estou estudando Web-Services e EJB e tenho uma dúvida, é possível que o web-service em um sistema possa substituir o EJB? Por exemplo, eu poderia escrever um sistema que todas as regras de negócio estejam em um web-service ou o correto seria escrever o EJB e do EJB construir as regras de web-service?
Acho que uma coisa não exclui a outra. Um sistema pode ser totalmente baseado em web services e usar EJBs. O conceito de web services está associado a interligação de sistemas, troca de mensagens, aproveitamento de legado e coisas assim. Nada impede que o sistema que esteja processando o pedido de um web service use EJBs.
Então eu poderia colocar toda a lógica de negócio em EJBs e fazer a integração com outros sistemas através de web-service?
Eu estou construindo uma infraestrutura onde o módulo de apresentação (no caso HTML) possui além da camada que gera a tela, uma camada que controla o balanceamento de carga e redundância da camada de lógica do negócio (distribuída em vários servidores) e essa comunição entre o módulo que controla o balanceamento e redundância e o módulo da lógica de negócio eu estou pensado em utilizar Web-Service, a idéia do web-service se dá pelo fato de o sistema que está sendo construído poder se comunicar com outros sistemas que futuramente e essa comunição já ficar pronta. O que acha disso?
[quote=hlhaas]Então eu poderia colocar toda a lógica de negócio em EJBs e fazer a integração com outros sistemas através de web-service?