Webservice SOAP - CLIENT

Olá pessoal!

Sou novo em java e ainda mais nessa parte de WS-SOAP, por mais velha que a tecnologia seja, ela ainda rola em várias empresas. Preciso de uma ajuda! Alguém poderia me dizer como funciona o SOAP e como funciona a implementação de um CLIENT ? e pra ajudar esse em especifico usa certificado digital para autenticação. Tenho em mãos o WSDL, já consegui importa-lo. O que não consigo é criar o client por completo e também não sei como é feito o envio do XML em questão.
Segue o WSDL: https://preprodefdreinf.receita.fazenda.gov.br/RecepcaoLoteReinf.svc

e também:
https://preprodefdreinf.receita.fazenda.gov.br/RecepcaoLoteReinf.svc?singleWSDL

Alguém poderia me ajudar ?

Os WS SOAP se baseiam em um contrato rígido (o famoso web service definition language, ou simplesmente WSDL).
Nele deverão constar todos os detalhes acerca do(s) web service(s) expostos em um serviço (pode ser apenas um ou mais de um).
O WSDL contém as definições dos serviços em si, das portas e dos bindings e dos XSD (xml schema definitions).
Todas estas informações são relevantes para uma aplicação consumir tal WS.

Um WS SOAP pode ser criado de acordo com uma das abordagens abaixo:

• XSDs first: primeiro você cria, manualmente, toda a estrutura de schemas e, só então, gera as classes que correspondem a tais schemas.
  • XSDs last: primeiro você cria as classes, depois gera os schemas.
    A maioria dos desenvolvedores que trabalham com SOAP prefere o XSDs first (a maioria, eu não).
    Dependendo do que você está usando para rodar esse WS (o java permite rodar em um servidor (servlet container, como tomcat ou application server, como weblogic ou jboss) ou rodar standalone.

O cliente pode ser facilmente criado a partir da IDE que você utiliza. Tanto o netbeans quanto o eclipse (creio que as demais ides tenham opções também), você consegue criar uma aplicação de exemplo, facilmente conversível em uma aplicação cliente real.

1 curtida

Muito obrigado por responder! @darlan_machado