Hoje fui entrar no site do JBoss.org e acabei me deparando com algo bem engraçado, o resultado dos “whiteboards” do Javapolis
Esses whiteboards são quadros brancos que é uma votação. A galera chega e faz um risco e pronto
Existem vários tipos de whiteboards, os que avaliam qual o App Server mais usado, framework web, closures, java 7 e afins
Mas o que mais me chamou a atenção foi sobre os appservers/frameworks web
sobre o whiteboard “which application server do you use?”:
* JBoss = 85
* WebSphere = 47
* WebLogic = 45
* Just Servlet = 38 (Tomcat??)
* Other = 31
* GlassFish = 24
Uma coisa engraçada foi o que os caras que colocaram Websphere escreveram. Do lado do voto estava assim “but not my choice” rsrs
sobre os webframeworks
* JSF = 60
* Struts = 60
* Spring MVC = 58
Eu não sabia que o SpringMVC estava tão forte na parte web. Também podemos perceber que o Struts (não estamos falando do Struts 2) já está em fase de decadência e a prova é que já existem frameworks que ultrapassam ele em questão de uso
E vocês como estão em questão de uso de frameworks e app servers? E o que vocês acharam dos resultados dos desenvolvedores que participaram do Javapolis?
cara achei muito pouco pra servlet. Normalmente o uso do JBossAS está amarrado a algum framework que nem precisa de tudo isso (por exemplo JSF). É duro mesmo entender pq tanta gente está usando application server se poucas aplicações no mercado precisam realmente disso.
[quote]Leozin wrote Eu não sabia que o SpringMVC estava tão forte na parte web. Também podemos perceber que o Struts (não estamos falando do Struts 2) já está em fase de decadência e a prova é que já existem frameworks que ultrapassam ele em questão de uso [/quote]Não há porquê ficar espantado, acho que vc. está esquecendo que há empresas usando frameworks que traga um resultado real as suas aplicações sem necessidae de marketing ou desse “paradigma” de “RI” == “A grande vantagem de você seguir um padrão é a garantia de continuidade das implementações etc…etc…”. A Interface21 é uma empresa que merece ser olhada mais de perto pois é um guarda-chuva de tecnologias, tente acompanhar os congressos que eles realizam de dois anos para cá e vc. vai observar que existe uma evolução continua em seus produtos. Eu particularmente não uso todo o potencial do Spring (=eu confesso que não uso quase nada) mais, há amigos que sabem muito bem fazer essa tecnologia voar em seus projetos e, não estão nem um pouco preocupados com esse nhem…nhem…nhem que tá vindo por ai.
JSF é legal…Seam idem JBOSS etc…etc… ainda há muita coisa para acontecer pois eles não são a bala de prata .