Boa noite galera do fórum, tenho 18 anos e vou começar mês que vem o curso de SI na faculdade e queria algumas dicas de quem já está um tempo programando.
Por qual linguagem começar?
Qual programar usar para programar?
Existe alguma diferença grande entre programar em Windows 10 ou Linux?
Eu posso treinar programação em casa programando que tipos de coisas?
Quais livros sobre programação ou qualquer outro material para iniciante vocês recomendam?
Apesar de nunca ter programado nada eu tenho uma certa noção na área. Bom, é isso aí e valeu pela atenção
Pela que te passarem no curso? A não ser que seja uma linguagem muito incomum, faz mais mais sentido focar na que seus professores definirem. Depois, você muda, se quiser.
Supondo que você quis dizer programa , vai depender da linguagem escolhida. Algumas tem IDEs completas (Java, com Eclipse/Netbeans, C# com Visual Studio, C/C++ com várias IDEs).
[quote=“Geralt_Marston, post:1, topic:341630”]
Existe alguma diferença grande entre programar em Windows 10 ou Linux?[/quote]
Sim, mas também depende da linguagem. No geral, as ferramentas mudam. É também uma boa oportunidade para você aprender um sistema diferente do que estiver habituado.
O que você quiser. Pode pegar listas de exercícios (que existem aos montes por aí), pequenos projetos (exemplo: agenda telefônica em lisp), jogos, apps para smartphones, etc.
[quote=“Geralt_Marston, post:1, topic:341630”]
Quais livros sobre programação ou qualquer outro material para iniciante vocês recomendam? [/quote]
Sem saber quais seus objetivos ou o que verá na faculdade, as sugestões serão genéricas. Não faz sentido alguém recomendar o livro de algoritmos do Cormen se você não tem interesse na parte mais “pesada” de algoritmos.
Recomendo ter um pouco de paciência e esperar o curso começar .
E aí, também curso Sistemas de Informação. Estou no 2º Ano. Só por curiosidade, vai fazer um qual universidade?
Vou te dar umas dicas baseadas no meu 1º ano.
Meu professor deu algumas aulas de portugol, mas depois pegou firme em Java. Então, provavelmente Java.
Lá onde eu estudo o professor usa bastante o Eclipse (que eu particularmente adoro), mas também já vi Netbeans. Então, dê uma olhada nesses dois
Assim como o amigo disse acima: depende da linguagem. Em Java por exemplo, não senti diferença impactante. Além disso, temos o Eclipse para Linux com as mesmas funcionalidades que para Windows.
Como você nunca programou nada antes, recomendo que faça exercícios básicos e clássicos, para entender variáveis, laços de repetição, estruturas de decisão, arrays, etc…
Tendo em conta de que você ainda é ‘bem leigo’, um livro de lógica de programação não iria mal, mas é realmente melhor esperar o curso começar, assim você saberá melhor no que focar. Mas provavelmente Java é a linguagem mais estudada durante o curso inteiro.
@Geralt_Marston eu estava na mesma ansiedade que você, vou começar a fazer SI na FIAP, e já queria comprar livro kkkk., mas alguns amigos meu pediram pra eu esperar começar para saber realmente qual precisaria comprar.
@matheus.cirillo eu vi que você vai pro 2 ano na FIAP, e aí o curso realmente é bom? Me inscrevi lá começo agora em fevereiro, tem dicas que você nos recomenda?
Por qual linguagem começar?
Geralmente, as faculdades seguem uma ou duas linguagens durante o curso. Espera pra ver qual é, e se gostar, estude ela no começou. Ou pode dar uma olhada em outras.
Qual programar usar para programar?
Cada linguagem possui uma IDE apropriada, então depende da linguagem.
Existe alguma diferença grande entre programar em Windows 10 ou Linux?
Linux e só pra servidor, fixa no Windows mesmo.
Eu posso treinar programação em casa programando que tipos de coisas?
Começa com exercícios, depois de tiver com uma noção legal eu recomendo voce bolar um projeto pessoal e usar ele pra voce evoluir
Quais livros sobre programação ou qualquer outro material para iniciante vocês recomendam?