A Portugal Telecom, uma das donas da Vivo anunciou que a irá até o natal oferecer a tecnologia GSM para seus clientes. Mantendo uma rede GSM e CDMA ao mesmo tempo, e após passando a usar a tecnologia de terceira geração do GSM.
Primeira pergunta, a Vivo sempre disse que CDMA era a tecnlogia do futuro e o GSM a tecnologia do passado. E agora? Ela ta retrocedendo?
A nokia anunciou que não irá mais fazer celulares CDMA.
Mas o pior mesmo é pra mim, que sempre adorei falar mal da Vivo por hoby e agora não vou poder mais. Se bem que estava meio sem graça falar mal da vivo porque todo mundo concordava, não tinha ninguem pra mim convencer que o CDMA é muito ruim e que a Vivo MENTE descaradamente quando diz que CDMA é a tecnologia do futuro.
Não sei, posso estar enganado, e se estiver me desculpem, mas pelo que aprendi na faculdade, tecnicamente CDMA é superior a GSM. Mesmo o livro de redes do Tanembaum tem um capítulo bem interessante falando a respeito… bem, não sei o que outros autores dizem.
O fato é que GSM é bem mais utilizado hoje em dia, acredito que vai ser bom ter mais uma operadora GSM, apesar de não gostar da Vivo.
a) Tecnicamente a codificação CDMA é superior à GSM (que é uma variação do TDMA).
b) É por isso que uma variação do CDMA é usada nos serviços 3G, mesmo em operadoras GSM.
c) No entanto, não é porque a codificação é superior que sua implementação sempre será superior.
[quote=esb]
Não sei, posso estar enganado, e se estiver me desculpem, mas pelo que aprendi na faculdade, tecnicamente CDMA é superior a GSM. Mesmo o livro de redes do Tanembaum tem um capítulo bem interessante falando a respeito… bem, não sei o que outros autores dizem.
O fato é que GSM é bem mais utilizado hoje em dia, acredito que vai ser bom ter mais uma operadora GSM, apesar de não gostar da Vivo. [/quote]
Sim, isso é fato, tecnicamente o CDMA é superior ao GSM. Mas na prática as vantagens do CDMA não se mostram atraentes frente as vantagens do GSM.
Eu sempre utilizei celulares GSM (Claro e Oi) mas em algumas situações me deixaram na mão. Uma delas foi em uma viagem para Visconde de Mauá. Só VIVO tinha sinal. E onde eu trabalho só pega VIVO também. Apesar disso eu continuo utilizando GSM.
Eu já ouvi falar que a tecnologia GSM possui um problema chamado “ponto cego” onde o celular não pega de jeito nenhum, mesmo que uma antena esteja próxima. Alguém pode confirmar isso?
A desculpa da Nokia é que GSM é a tecnologia que domina o mercado.
Mas andei lendo esses dias que a Qualcomm andou processando a Nokia por causa de algumas patentes. E a Qualcomm é a dona da tecnologa CDMA.
Pro fabricante do celular pouco importa a tecnologia! O que lhe interessa é vender, e lucrar o máximo possível.
E é justamente na questão lucro que entra o motivo da Nokia ter abandonado o CDMA. Essa tecnologia é propriedade da Qualcomm, então a Nokia precisa pagar pra usá-la. Provavelmente a Nokia não estava gostando do valor cobrado pelas licenças…
Será que podem vir ai promoções e baixas tarifas? afinal seriam todas operadoras oferecendo GSM, e a vivo com a sua “super carga de MKT” vai querer a todo custo migrar usuários TIM/Claro e os seus próprios usuários CDMA, que podem ficar meios cabreiros com a Vivo e pensar em ir pras outras operadoras GSM que já são consolidadas.
Com a aumenta de demanda no mercado, talves melhore até a velocidade em que os parelhos chegam aqui no Brasil, e com certeza o preço terá que ser melhor tbm, afinal todas operadoras vão oferecer modelos iguais de aparelhos.
Ótimo, agora só falta eles pararem de vender telefones bloqueados só p/ os chips da operadora e permitir trocar de operadora sem mudar o número… aí sim o negócio vai ficar bom…
eu diria q a intenção da vivo é abraçar as duas tecnologias utilizando apenas uma. acredito q essa tecnologia seja a união das duas.
WCDMA: Wideband CDMA. tecnologia de 3ª Geração que será adotada pelas operadoras GSM. Sua versão européia é conhecida como UMTS (Universal Mobile Telecommunications System, ou Sistema de Telecomunicações Móveis Universal). Velocidades de até 2Mbps.
A Vivo esperou o máximo que pode utilizando tecnologia CDMA, apostando que na troca para 3G ela sairia na frente, como saiu com alguns serviços em cidades como SP.
Porém 3G ainda esta um pouco distante de ser realmente viável no Brasil, principalmente que ainda há espaço para a base de clientes crescer sem precisar de novos serviços.
Acho que com a constante perca de market-share e sem uma previsão de breve estar migrando para 3G a Vivo decidiu aderir ao GSM e tentar inverter a tendencia de perda de share.