Uhm, bom, concordo com vc, fcmartins, mas o ingles nao eh da mesma familia - sendo uma lingua anglo-saxonica. Portugues eh uma lingua latina. Por acaso - e ainda bem - ambas usam quase o mesmo alfabeto.
Não existe acaso nisso CV, é culpa das invãsões romadas e depois árabes.
Eu quiz dizer da família indo-européia, que dividem muitos elementos estruturais em comum, muito mais em comum que o chinês que é de uma família totalmente separada, e por isso mesmo mais difícil de aprender.
Uma coisa que eu esqueci de comentar, é que lendo alguns dos comentários da RFE que pede o idioma chinês eu fiquei com a impressão de que para muitos a solicitação de suporte ao chinês foi menos em função de uma real necessidade e mais em função de a mesma existir em japonês, portanto com a rivalidade entre os dois países os chineses se sentiram ofendidos em não terem documentação própria.
Olá pcalcado, mais e se isso fosse traduzido pela comunidade java brasileira? não por “tradutores”, não sei, mais provavelmente teria poucos erros, pois são as pessoas que usam no dia a dia a linguagem…[/quote]
Considerando que a média daqueles que compõem a “comunidade java brasileira” é composta por disléxicos que escrevem ou se expressam muito mal, acho melhor nos mantermos com a versão em inglês dos javadocs
incrível q assuntos q não deviam render nada de discussão rendem tanto por aki… hehehehe…
no fim das contas ninguém vai mudar a opinião de ninguém e só vai rolar flames…
soh pra constar: prefiro documentação inglês… não sabe inglês? só lá lá…
tem q pedir nada pra Sun não, pega o mini dicionário e vai traduzindo palavra por palavra q vc consegue… ((;
hasta.
eu ão tendo pq o daniel fica falndo que há tandos disléxicos??? :?:
Não devemos esquecer q a China é a economia q mais cresce no mundo, e uma API em Mandarim Simplificado atingirá um universo de 950milhões de pessoas, e como a Sun não é nada boba…
Se eu fosse pedir para q a Sun fizesse alguma coisa em português pediria para ela fazer a certificação.
Bom… como já mencionei antes, não dependo de material em português, mas não vejo problema nenhum se houvesse a opção do javadoc em português! Mas já que isso é um drama e tanto… vou esculachar!!!
Escrevi um post atrás falando de livros de autores brasileiros!
Porr…!!! Se o cara é iniciante e tem dificuldades com inglês, livros de autores brasileiros é o que não falta. Livros com didática superior a essas bosta igual ao Deitel, que apesar de ter uma didática suficiente pra aprender, não se compara a pelo menos uns 4 livros de brasileiros que já li!
Do que adianta ficar querendo também a bosta da doc em portuga, se a a galera nem se arrisca em experimentar livros diferentes!!! Sempre fica na mesmisse… seguindo trilhas mais dolorosas e não se questiona se há uma caminha mais ágil!
Eu gostaria de que a Sun traduzisse o javadoc por questão de consideração aos brasileiros que apoiam muito o crescimento da tecnologia… mas esse papo de que iniciante vai poder usar ele é balela!
Basta se questionar que a formas mais inteligentes de aprender java sem depender de tradução nenhuma.
Se alguém gosta de trauduzir para que um iniciante possa estudar é só ajudar a galera do think in java! É um dos livros de OO mais completos que tem por ai, e com certeza estão precisando de ajuda!
Abraços!
Thiago
Bom não sei sobre a comuninade Java lusofona, mas para meus estudos de português seria ótimo! [size=9](javadoc em finlandês, porém, nem quereria ver.)[/size] -Sami
A gente poderia pedir para traduzirem as keywords também
publico vácuo façaAlgo(){
se(esteTopico.deuNoSaco()){
Linha linha = novo Linha();
encadeamento.iniciar();
}
Corda texto = "que coisa enjoada!";
car[] coisas = texto.separar(" ");
}
Gostei da idéia…
publico vazio noisNaBalada()
{
publico vazio principal(CadeiaDeTexto argumentos[])
{
temMinaFeia(verdadeiro);
enquanto (temMinaFeia())
{
garcom.skolGelada();
se (eu.estouBebado())
atribuirTemMinaFeia(falso);
}
enquanto (!temMinaFeia())
{
pegarQuemSorrir(Genero.FEMININO);
}
rua.taxiPraCasa();
}
}
A Sun aceitou meu RFE (Provide documentation in Brazilian Portuguese)
http://bugs.sun.com/bugdatabase/view_bug.do?bug_id=6281400
Registrem-se na Sun Developer Network:
https://softwarereg.sun.com/registration/developer/en_US/login?create=1
e votem.
Thingol, agora tem que divulgar isso ae
Movido apra notícias
Quem se cadastrou para votar nesse RFE e tiver voto sobrando pode gastar aqui:
:arrow: html4.x support within a JEditorPane
:arrow: No way to determine if KeyTyped valid key sequence
:arrow: url=http://bugs.sun.com/bugdatabase/view_bug.do?bug_id=4285834 File.list( FilenameFilter ) is not effective for huge directories[/url]
:arrow: RFE: Support for ogg/vorbis format
Dêem uma pesquisada na base de dados e olhem quais RFEs/bugs vocês acham mais importantes, mesmo que não sejam esses, e votem. Quando você se cadastra você recebe 3 votos e com eles pode ajudar a Sun a saber o que é importante para os desenvolvedores e quais áreas priorizar.
Eu sinceramente não vejo necessidade de traduzir para português, mas vou votar lá, pq não vou deixar de ajudar os que não sabem inglês fluentemente e muito menos dizer que não são bons programadores, pois, eu pessoalmente conheço pessoas que não são fluentes e mandam muito bem.
[]´s
Agora está em 46 votos, com mais uns 40 votos já aparece na lista dos 25 Top RFE’s, e isso pode fazer o pessoal da Sun se movimentar. Ajudem!
E obrigado por colaborarem.
Eu em particular sou outro que não precisaria da documentação em português, mas se os chineses conseguiram, porque não nós?
(obs: o RFE do “Provide documentation in Chinese” ainda aparece como “em andamento”, mas o último build do Mustang incluiu-o na lista dos “resolvidos” - infelizmente não sei se foi “fechado - não será feito” ou “fechado - será feito”
Bem pessoal,
Acompanhei todos os posts com respeito ao assunto da tradução do JavaDoc e agora vou dar a minha PRÓPRIA OPINIÃO sobre o assunto.
Antes de mais nada, vou me apresentar.
Me chamo Kirk Patrick, tenho 24 anos, sou de Goiânia/GO.
Faz 6 meses que iniciei em Java e desde então tenho pegado pesado para
aprender a linguagem e OOP. Também sou administrador de empresas. Tenho duas empresas em Goiânia. Uma se chama Aksis Network e outra se chama Meu Jeito (esta ultima ainda está em fase de desenvolvimento dos produtos e definição da estratégia de negócios). Agora que me apresentei, vamos à discussão.
Vou falar sobre o Java da ótica de um iniciante.
Ao procurar aprender java, encontrei uma série de problemas. Desde a escolha da IDE, qual pacote instalar (se JSE bastava ou era necessário J2EE) até o aprendizado dificil de OOP e da linguagem java (estruturas de controle, API’s e por ai vai).
Temos muito material sobre OOP e java em português para baixar ou ler na internet? Sim, temos. Os JUG’s contribuem com o aprendizado? Sim
contribuem, são uma mão na roda. Mas existem ainda problemas que precisam ser sanados.
Por exemplo. “Rodei” a internet dias e dias atrás de material em português, baixei tudo que encontrava, mas poucos me serviram. Peraí Kirk, mas você acabou de falar que temos muito material em portugues! O que você está querendo dizer? Estou querendo dizer que a maioria do material que está disponível em portugues não tem uma didática muito eficiênte. Mesmo se tratando de um material estremamente técnico é preciso ter uma didática que seja clara, consisa e fácil para que o iniciante e até o cara que já programa a anos aprenda com mais facilidade.
Eu tenho pelo menos 20 apostilas sobre OOP, que vão de 10 páginas até
explanações imensas de 60 páginas. Só que cada uma com uma linguagem mais dificil que a outra. E para quem está iniciando, vira uma confusão. Querem ver um exemplo. Entre no portal java e vejam o material de Orientação a Objetos Parte I e II que está disponível para os iniciantes. Qual iniciante, sem pelo menos noção de OOP iria entender aquele material? Eu acredito que pouquissimas pessoas (se eu estiver errado me corrijam). E se o objetivo e atrair pessoas para o aprendizado da linguagem java aquele material não está cumprindo com seu papel. E aquilo é só um exemplo.
Se sobre OOP é assim, imagine sobre a linguagem propriamente dita. O cara que tá iniciando, quer saber porque é obrigatório escrever “public class OlaMundo” no inicio do seu código. O cara quer saber qual a diferença de classe e objeto, pois parece tudo a mesma coisa na teoria. E a maioria do material disponível não explica isto. O que de certa forma impede a galera de aderir ao Java. Nas faculdades e universidade então, nem se fala. O professor(a) vai dar aula e soca uma apostila de OOP e java básico que parece mais saido de um filme de terror de tão complicado. O pessoal logo desiste de aprender java. Falam que é muito confuso. Que é dificil. Que é melhor ir para Delphi ou VB. O próprio professor fala isto. Que java é dificil. É dificil porque não usamos de uma didática legal. Falta didática nos materiais e apostilas.
Os JUG’s a vezes criam problemas que não deveriam existir também. Um exemplo clássico que já cansei de ver e a famosa pergunta “qual IDE devo usar?” Ai vira aquela coisa. Cada um puxando sardinha pro seu lado. Se o cara perguntou, ele quer saber qual IDE é a mais usada nas empresas. O cara não quer aprender NetBeans (que é mais fácil pra iniciantes) só para depois saber que quando ele for para uma empresa ele vai ter que aprender a usar JBuilder ou Eclipse. Quando um iniciante faz uma pergunta, muita coisa tá implicita naquela pergunta. Principalmente o futuro profissional dele (se ele desejar trabalhar como desenvolvedor Java).
Quanto ao JavaDoc, se for possível que tenhamos o JavaDoc em pt_BR, legal. A maioria não pode gostar, mas os iniciantes vão adorar e eu creio que é isto que importa. Então, vote para que a Sun pelo menos “pense” em colocar o JavaDoc em portugues. Vai te custar apenas alguns cliques do mouse e isto vai trazer um certo orgulho para a galera do Java no Brasil. Vamos nos sentir mais importantes. E se o JavaDoc for dificil para iniciantes vamos então criar um conteúdo mais fácil. Cursos ou mini-cursos mais baratos que possam ser ministrados vai internet. Assim, vamos trazer mais pessoas para o Java e tornar ela cada vez mais popular.
E contrariando muitos. A maioria dos estudantes e profissionais de informática não falam nem inglês técnico. É a nossa realidade, infelizmente.
Fica ai a minha opinião. Depois vou colocar minha opinião da ótica de um administrador.
Um abraço.
Desculpe ai qualquer coisa.
Se eu estiver errado. Podem me corrigir.
Alguém está conseguindo comentar lá ??
Dá um unexpected error :?
Eu consegui comentar lá usando Firefox 1.0.4 e sem proxy. Talvez seu proxy esteja dando problemas, por exemplo.