estou estudando Web-Services e EJB e tenho uma dúvida, é possível que o web-service em um sistema possa substituir o EJB? Por exemplo, eu poderia escrever um sistema que todas as regras de negócio estejam em um web-service ou o correto seria escrever o EJB e do EJB construir as regras de web-service?
Acho que uma coisa não exclui a outra. Um sistema pode ser totalmente baseado em web services e usar EJBs. O conceito de web services está associado a interligação de sistemas, troca de mensagens, aproveitamento de legado e coisas assim. Nada impede que o sistema que esteja processando o pedido de um web service use EJBs.
Então eu poderia colocar toda a lógica de negócio em EJBs e fazer a integração com outros sistemas através de web-service?
Eu estou construindo uma infraestrutura onde o módulo de apresentação (no caso HTML) possui além da camada que gera a tela, uma camada que controla o balanceamento de carga e redundância da camada de lógica do negócio (distribuída em vários servidores) e essa comunição entre o módulo que controla o balanceamento e redundância e o módulo da lógica de negócio eu estou pensado em utilizar Web-Service, a idéia do web-service se dá pelo fato de o sistema que está sendo construído poder se comunicar com outros sistemas que futuramente e essa comunição já ficar pronta. O que acha disso?
[quote=hlhaas]Então eu poderia colocar toda a lógica de negócio em EJBs e fazer a integração com outros sistemas através de web-service?
Eu estou construindo uma infraestrutura onde o módulo de apresentação (no caso HTML) possui além da camada que gera a tela, uma camada que controla o balanceamento de carga e redundância da camada de lógica do negócio (distribuída em vários servidores) e essa comunição entre o módulo que controla o balanceamento e redundância e o módulo da lógica de negócio eu estou pensado em utilizar Web-Service, a idéia do web-service se dá pelo fato de o sistema que está sendo construído poder se comunicar com outros sistemas que futuramente e essa comunição já ficar pronta. O que acha disso?
[/quote]
Como o Luca falou, uma coisa não exclui a outra. Um webservice pode ser uma das representações de um EJB para o resto do mundo, assim como podem haver outras. Mas, falando exatamente em exportar a interface de um EJB como webservice, um artiguinho bem legal é http://www.javaworld.com/javaworld/jw-08-2004/jw-0802-ejbws_p.html
P.S.: você precisa mesmo criar este mecanismo de comunicação para outros sistemas AGORA?
Pronto, agora abri a polêmica para todo mundo falar mal da infra JEE para web services. Eu estou do lado da turma que joga pedras mas nem por isto deixo de estudar só porque alguém meteu o pau.