Versão do Java

Olá pessoal,

Gostaria de saber de vocês se é mais recomendável utilizar para programação o java jdk 8 ou o mais recente, ou ainda se vocês recomendam alguma outra em específico.

Desde já agradeço a atenção.

JDK 8 ainda é muito utilizado, os novos JDKs tem um foco maior em Web, se vc programa em desktop e tem (ou acha que terá) clientes que usam 32bits, é bom ficar no 8 mesmo.

1 curtida

Entendi, valeu!!

1 curtida

Vc está perguntando pra poder estudar ou pra implantar em algum cliente?

Se for pra algum cliente especifico é bom ver os requisitos dele, mas se for pra estudar, é melhor pegar as versões mais recentes.

Tudo o que funciona na versão 8 do Java, vai funcionar normalmente nas versões mais recentes. Ou seja, no processo de aprendizado da versão mais recente, vc já vai aprender coisas da versão 8.

Se vc conhecer os recursos que só tem nas versões mais recentes e for desenvolver pro Java 8, basta não usar tais recursos. Agora, se estudar a versão 8 e for desenvolver pra versões mais recentes, correrá o risco de usar praticas desatualizadas, classes obsoletas e não vai tirar proveito das facilidades que foram introduzidas.

@rodriguesabner qual a relação dos clientes que usam 32bits com o JDK 8? Eu sei que a Oracle não fornece instaladores 32bits das versões mais recentes, mas há outros fornecedores que oferecem sim, tipo a AdoptOpenJDK, veja:

E eu achei os instaladores pra Windows deles bem legais porque até o Path eles configuram pra vc.

Aí só faria sentido ficar no Java 8 por causa dos 32bits se o Oracle JDK fosse uma exigencia.

2 curtidas

Poxa cara, que legal. Eu realmente não conhecia, acabei me afastando do JavaSE por esse motivo de 32 bits.

Valeu pela dica!

1 curtida

Cara, muito obrigado, sua resposta foi bastante esclarecedora. No momento estou apenas estudando e pretendo entrar no mercado em breve, provavelmente com aplicações desktop.

1 curtida

Recomendo já partir para web.

3 curtidas

@Lucas_Camara na sua opinião Java é uma das melhores tecnologias para backend no mercado ou não valeria apena optar por ele?

É uma das melhores, sem dúvida. Há bastante mercado para se trabalhar com java. Acho que vale muito a pena aprender sim.