Verificar um diretorio X e linkar os arquivos dentro para download

11 respostas
java
R

Boa tarde, sou iniciante na área, atualmente trabalho como trainee em uma empresa e eles me pediram para desenvolver uma aplicação que verifica os itens de uma pastar no servidor, e gera links dos arquivos que tem dentro para download…

Eu nunca fiz algo nesse nível antes na faculdade ou até mesmo em projetos pessoais, estou bem perdido nisso para falar a verdade e não tenho ninguém para me orientar, já pesquisei bastante mas até o momento não achei nada…

Alguem pode me passar uma base de como posso desenvolver isso ? quais funções existem para verificar um diretório… agradeço muito qualquer possível ajuda

11 Respostas

Lucas_Camara

Como é esse servidor onde estão os arquivos? Como vc tem acesso à ele?

R

esse servidor é onde está hospedado o tomcat com a aplicação web… então eu iria fazer a aplicação e depois subir no servidor para rodar

R

os arquivos vai estar dentro da webapps/aplicaçãoweb/download

Lucas_Camara

E esse projeto web usa algum framework (como Spring ou algum outro do tipo, por exemplo)?

R

cara o projeto é em jsp, usa servlet, struts… que eu me lembro não usei nenhum framework até agora… mas se for mais facil desenvolver com algum framework não vejo nenhum problema em desenvolver usando.

Lucas_Camara

Você pode usar Servlet para realizar o download dos arquivos.

@WebServlet("/download")
public class DownloadServlet extends HttpServlet {
    private final int ARBITARY_SIZE = 1048;

@Override
    protected void doGet(HttpServletRequest req, HttpServletResponse resp) 
      throws ServletException, IOException {

resp.setContentType("text/plain");
        resp.setHeader("Content-disposition", "attachment; filename=sample.txt");

try(InputStream in = req.getServletContext().getResourceAsStream("/WEB-INF/sample.txt");
          OutputStream out = resp.getOutputStream()) {

byte[] buffer = new byte[ARBITARY_SIZE];

int numBytesRead;