Olá pessoal, sou novo com programação mas gostaria de ouvi-los a respeito de uma dúvida. Estou querendo desenvolver uma aplicação, mas vou ter que me preocupar de primeira mão com segurança, o que seria mais recomendável nesse caso? Desculpem desde já minha ignorância, ainda estou aprendendo, mas tinha pensado em cria-la usando PHP ou JSF, JSP. Desculpem mais uma vez ainda não sei o que de fato, faz ou não diferença pra uma aplicação do tipo.
Muito obrigado pessoal.
Visando segurança
6 Respostas
PHP é uma linguagem, já JSF e JSP são especificações do java, segurança depende muito do programador, pois toda linguagem oferece formas de se proteger, é associado o java para sistemas de grande porte e PHP para sistemas de pequeno porte, mas isso vai de cada um.
Quando você fala em “segurança” … você quer que sua aplicação tenha usuário e senha para poder ser acessada ???
Você está falando em consumir serviços REST por exemplo, com segurança?
Ou você está falando em um nível mais amplo, envolvendo infraestrutura, vulnerabilidades de servidores, etc…
De que escopo estamos falando?
Huum entendi Andry, muito obrigado!
Então quivirtuoso, estava planejando fazer um site, ele terá login senha normal, mas estava pensando também na parte mais ampla como você falou, segurança envolvendo tudo isso mesmo, infra, vulnerabilidades etc., só pra eu ter uma luz e saber melhor pra que lado posso começar a pesquisar mais. Muito obrigado.
Bom, sobre a infra, tudo vai depender de como será seu ambiente.
Se você mesmo for montá-lo do zero, na Amazon por exemplo, e contratar os serviços a nível de “estrutura” (IaaS), você terá que se preocupar sim com as políticas de acesso às portas e demais vulnerabilidades que os servidores que você instalar por conta podem ter.
Se você optar por contratar os serviços no nível de “serviço” (SaaS), muitas destas coisas já são controladas pela prestadora.
Sobre a segurança de software, além do login tem uma série de outros itens que são importantes…
Como serão armazenados as senhas no banco? texto plano? encriptadas? que tipo de criptografia? você mesmo vai criar? vai usar algum algoritmo já consagrado? (MD5 por exemplo)
E o seu banco? podera ser acessado remotamente? ou somente pela maquina local? (isso diminui o acessso porem restringe que falhas sejam exploradas)
Enfim, mencionei alguns tópicos… mas a questão de segurança vai longe… 
Espero ter ajudado em algo, e que muitas das coisas que eu disse sirvam para que você estude estes pontos e amplie seu inicio de carreira.
Abs.
Ãããhh guivirtuoso, nossa legal, não sabia de algumas coisas aí, ajudou sim e muito, vou pesquisar mais sobre esses serviços. Obrigado mesmo pela visão!