Bom pessoal, estou iniciando um projeto pessoal e estou pensando em usar a framework Wicket, a framework Ext Js para fazer o layout (ainda não tenho certeza sobre esse, parece pouco produtivo… ) e hibernate para a persistencia.
gostaria de saber sobre o wicket, alguem já fez algo com ele?
é bom? compensa? tem bugs?
aguenta uma carga boa de usuarios navegando? ( tipo uns 2000 usuários simultâneos )
e o ext js, alguem já usou?
vallewww!
obs: editado para corrigir um erro grotesco no português!
Não é o Wicket que vai aguentar os 2000 usuários, é como você vai usar ele. Se você começar a meter besteiras na sessão do usuário, ele nunca vai aguentar nem a metade disso.
Antes de simplesmente pensar em qual framework usar, pare pra avaliar os seus problemas de escalabilidade e performance, dificilmente escolher um framework ou outro vai fazer diferença no longo prazo, o que pega mesmo é como você vai projetar a solução.
Concordo com vc…
uso struts a mais de 3 anos ( atualmente uso struts 2 ), estou saindo dele pois não é nada produtivo e estou em busca de uma framework que seja robusta igual ao struts mas produtiva.
quero saber se alguem já fez um site grande com o wicket, se ele possui as features que a maioria dos frameworks web possuem, tipo internacionalização e todas as outras coisas, se são boas e etc.
aquele esquema de template do wicket, que via classe você concegue montar um template de pagina com cabeçalho, corpo e rodapé ( tipo um sitemash ou tiles ) ele funciona? é bom?
a integração com outras frameworks como spring, hibernate… é tranquila, funciona bacana???
é isso que quero saber, como vc disse, não depende da framework, pois posso fazer um site inteiro usando servlets e jsp’s que vão aguentar muito bem grandes quantidades de usuarios simultaneos…
valew Maurício Linhares pela colaboração e aguardo novas respostas da comunidade!
Estou na mesma situação q vc… minha saída foi montar muito bem minha camada de dominio, utilizar JST + JSP puro na View e deixar a parte de controle com qq framework… afinal de contas, se um dia eu mudar algo, será na camada de controle…
Portanto, faça o planejamento do seu dominio, utilize coisas já garantidas pelo mercado e que tenha facil alteração e deixe a camada de controle para o que vc mais entende… projetos pessoais tem um grande problema: se eles demoram muito a tomarem corpo, o tesão do desenvolvimento acaba…
saoj conheço sua framework, meu primo implementou um sistema enorme na maringa turismo usando o menta, e o vraptor tb já conheço…
o menta já está mais doque provado que é uma exelente framework…
é que eu quero ir para um framework component-based mesmo, para o meu projeto, vai ser crucial.
bacana né cara, só q é um pouco complicado implementar telas usando ele… ainda mais um sistema enorme… é dificil de manter… se for ver o custo/beneficio não compensa muito não…
bom galera, valew pelas sugestões… mas ainda vou ficar aguardando respostas especificas sobre o wicket…
Acho que se vc conbinar jquery (diminui a escrita js, tem plugins etc…) com um layout bacana vc sai ganhando.
Editado:
Eu acho que é uma boa pra quem é forte em desenv no cliente e manja bem de JS pra conseguir fazer workaround quando possível.
extjs não é copy /past and run é penoso pra caramba, pra mim foi.
Fiz uns testes aqui e tb achei ele bem penoso…
Mas tem uma coisa de bom em relação as outras RIAs da vida: pode ser mais dinamico com o JSTL.
Com isso, se vc armar as telas (ai que está o trabalho inicial), a manutenção fica só com o JSTL…
Já no Flex, por exemplo, vc terá um trabalho um pouco mais reduzido mas vai ter que abusar do AJAX…
Mas eu gostei dele. Vou usa-lo num projeto meu pra teste… posto as coisas no futuro!
Uso Wicket a sensivel sensivelmente 1 ano e recomendo.
A o meu framework de preferencia. O forum do projecto ajuda bastante.
Já usei em um projecto dentro de um Banco e tem se portado muito bem.
O Ext-js também interessante + muito trabalhoso, nunca usei com o Wicket.
User o Ext-js com o Grails.
Cara, eu conheci jQuery e depois nunca mais quis nada. jQuery agora possui também uma biblioteca de widgets e é o mais rápido que já vi.
Mas tem o YUI da Yahoo e o Dojo Toolkit, que aliás, tá show de bola e é muito usado pelo pessoal do NetBeans, no Visual Web.
Mas não troco o jQuery, porque os plugins dele mata. Pequeno no código e rápido.