenhum problema. Até a ms c# está debaixo da ecma(Olha o projeto mono, gnu dotnet).

Li um artigo interessante agora que expõe esse problema. Olha a bagunça que vai virar essa história de patentear apis.

Isso quer dizer quase todo mundo usa apis clonadas da amazon em webservices, ou seja amazon “crush them all”(incluindo google e oracle).
[/quote]

Ambiciosa (ambitious) != gananciosa (greedy). Você não queria dizer “gananciosa”?

(OK, ok, no dicionário também indica que ambicioso, em português, também pode querer dizer ganancioso; mas normalmente “ambicioso” tem uma conotação positiva - como na expressão “objetivo ambicioso” - e “ganancioso” tem uma conotação negativa - como na expressão “empresa gananciosa e insaciável”.

O Google quer destruir o Java? :shock: [/quote]

O Google quer parasitar o Java. Por que eles não usaram uma linguagem própria? Porque para fazer marketing de uma plataforma totalmente nova seria caríssimo e levaria tempo para as pessoas a adotarem. Eles usaram Java por causa de sua popularidade e para economizar tempo e dinheiro.

O resultado será o de se criar versões incompatíveis da linguagem para plataformas distintas.

Muitos reclamam da Microsoft, mas ela foi lá, investiu e criou uma plataforma ótima para competir com o Java. Como que uma empresa cheia de dinheiro assim como o Google não pode fazer algo parecido?

[quote=andre_salvati]

Não tenha dúvida. A estratégia ambiciosa da Oracle tá ferrando o Java e todo mundo que trabalha com Java.[/quote]

Não vejo como versões quebradas do Java ajudam alguém. Não quero ter que desenvolver uma aplicação para Java da Oracle e outra para Java do Google.

Daqui a pouco estaremos assim como o C# e o Mono. Você precisa desenvolver especificamente ou para Windows, utilizando as APIs da Microsoft, ou para Linux usando o Mono e GTK#.

Porque você chegou nessa conclusão?

O Google quer destruir o Java? :shock: [/quote]

O Google quer parasitar o Java. Por que eles não usaram uma linguagem própria? Porque para fazer marketing de uma plataforma totalmente nova seria caríssimo e levaria tempo para as pessoas a adotarem. Eles usaram Java por causa de sua popularidade e para economizar tempo e dinheiro.

O resultado será o de se criar versões incompatíveis da linguagem para plataformas distintas.[/quote]

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Essa é uma leitura muito rasa da situação e da própria definição da tecnologia.

O Google não esta criando máquinas virtuais como foi o intuito da Microsoft com a MSVM.

Na verdade a própria Oracle tem muito a ganhar com o Android usando Java, uma vez que está sob um mercado muito bem sedimentado e firmando mais desenvolvedores nessa plataforma.

[quote=Longino][quote=andre_salvati]

Não tenha dúvida. A estratégia ambiciosa da Oracle tá ferrando o Java e todo mundo que trabalha com Java.[/quote]

Não vejo como versões quebradas do Java ajudam alguém. Não quero ter que desenvolver uma aplicação para Java da Oracle e outra para Java do Google.

[/quote]

Errado.
Algo que jamais acontecerá é você desenvolver alguma aplicação com o “Java do Google” (como você chamou, o que já é por definição inválido).

O que acontece é que usa-se a linguagem java pra desenvolver no Android, fato, mas com as particularidades do Android, assim como se faz quando você desenvolve com Hibernate, JSF ou qualquer outro framework.

O Google quer destruir o Java? :shock: [/quote]

O Google quer parasitar o Java. Por que eles não usaram uma linguagem própria? Porque para fazer marketing de uma plataforma totalmente nova seria caríssimo e levaria tempo para as pessoas a adotarem. Eles usaram Java por causa de sua popularidade e para economizar tempo e dinheiro.

O resultado será o de se criar versões incompatíveis da linguagem para plataformas distintas.[/quote]

Eu concordo com você até antes da parte da linguagem. A google usou sim a linguagem java por causa da sua popularidade. Hoje muita gente sabe escrever java e foi o caminho mais curto para se trazer desenvolvedores para a plataforma.

Mas na parte da linguagem não é correto afirmar incompatibilidade porque:

  1. Se você escrever um programa para oracle vm em java, ele é totalmente portável para dalvik. Se você excluir alguns toolkits como swing e swt(que usa widgets nativos). Frameworks e apis não fazem parte da sintaxe de uma linguagem.

  2. A plataforma sim é completamente diferente, e isso quer dizer que deve-se escrever em java, mas respeitando o ciclo de vida da aplicação, que é diferente justamente por causa da plataforma(assim como escrever em java para jme e jse)

Não tem como existir uma linguagem incompatível com ela mesma, o que existe é incompatibilidade entre as plataformas. Mas aí é o cunhão entre google copiou código proprietário da oracle vm e não comprou tck. Ou java é opensource com JDK então posso implementar uma vm também opensource e dizer que é java. Isso já é assunto da justiça.

A linguagem java foi usada de maneira correta na plataforma android, tanto é que todas as pessoas profissionais da mesma desenvolvem para android sem problemas, inclusive portando código da plataforma jse.