Você se considera inteligente por ser um programador?

Programar exercita o cérebro, da mesma forma que qualquer atividade o faz.

O problema é que cada vez mais nossa sociedade se depara com problemas mais abstratos. E por isso se considera inteligente quem tem facilidade de resolver tais problemas.

Só um comentário: essa porcentagem é apenas uma “idéia” da utilização. Os neurologistas declaram, sempre, que toda essa ponderação que fazem sobre o quanto o ser humano usa seu cérebro é apenas uma estimativa, de modo que nenhuma estatística pode ser levada veementemente em conta.

Isso é fato apenas pensando-se assim: não pode-se definir porcentagem de algo que não se sabe o total. O que quero dizer é que ainda não sabe-se por completo qual a capacidade máxima de um cérebro humano bem desenvolvido, portanto, não é possível dizer que usamos 3/X (3% sobre x que seria a capacidade total) da capacidade se não sabemos o valor de x.

T+.

[quote=Yky Mattshawn][quote=neohacker]
Só comentando (atualizando) o Ser Humano utiliza cerca de 3-4% da capacidade cerebral.
[/quote]

Só um comentário: essa porcentagem é apenas uma “idéia” da utilização. Os neurologistas declaram, sempre, que toda essa ponderação que fazem sobre o quanto o ser humano usa seu cérebro é apenas uma estimativa, de modo que nenhuma estatística pode ser levada veementemente em conta.

Isso é fato apenas pensando-se assim: não pode-se definir porcentagem de algo que não se sabe o total. O que quero dizer é que ainda não sabe-se por completo qual a capacidade máxima de um cérebro humano bem desenvolvido, portanto, não é possível dizer que usamos 3/X (3% sobre x que seria a capacidade total) da capacidade se não sabemos o valor de x.

T+.[/quote]

Fui pesquisar pra ver se eu estava mesmo errado, e a real capacidade seria 3-4%, e acabei me deparando com isso:

http://www.pesquisapsi.com/linhacetica/article/38/o-ser-humano-nao-usa-so-10-da-capacidade-cerebral

:roll:

[quote=giulianocosta]Programar exercita o cérebro, da mesma forma que qualquer atividade o faz.

O problema é que cada vez mais nossa sociedade se depara com problemas mais abstratos. E por isso se considera inteligente quem tem facilidade de resolver tais problemas.[/quote]

entao vai exercitar o cerebro cortando cana…rs

[quote=caduengenheiro][quote=giulianocosta]Programar exercita o cérebro, da mesma forma que qualquer atividade o faz.

O problema é que cada vez mais nossa sociedade se depara com problemas mais abstratos. E por isso se considera inteligente quem tem facilidade de resolver tais problemas.[/quote]

entao vai exercitar o cerebro cortando cana…rs[/quote]

Hehehehe… Não vou nem responder…

Verdade, Luca. Seu comentário me fez lembrar desse post no blog da Katty Sierra.

Sobre a pergunta, depois de ler tantos blogs por aí, não sei se me acho tão esperto assim. Mas ao menos ser curioso me ajuda bastante.

valeuz…

Podemos dizer que o que fazemos é uma mistura entre uma esponja e um saco sem fundo: Sempre tem alguém que escreve ou diz coisas que te faz sentir-se um estúpido. :slight_smile:

Quem acha que está usando bem sua inteligência sendo um programador, vá em frente. Pessoalmente, preciso de dias melhores e uma vida mais saudável e não sei se é com programação que isso vai acontecer.

Percebi que alguns posts acabaram relacionando inteligência com senso de oportunismo. De fato, tem um fundo de verdade nisso.

T+

[quote=Luca]Olá

Garoto de programa, micreiro, code monkey ou programador são razões para se sentir inteligentes? O cara pode até ser inteligente mas para trabalhar em baia de fábrica de software ou de consultoria de 3 letras, se for muito inteligente atrapalha. Melhor ser burro mesmo mas do tipo “Get things done”.

[]s
Luca[/quote]

Bom, eu trabalho em uma “consultoria de 3 letras” e acrecento o seguinte no que você disse. Além da inteligencia da pessoa poder virar um ponto negativo dentro do ambiente de trabalho, se não tomar cuidado, a empresa acaba atrofiando o seu cerebro, pois tem tanta gente e tantos cargos para fazerem coisas simples e geralmente as tarefas já vem quase todas mastigadas. E o que você acaba virando com isso? um code monkey!

Sobre o tópico …
Não me considero uma pessoa fora do normal, apenas tenho facilidade com algumas atividades.

Masssss adicionando um comentario sobre o tópico, não acho que a inteligencia seja o principal atributo para desempenho ou classificação de capacidade de um ser humano!

Que que adianta ser inteligente e ficar com a bundona na sala assistindo televisão ou milhares de dvds. Inteligente para mim é quem coloca na prática as suas idéias e usa a massa cefalica em prol de alguma coisa!

Conheço pessoas que se fizer teste de Q.I. vão se suicidar, porém são tão determinadas que são tão capazes quanto os super-dotados!

Abraços.

Eu ainda não me considero um programador pois não domino nenhuma linguagem, mas entendo de regra de negócio (sistemas comerciais)… acho isso mais fácil doq programar o.O

Coloquei no Google porque ser programador e em primeiro no ranque apareceu essa pergunta… :roll:

Ressuscitando tópico… :wink:

Me considero inteligente,mas não por ser programadora… :stuck_out_tongue:

inteligente é a pessoal que estuda, isso sim se torna uma pessoa desse nivel.

Se vc entende linguagens de computadores (qualquer uma), trabalha em empresa que não é sua, obedece “ordens” de pessoas que muitas vezes nem formação na àrea tem, é assalariado (PJ de uma nota só tambem conta), etc, etc, etc e ainda assim pensa que é inteligente. Deixe de tolices e reflita novamente.

Perceba:

a) A maioria das pessoas consideradas perigosas (lideres de gangues, administradores do trafico, assassinos,…) na nossa sociedade possuem QI BEM ACIMA do normal.

b) A universidade (ao menos as nossas) formam mão de obra, não objetivam identificar ou melhorar a inteligencia de ninguem.

c) Individuos considerados realmente inteligentes na nossa era criam coisas ou idéias que irão durar por centenas de anos e consequentemente muda a vida de milhares e milhares de pessoas. Fique a vontade para lembrar do Mr. Bill Gates, Mr. Steve Jobs, Mr. Henry Ford e outros neste momento.

d) Associar computadores a inteligencia diferenciada é coisa da decada de 80.

flws

Inteligência na minha percepção é alguém que
consegue resolver um problema complexo com extrema facilidade.

Na nossa área eu considero as pessoas que criam entidades utilizando
técnicas de inteligência artificial os mais inteligentes,
pois é preciso pensar e saber o que está fazendo, antes de implementar algo.

Não é qualquer um que consegue criar um software com comportamento
inteligente.

Faça um teste para entrar na Mensa, para saber se tem um QI elevado:

http://www.mensa.com.br

Se eu fosse inteligente já teria entendido que tudo que temos não vale de nada e teria voltado a ser um primitivo…

Hoje ser programador é uma coisa qualquer. Talvez na faculdade exija algo a mais, mas na vida real o que vejo é a construção de CRUDs nas mais variadas formas e me parece que quanto mais mecânico melhor para o “mercado de trabalho”.

Talvez na época dos criadores da linguagem C e até o final dos anos 80 era algo que realmente fosse para pessoas intelectuais. Ou não.

[quote=Jesuino Master]Se eu fosse inteligente já teria entendido que tudo que temos não vale de nada e teria voltado a ser um primitivo…

Hoje ser programador é uma coisa qualquer. Talvez na faculdade exija algo a mais, mas na vida real o que vejo é a construção de CRUDs nas mais variadas formas e me parece que quanto mais mecânico melhor para o “mercado de trabalho”.

Talvez na época dos criadores da linguagem C e até o final dos anos 80 era algo que realmente fosse para pessoas intelectuais. Ou não.[/quote]

De certa forma, para a maioria é, mas os projetos que eu entro não são nada CRUD, e exigem bastante de mim. Eu pessoalmente acho melhor, pois eu acabo procurando soluções novas quase todos os dias.

Eu estou vendo o Mensa, nem sabia que isso existia.

[quote=Marky.Vasconcelos][quote=Jesuino Master]Se eu fosse inteligente já teria entendido que tudo que temos não vale de nada e teria voltado a ser um primitivo…

Talvez na época dos criadores da linguagem C e até o final dos anos 80 era algo que realmente fosse para pessoas intelectuais. Ou não.[/quote]

De certa forma, para a maioria é, mas os projetos que eu entro não são nada CRUD, e exigem bastante de mim. Eu pessoalmente acho melhor, pois eu acabo procurando soluções novas quase todos os dias.

Eu estou vendo o Mensa, nem sabia que isso existia.[/quote]

Alguns tem essa sorte :slight_smile: Também conheço pessoas que mexem com compiladores, programação em tempo real, programação baixo nível. Esses comem livros e são muito exigidos! Mas na WEB (arrumarei inimigos por isso…), muitas vezes, as coisas são tão repetitivas que chega uma hora que ler sobre novos Frameworks MVC chega a ser tediodo, pois o novo diz somente ao nome, já a técnica é a mesma de um outro projeto pré pronto com o mesmo objetivo (com ligeiras variações…).

É mais ou menos isso que to falando ó::

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/rede/gestao20/software/fabrica-de-software-e-uma-besteira/

Também curto muito quando dá a louca no cliente e inventa coisas diferentes para fazermos aqui. Mas é raro :frowning: .

[quote=Marky.Vasconcelos]De certa forma, para a maioria é, mas os projetos que eu entro não são nada CRUD, e exigem bastante de mim. Eu pessoalmente acho melhor, pois eu acabo procurando soluções novas quase todos os dias.
[/quote]

Como eu faço pra conseguir isso cara ?? nem que seja um estágio na indústria… Só sei que na situação atual tá ruim… Coisa repetitiva em cima de coisa repetitiva… já encheu…

Abs []

isto é lenda urbana

[quote=adriano_si][quote=Marky.Vasconcelos]De certa forma, para a maioria é, mas os projetos que eu entro não são nada CRUD, e exigem bastante de mim. Eu pessoalmente acho melhor, pois eu acabo procurando soluções novas quase todos os dias.
[/quote]

Como eu faço pra conseguir isso cara ?? nem que seja um estágio na indústria… Só sei que na situação atual tá ruim… Coisa repetitiva em cima de coisa repetitiva… já encheu…

Abs [][/quote]

Bastante força de vontade e esperar as oportunidades certas aparecerem e correr atrás, foi assim que consegui o meu.