Web service acessando banco de dados

Olá pessoal!

Estou começando com web services e gostaria de saber se é viável um web service acessar banco de dados.
Gostaria de saber se desta forma não estou descaracterizando o Web service.
Desde já agradeço.
Abraço!

[quote=j2tinho]Olá pessoal!

Estou começando com web services e gostaria de saber se é viável um web service acessar banco de dados.
Gostaria de saber se desta forma não estou descaracterizando o Web service.
Desde já agradeço.
Abraço![/quote]

Esse tipo de Design, chama-se Entity Services ou “DataCentric”, onde o nome do seu serviço é sua entidade, exemplo : Cliente, Pedido…

É um design que possui uma granularidade muito fina, o que dificultará muito a manutenibilidade do seu sistema. Imagine um cenário de negócio onde você precise de uma série de entidades, terá que fazer muitas chamadas e lembre-se, essas são remotas.

Onde esse tipo de design é recomendado ? Quando você tem legado, aquelas PL´s da vida que possuem muita regra de negócio, ou uma View que possui muita agregaçaõ, então faz sentido, pois o negócio já está contido no seu banco.

Outra saída para não incorrer num modelo Anêmico de Serviços - http://jim.webber.name/2008/04/19/30b4f0e9-f67a-4310-bf38-ca0a3423206e.aspx , é utilizar técnicas de DDD e transcrever para seu Model mais responsabilidades, para não deixá-lo somente como um cara burro sem auto-conhecimento.

Então, você não irá expor propriamente dito as operações (CRUD), mas fará uso delas em operações (métodos) de negócio.

O Design Task-Services, ele parte de uma tarefa como: AdministracaoClientes e que toca mais de uma Entitidade. Se ele lida somente com uma única entidade, você pode ter um Entity Service Rico :slight_smile:

Espero não ter ficado muito confuso, mas é isso.