Wicket para um projeto grande, vai bem?

28 respostas
mcbarsotti

Bom pessoal, estou iniciando um projeto pessoal e estou pensando em usar a framework Wicket, a framework Ext Js para fazer o layout (ainda não tenho certeza sobre esse, parece pouco produtivo… ) e hibernate para a persistencia.

gostaria de saber sobre o wicket, alguem já fez algo com ele?
é bom? compensa? tem bugs?
aguenta uma carga boa de usuarios navegando? ( tipo uns 2000 usuários simultâneos )

e o ext js, alguem já usou?

vallewww!

obs: editado para corrigir um erro grotesco no português!

28 Respostas

Mauricio_Linhares

Não é o Wicket que vai aguentar os 2000 usuários, é como você vai usar ele. Se você começar a meter besteiras na sessão do usuário, ele nunca vai aguentar nem a metade disso.

Antes de simplesmente pensar em qual framework usar, pare pra avaliar os seus problemas de escalabilidade e performance, dificilmente escolher um framework ou outro vai fazer diferença no longo prazo, o que pega mesmo é como você vai projetar a solução.

mcbarsotti

Concordo com vc…
uso struts a mais de 3 anos ( atualmente uso struts 2 ), estou saindo dele pois não é nada produtivo e estou em busca de uma framework que seja robusta igual ao struts mas produtiva.

quero saber se alguem já fez um site grande com o wicket, se ele possui as features que a maioria dos frameworks web possuem, tipo internacionalização e todas as outras coisas, se são boas e etc.

aquele esquema de template do wicket, que via classe você concegue montar um template de pagina com cabeçalho, corpo e rodapé ( tipo um sitemash ou tiles ) ele funciona? é bom?

a integração com outras frameworks como spring, hibernate… é tranquila, funciona bacana???

é isso que quero saber, como vc disse, não depende da framework, pois posso fazer um site inteiro usando servlets e jsp’s que vão aguentar muito bem grandes quantidades de usuarios simultaneos…

valew Maurício Linhares pela colaboração e aguardo novas respostas da comunidade!

rodrigoallemand

Estou na mesma situação q vc… minha saída foi montar muito bem minha camada de dominio, utilizar JST + JSP puro na View e deixar a parte de controle com qq framework… afinal de contas, se um dia eu mudar algo, será na camada de controle…
Portanto, faça o planejamento do seu dominio, utilize coisas já garantidas pelo mercado e que tenha facil alteração e deixe a camada de controle para o que vc mais entende… projetos pessoais tem um grande problema: se eles demoram muito a tomarem corpo, o tesão do desenvolvimento acaba…

saoj

Se vc está vindo do Struts, então vai estranhar muito o Wicket, porque ele é component-based.

Se quer continuar no action-based tente o Mentawai (http://www.mentaframework.org) ou VRaptor (http://www.vraptor.org)

rodrigoallemand

Cara, não conhecia esse ExtJS… Muito legal mesmo!!!

mcbarsotti

saoj conheço sua framework, meu primo implementou um sistema enorme na maringa turismo usando o menta, e o vraptor tb já conheço…

o menta já está mais doque provado que é uma exelente framework…

é que eu quero ir para um framework component-based mesmo, para o meu projeto, vai ser crucial.

bacana né cara, só q é um pouco complicado implementar telas usando ele… ainda mais um sistema enorme… é dificil de manter… se for ver o custo/beneficio não compensa muito não…

bom galera, valew pelas sugestões… mas ainda vou ficar aguardando respostas especificas sobre o wicket…

valewww galera!

L

Eu não achei simples extjs, talvez no futuro…

Acho que se vc conbinar jquery (diminui a escrita js, tem plugins etc…) com um layout bacana vc sai ganhando.

Editado:
Eu acho que é uma boa pra quem é forte em desenv no cliente e manja bem de JS pra conseguir fazer workaround quando possível.
extjs não é copy /past and run é penoso pra caramba, pra mim foi.

rodrigoallemand

Fiz uns testes aqui e tb achei ele bem penoso…
Mas tem uma coisa de bom em relação as outras RIAs da vida: pode ser mais dinamico com o JSTL.
Com isso, se vc armar as telas (ai que está o trabalho inicial), a manutenção fica só com o JSTL…

Já no Flex, por exemplo, vc terá um trabalho um pouco mais reduzido mas vai ter que abusar do AJAX…

Mas eu gostei dele. Vou usa-lo num projeto meu pra teste… posto as coisas no futuro!

bbviana

saoj:
Se vc está vindo do Struts, então vai estranhar muito o Wicket, porque ele é component-based.

Se quer continuar no action-based tente o Mentawai (http://www.mentaframework.org) ou VRaptor (http://www.vraptor.org)

E da lhe propaganda

A

Uso Wicket a sensivel sensivelmente 1 ano e recomendo.
A o meu framework de preferencia. O forum do projecto ajuda bastante.
Já usei em um projecto dentro de um Banco e tem se portado muito bem.

O Ext-js também interessante + muito trabalhoso, nunca usei com o Wicket.
User o Ext-js com o Grails.

AT

Henrik

eu tentei usar o extjs, mas o tempo de carga de uma pagina aumentou muito. toda vida tinha que puxar o javascript.

existe alguma boa pratica pra ajudar diminuir esse tempo?

(o tempo que leva pra puxar o javascript, que tem cerca de 800kb)

Henrik

Henrik:
eu tentei usar o extjs, mas o tempo de carga de uma pagina aumentou muito. toda vida tinha que puxar o javascript.

existe alguma boa pratica pra ajudar diminuir esse tempo?

(o tempo que leva pra puxar o javascript, que tem cerca de 800kb)

respondendo uma das minhas propias perguntas, é possivel enxugar o javascript:

victorcosta

Uma opção pra usar o Ext pra quem n eh muito familiar com o Javascript eh usar esse wrapper do Ext pra GWT, com ele vc programa tudo em Java

http://code.google.com/p/gwt-ext/

Olhem os sources da demo
http://gwt-ext.googlecode.com/svn/trunk/site/samples/Showcase/Showcase.html#formWithGrid

mcbarsotti

vc já usou esse wrapper?
sera que rola usar ele com o wicket?

BiraBoy

Não existem outras bibliotecas javascript como o ext-js que sejam bons de usar? O povo tá falando tanto que o bixin é ruim que pelamordiDeus :stuck_out_tongue:

mcbarsotti

acho q da maneira como o ext-js faz não…

mas se juntarmos os efeitos do script.aculo.us, www.prototypejs.org bastante css e html, conseguimos chegar em um resultado bem próximo…

att

romanojr

Uma solução para o javascript seria o JMaki - https://ajax.dev.java.net/ - ainda estou testando aqui mas parece bem facil de manusear

D

Cara, eu conheci jQuery e depois nunca mais quis nada. jQuery agora possui também uma biblioteca de widgets e é o mais rápido que já vi.
Mas tem o YUI da Yahoo e o Dojo Toolkit, que aliás, tá show de bola e é muito usado pelo pessoal do NetBeans, no Visual Web.
Mas não troco o jQuery, porque os plugins dele mata. Pequeno no código e rápido.

Abraços

mcbarsotti

tb vi essa biblioteca de widgets… vc já usou djemacao?? é boa? é rapida msm???

flooowwww

D

mcbarsotti:
djemacao:

jQuery agora possui também uma biblioteca de widgets e é o mais rápido que já vi.

tb vi essa biblioteca de widgets… vc já usou djemacao?? é boa? é rapida msm???

flooowwww

Cara, se você usar vai ficar bobo. Coisa de doido esse jQuery meu. Comecei vendo que havia uma biblioteca que cria máscaras de entrada num artigo no linha de código e fiquei impressionado. Vou ver se acho o link. Depois disso, comecei a engolir tudo sobre jQuery, porque desde o tamanho até a velocidade de carregamento, meu, imbatível. Já usei num projeto de uma intranet de um cliente onde trabalho. Acabei contaminando outros com ela e quem num usava num consegue saber como vivia antes dela.
E cara, aprender jQuery é como passear na praia. Simples demais se você tiver uma noção de JavaScript e CSS. Ele é intuitivo, parece Ruby.
Antes eu tava usando Dojo, mas Dojo é fod…, pesado, lento.

Abraços

mcbarsotti

porra cara, bacana… vou dar uma estudada no jQuery…

só uma pergunta… o jQuery é parecido com a framework javascript prototype??

floowww

muriloagu

mcbarsotti … deixa eu te perguntar!! estou começando aki com wicket aki … vc continuou o seu projeto … gostou … usou qual servidor… eu to usando o jetty

to usando maven + hibernate + jetty

abraços

mcbarsotti

muriloagu:
mcbarsotti … deixa eu te perguntar!! estou começando aki com wicket aki … vc continuou o seu projeto … gostou … usou qual servidor… eu to usando o jetty

abraços

eaee cara, ainda estou fazendo o projeto sim, e o wicket é muito louco, bom msm!!! é muito rapido para desenvolver com ele e integralo com outras tecnologias!!
atualmente estou usando wicket + hibernate + tomcat + dojo.js e o projeto está ficando muito bom!!!
se precisar de ajuda com o wicket me da um toque, tenho muito material sobre ele e talz…

abraços!!!

muriloagu

Nossa que bom cara … tenho umas duvidas sim … vou mandar um email pra vc … da uma olhanda lah vou mandar no mcbarsotti — gmail —
estou querendo trabalhar com wicket + hibernate + maven + jetty

renan_

Dá uma olhada nisso:

Simplify ExtJS for JEE

http://www.exttld.com/

Já usei e aprovo.

muriloagu

mcbarsotti o fluxo de uma aplicação wicket é toda feita em cima de links? a partir da classe application declarada no web.xml só isso que nao peguei bem ainda …

valeu

brunoborges

Os slides da apresentação “Produtividade (e diversão) na Web com Apache Wicket” está disponível no meu blog.

Visitem… :slight_smile:

http://blog.brunoborges.com.br

F

E ae… Blz? o projeto está bom?
Também estou desenvolvendo um projeto com wicket + hibernate + tomcat + maven2.
Uma pergunta como vc está fazendo para fechar as conexões do hibernate?

mcbarsotti:
muriloagu:

abraços

eaee cara, ainda estou fazendo o projeto sim, e o wicket é muito louco, bom msm!!! é muito rapido para desenvolver com ele e integralo com outras tecnologias!!
atualmente estou usando wicket + hibernate + tomcat + dojo.js e o projeto está ficando muito bom!!!
se precisar de ajuda com o wicket me da um toque, tenho muito material sobre ele e talz…

abraços!!!

Criado 20 de dezembro de 2007
Ultima resposta 23 de nov. de 2008
Respostas 28
Participantes 16