WebService

Estou desenvolvendo um web service Restfull em java, quais as implicações de deixar a parte web no mesmo projeto que está sendo desenvolvido o web service.

O grande impacto é uma aplicação acomplada, mas efetivamente nada o impede de fazer isso, depende muito do contexto do projeto e o quão expansivo ele tende a ser, necessidade de portabilidade e outros fatores, caso haja seria indicado desmembrar essas aplicações, pois em algum futuro caso queira deployar em servidores destintos por algum motivo ou seu web service venha a servir outras aplicações, ele ficaria totalmente independente do seu projeto web respondendo a quem o chamar.

pense na seguinte situação, imagine que seu web-service responde a dois sistemas, responde ao seu sistema e a um sistema terceiro(sem que você tenha controle deste), seu web-service foi produzido dentro do seu projeto web, junto com sua aplicação. Digamos que você implementou uma nova versão do seu sistema, inseriu umas novas telas e agora vai realizar o deploy da aplicação nova com as atualizações, mas não esqueça o sistema terceiro consome seu web-service, você para a sua aplicação para fazer o deploy, pronto o sistema terceiro já esta com problemas para seguir funcionando perfeitamente por que este tem uma forte dependência do web-service que esta totalmente acoplado ao seu projeto web, então se a sua aplicação estiver offline o web-service também estará e o sistema terceiro ficará na mão, entende o problema? e isso em produção é algo totalmente crítico e inviável.

Mas caso não haja a remota possibilidade disso acontecer e você não precisar ou primar por processamento distribuído em diferentes hosts não acredito que isso seja um impacto para você.

1 curtida

pq juntar projetos com arquiteturas diferentes (server x cliente) e tecnologias diferentes (Java x HTML/CCS/JS)? Não faz sentido nenhum ou talvez não tenha entendido o que quer dizer por “parte web”.

Enfim, pra mim as implicações são claras, mais complexidade e confusão desnecessários.