Bom dia Senhores e Senhoras,
O que vocês, programadores, trabalharmos nos interiores (como programador)?
Tem ideias?
Bom dia Senhores e Senhoras,
O que vocês, programadores, trabalharmos nos interiores (como programador)?
Tem ideias?
Não entendi nada do que tu quis perguntar.
Eu sempre trabalhei no interior.
No interior de prédios, de salas mal ventiladas, mal climatizadas, mal acabadas ou se acabando…
Brincadeiras à parte, existem regiões onde as próprias capitais e maiores cidades já não oferecem muitas oportunidades a devs, quanto mais no interior.
Muito porém, o agronegócio seja um cliente em potencial e em plena e franca expensão, ainda não existe uma consolidação de regiões do interior onde haja um polo de desenvolvimento de sistemas.
Muito embora tenhamos cidades como Campinas e Hortolândia em SP. Pato Branco no PR, Joinville e Blumenau em SC, apenas para citar algumas, isso é bem restrito.
Lá em Pato Branco…
Bom, trabalhar no interior é meio relativo. Por mais interior que seja, existem cidades grandes que pagam o mesmo que a capital, e existem cidades menores que pagam bem menos que a capital. Isso é relativo ao custo de vida, oferta e demanda, enfim… tem mil e uma leis de mercado que vão influenciar.
A qualidade de vida é maior, na minha opinião. Acho que o que é deficiente é o planejamento de carreira. Mas enfim, é incorreto generalizar, uma vez que cada empresa tem sua política, cada cidade tem sua oferta, cada macroregião tem seus tendências…
Daí…
Já ouvi relatos que em algumas cidades, como Blumenau e Joinville, existe um tipo de acordo entre os recrutadores e gestores para evitar a “prostituição” de profissionais. Eles não oferecem salários diferentes (maiores) (prática muito comum em Curitiba, SP e etc). Não sei se é real, mas, todas as propostas que recebi, salvo pequenas variações, eram muito parecidas (para não dizer iguais).
Quase um sistema de cartel.
Engraçado, aqui na minha cidade temos isso com postos de combustível. Não existe variação, e quando algum posto resolve desafiar isso, meses depois ele fecha e o dono se muda pra outra cidade…
Trabalho remoto é uma boa para trabalhar no interior. Custo baixo e ganhando em dolar (x * 4 = $$$$).
Me explique como faço ?
Primeira coisa é saber inglês. Depois procurar por vagas remotas (Linkedin tem bastante).
Resido em Blumenau à 1 ano praticamente, pelo menos o que tenho presenciado até o devido momento esse fato não é real, pode ser que já houve algum dia, ou que, ainda existam algumas empresas que pratiquem tal ação, mas em sua maioria não vi acontecer.
Conheço duas cidades do PR que este fato acontece!
Maringá e Cascavel, existe uma baixa rotatividade de profissionais devido à esse esquema.
Justo. Esqueci de referenciar a época em que isso ocorreu e foi há alguns anos atrás.