Webservice Dúvidas por onde começar

1 resposta
programaçãowebservicephp
R

Bom dia!

Estou começando um projeto e preciso saber por onde começar.

Seguinte eu preciso fazer um site com um sistema de login/senha, até aqui acredito que tudo será em php.

O projeto é fazer uma consulta de CPF/CNPJ onde a pessoa coloca o numero e eu trago os resultados, nesse caso sei que preciso de webservice.

Todos os dados que eu quero colocar nessa consulta são de sites gratuitos, quero montar uma consulta de crédito.

• Receita Federal
  • Sintegra
  • Ações judiciais
  • Protestos gratuitos

Eu preciso montar uma consulta de crédito, com todos os dados gratuitos.

Preciso saber quais linguagem de programação vou usar.

PHP = fazer o site com sistema de login/senha
MYSQL = criar o banco de dados
WS = fazer a transferencia de informação dos sites para minha consulta.

Alguém me ajuda por onde eu posso começar?

Grato.

1 Resposta

peczenyj

vamos la

para fazer login e senha vc vai sim precisar de um banco de dados, porem cuidado ao armazenar senhas. pense no dano que seria se a base de dados vazar. uma solução é vc armazenar o hash + salt no banco de dados. Veja ao final dessa resposta.

para acessar um webservice, digamos da Receita Federal, vc precisa saber que tipo de webservice isso é ( Rest? SOAP? algo mais obscuro e sinistro? ) e se é disponibilizado um client que ja faz tudo pra vc (alguns sites podem fornecer uma versão java ou php). se não, vc precisa ler a documentação e montar os requests de acordo.

SOAP em geral existe um arquivo descritor ( o WSDL ) que vc pode usar para gerar codigo automagico.

qualquer webservice que vc vai consultar vai ter algum tipo de autorização. vc provavelmente vai ter que ler como é feita a autenticação ( se é OAuth, Basic Authentication, etc ) e ler como vc cria uma autorização para vc. Provavelmente tera restrições do tipo “vc pode fazer x requests por dia”.