YABT - Yet Another Blocked Topic

São os ossos do ofício.
Por outro lado, este forum ajudou muito a Caelum a ter projeção nacional, merecidamente, eu penso.
E aos moderadores, oferece uma grande vitrine, que traz exposição e prestígio. Tambem merecidamente.

  • Proibir regras não divulgadas, como regras “entre os moderadores”, como já foi dito. Isto só aumenta a confusão entre o que é permitido e o que não é.
  • Exigir a intervenção de pelo menos 2 moderadores para bloquear um tópico.
  • Não permitir atitudes autoritárias e que desrespeitem o usuário, como excluir sumariamente um tópico simplesmente porque foi postado em local errado.
  • Promover a renovação constante do quadro de moderadores, através de, por exemplo, “mandatos” por período determinado.

Pessoalmente, prefiro filosofia, palavras bonitas e lirismo à ofensas, insultos e ânimos exaltados.

No mais, esse tópico já trouxe auto-avaliações e retratações de ambas as partes, o que está sendo muito mais útil e positivo do que os bloqueios anteriores a tópicos semelhantes.

Desculpe Sergio, eu que nao me expressei bem. Eu sei que voce nao quis dizer isso!! Eu fiz um relato de algo JA ocorrido. Ja recebi notificacoes judiciais (nao suas, mas de BANCO ate) por uso indevido do forum. E inumeras ameacas. Esse tipo de ocorrido me deixa mais arisco. No final, eu acabo respondendo judicialmente por um monte de coisas que nao escrevo.

O que devo fazer? Voce topa assumir os riscos comigo? Tem um bom advogado para nos ajudar? Como evitar isso?

Nao me venha falar que isso nao esta em pauta, pois a moderacao existe JUSTO para evitar esses problemas. Quando comecam ataques pessoais, fechamos o topico para que nao venham nos processar, etc… o que infelizmente é triste.

Nao é uma brincadeira, é um exagero. Vamos ser pragmaticos.

Sergio, vamos tentar resolver isso da melhor maneira possivel, sem polemizar? Ja perguntei: como resolver?

Voce vai ajudar ou vai continuar falando dos erros dos moderadores e de como a sua moral e atitude é mais correta?

Muita gente gosta de voce e tenho certeza que voce pode dar opinioes construtivas, e nao apenas apontar os erros, que eu JA DISSE que realmente ocorrem .

[quote=_Renatu][quote=Ssalgado]Acho que tópicos non-sense acabam sendo engraçadinhos e tal.

Mas daqui a 2 meses você está com algum problema, e quer fazer uma busca no forum, vai que tenha algo que possa te ajudar. Ai você acaba passando por páginas e mais páginas inúteis, que não teriam motivo para estar ali.

Se todos tivessem um pouco de bom senso e não respondessem tópicos sem sentido não teríamos este problema.

my 2 cents[/quote]

Como é feito o sistema de busca do forum?
Direto no banco? Com Lucene?

Uma solução simples não poderia ser retirar (ou separar) os tópicos OFF-TOPIC da busca?[/quote]

Fica a dica:

http://www.google.com/search?q=java±off-topic+site%3Aguj.com.br

Não acredito!!! Ainda não bloquiaram este topico??? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Agora é realmente injusto um cara que criou um forum publico pagar por o que um usuario disse…
ser processado, intimado ou coisa parecida… sujiro na hora do registro ter naqueles termos de uso algo falando o seguinte: “todo e qualquer comentario e oq for dito sera de integra responsabilidade do usuario que mensionou e o forum não se responsabiliza por mensagens de nenhum vigor de usuarios do mesmo” talvez uma clausula destas ja ajude… não sei como são estes esquemas mas…

[quote=pinto]- Proibir regras não divulgadas, como regras “entre os moderadores”, como já foi dito. Isto só aumenta a confusão entre o que é permitido e o que não é.

  • Exigir a intervenção de pelo menos 2 moderadores para bloquear um tópico.
  • Não permitir atitudes autoritárias e que desrespeitem o usuário, como excluir sumariamente um tópico simplesmente porque foi postado em local errado.
  • Promover a renovação constante do quadro de moderadores, através de, por exemplo, “mandatos” por período determinado.
    [/quote]

vou fazer um documento claro para deixar as regras claras: uma pena ter de burocratizar um ambiente tao legal

2 moderadores: quase sempre fazemos isso, vamos formalizar

exclusao de topicos pq estava em lugar errado: nunca soube que ocorreu… rarissimas pessoas me mandam msg avisando de algo.

ciclo de moderadores: ja pensamos muito nisso, e ja ciclamos varias vezes (voces que nao percebem), mas criar um modelo aberto disso é inviavel, ia gerar mais atritos do que assim.

[quote=Paulo Silveira][quote=pinto]- Proibir regras não divulgadas, como regras “entre os moderadores”, como já foi dito. Isto só aumenta a confusão entre o que é permitido e o que não é.

  • Exigir a intervenção de pelo menos 2 moderadores para bloquear um tópico.
  • Não permitir atitudes autoritárias e que desrespeitem o usuário, como excluir sumariamente um tópico simplesmente porque foi postado em local errado.
  • Promover a renovação constante do quadro de moderadores, através de, por exemplo, “mandatos” por período determinado.
    [/quote]

vou fazer um documento claro para deixar as regras claras: uma pena ter de burocratizar um ambiente tao legal

2 moderadores: quase sempre fazemos isso, vamos formalizar

exclusao de topicos pq estava em lugar errado: nunca soube que ocorreu… rarissimas pessoas me mandam msg avisando de algo.

ciclo de moderadores: ja pensamos muito nisso, e ja ciclamos varias vezes (voces que nao percebem), mas criar um modelo aberto disso é inviavel, ia gerar mais atritos do que assim.[/quote]

Eu pessoalmente não acho que isso seja necessário. Apenas um pouco mais de paciência já basta. Quanto a esse negócio de 2 moderadores, acho que também não precisa, basta ter bom senso e cabeça fria para acabar não abusando.

Sobre o assunto original do tópico, concordo plenamente. Li os tópicos que foram trancados e percebe-se que houve sim uma atitude um pouco ditatorial por parte dos moderadores em questão. É fato que, em um fórum como ESTES, haverá tópicos e posts non-sense. Mas a questão ?non-sense? é completamente relativa. O que é non-sense para um, pode não ser para muitos outros. Coisa que aconteceu no tópicoFome e Produtividade no trabalho. Um tópico que começa com “mas são 9h30… e jah estou com fome =P”, realmente não faz sentido, pelo menos para mim. No entanto, o tópico teve muita audiência e só foi trancado depois de 25 páginas de blá, blá, blá non-sense. Se fosse para ser trancado, deveria ter sido, logo na primeira página. Portanto, o critério para trancar um tópico é completamente arbitrário.

Sugestão:

Quando um moderador identificar que um tópico é non-sense, ao invés de traca-lo deixa uma mensagem logo no primeiro post do tópico, informando que o assunto daquele tópico é non-sense e, é fortemente encorajado pela equipe do GUJ, para não continuar postando mensagens, no entanto, continua aberto.

Ou poderia ter algo melhor como um semáforo, onde: VERDE indica que o tópico está com assuntos interessantes e produtivos; AMARELO: indica que o tópico está saindo de assuntos interessantes e entrando no non-sense; VERMELHO: o assunto do tópico é completamente non-sense e é encorajado não continuar postando mensagens; PRETO: O tópico foi trancado, pois infringiu fortemente as regras predefinidas pelo fórum. Neste último caso, ou em todos os outros, poderia haver uma mensagem explicita da equipe do GUJ explicando o motivo da não continuação do tópico.

Poderia existir ainda outros STATUS “semafóricos”, como BRANCO indicando que o assunto é pertinente e carece de respostas; PRETO+VERDE, indicaria que o tópico está trancado, mas tem assuntos interessantes, em fim… Vários status poderia ser encaixado aqui. Quando uma pessoa fosse postar uma mensagem, a primeira coisa que olharia é o status do tópico e, assim, a pessoa teria parâmetros que ajudaria a definir se o seu post contribuiria ou prejudicaria o fórum.

Desse modo, poderia inclui ainda na BUSCA, além da String de pesquisa, o STATUS de tópicos.

É isso ai, deixo meus 2 cents como uma sugestão de melhoria em prol da democracia.

Concordo.
Paciência, bom senso, cabeça fria.
Só que moderadores, como todos nós, são seres humanos. Estão sujeitos a (e no caso deles, têm poderes para) cometer um erro num dia em que estão de mal com a vida, de saco cheio, estressados, etc., etc…
Enfim, coisa normal.
Com 2 opiniões o risco de se fazer uma m… é bem menor.

Ótimo.
Está aí a chance de mostrarmos que somos uma comunidade unida, participante e colaborativa.

Quando podemos começar os testes?

[quote=Rafael Nunes][quote=jmoreira]
Sugestão:

Desse modo, poderia inclui ainda na BUSCA, além da String de pesquisa, o STATUS de tópicos.

É isso ai, deixo meus 2 cents como uma sugestão de melhoria em prol da democracia.
[/quote]

Ótimo.
Está aí a chance de mostrarmos que somos uma comunidade unida, participante e colaborativa.

Quando podemos começar os testes?[/quote]

Se depender de mim, começa hoje mesmo, a partir das 19:00 hs.

Ola a todos

Acredito que a maior parte de quem criticou a administração e os moderadores, não queriam “colocar o seu na reta” pra responderem (até judicilamente como foi dito) por qualquer idiota que passar por aqui pra escrever bobagens…

1- Ninguem foi obrigado se cadastrar…
2- Ninguem é obrigado a ler os posts…
3- Ninguem é obrigado a responder…

O principal motivo que estamos aqui é para aprender alguma coisa …

E como tem gente que usa uns tópicos desse para se aparecerem…e esquecem que tem muita gente que fica de olho neste forum…até mesmo o seu patrão e tem gente escrevendo tanta M3rD@…

Como já disse, não he nenhum problema em que o forum seja moderado. Não ha nada contra essa funcionalidade.
Não ha nada contra o papel de moderador. A menos que ele seja exagerado ( não moderado).
E é só isso, e apenas isso, que está em causa: o exagero.

Quer ter mais controle ? Simples: faça o que eu já sugeri em outros foruns e todos acham que é massante e inutil : contrato de uso.
Quando a pessoa se registra ela aceita o contrato. O fato de estar registrado implica na aceitação. Mais ou menos como aqueles contratos de software em que uso implica na aceitação do risco. Redija um contrato correto, mesmo com a ajuda do pessoa do GUJ , ou sem… o que importa é que seja abrangente sem ser restritivo. Altere o JForum para incluir esse mecanismo ( se é que não tem já). A partir dai as pessoas são responsavéis pelo que dizem e não o GUJ. O máximo que será exigido de vc é que revele a identidade real dos usuários. Isso vc pode controlar com politicas de confidencialidade. Ou seja, vc inclui no contrato de serviço do GUJ que o GUJ não revelará nenhuma identidade de usuário. Estude a possibilidade de poder prover estatisticas de acesso por IP quando solicitado pelas autoridades. O como vc vai fazer isso não sei, mas mais cedo ou mais tarde vc vai precisar. O Google já aceitou algo assim no Orkut é questão de tempo que isso vire regra.

Além disso tudo promova a aceitação e seguimento de valores entre os moderadores e usuários.
Fomente o uso do poder da moderação ( guiar a discussão para o assunto e evitar divagações) e menos o poder de veto.
Use o poder de des-promover o moderador se ele abusar do poder vezes demais. Escreva regras publicas de quantas vezes é demais. Incentive outras pessoas a serem moderadores para que a substituição natural das pessoas não as corrompa. Isso pode ser feito até com um simples ciclo entre os moderadores já existentes.
Em suma, imponha respeito e minimize a possibilidade de corrupção pelo poder.

Sendo bem direto: já disse como: ferramentas não vão resolver, ha que tornar as pessoas conscientes dos seus atos. Isso só se consegue com muita conversa e conscientização.

No caso em epigrafe é apenas isso que é necessário. Se quiser discutir o caso geral de regras de conduta do GUJ proponho que abra um tópico especifico sobre isso.

eu li os tópicos que falaram e antes de tudo gostaria de deixar a minha opinião sobre como poderia melhorar…

Nova versão de JForum? maravilha…maravilha mesmo, eu gosto do guj, não só como o que o forum representa, o quanto ja tive ajuda nesse forum e o quanto eu fico contente em ajudar…

mais eu proponho que tenha tópico ou algo assim flaando o que tem de novo, servindo assim também para que os users proponham algumas outras melhorias (sei q isso vai ter alguns exageros inevitaveis por parte de alguns, mais assim mesmo, acho q pedindo pro pessoal não pedir nada que seja mirabolante em excesso deve ajudar…)

mudança do JForum não me parece ser to interessa,te, até por que não tem essa necessidade…mesmo sendo o outro mais maduro… e eu posso estar tendo um pensamento meio mesquinho (não achei a palavra correta) mais um forum de java usar ferramentas java seria melhor…

camisetas do guj?? legal…eu compraria a minha numa boa… tenho orgulho de participar desse forum

Google AdSense … otimo…isso tb retira um peso das costas dos responsaveis pelo guj…mtos users entram no guj todo dia, eu posso me citar como exemplo… se cada um desses clicasse dia sim dia não…com certeza conseguiriamos os 100 cliques que falaram laaa atras…

a sujestão do luiztiagos (acho q é esse o nome) sobre a clausula la é uma boa… ao menos ajuda a tirar outro peso

ser punidos os responsaveis pelos posts mal educados… isso é uma necessidade a ser implementada…

a ideia do semaforo ai em cima parece ser util para muita gente mais eu não imagino como que seria feito para escolher as luzes acesas … (manualmnte os moderadores selecionarem uma luz eu acho ruim… teria q ser algo automatico, e seria pior ainda de dizer o q q é non sense e o q q não é… e não vale codigo -if (user == duran){ nonSense=true} – hehe )

falando serio agora, em relação ao lado humano da coisa… usuarios tem que melhorar muito, tem mto troll, e tem mta gente alimentando-os…

mta gente ainda não edita o nome dos tópicos com o RESOLVIDO na frente…alguns nem sabem disso, eu mesmo eskeço… agente tem q se educar para isso…

os moderadores também erram, no tópico do duran foi certo ele ter sido bloqueado, porém o tópico citado no começo deste aqui não deveria…moderadores também erram infelizmente…são humanos…

mais assim mesmo ao inves de fica trocando farpa, (coisa q nao leva a nada) é uma boa ocasião para deixarmos de lado os problemas e assim aproveitarmos apenas o que é bom…as melhorias…

A questao é quem tem o poder de decidir o que é “merda”.

Eu acho que um mecanismo de rating para os topicos seria a solucao.

[quote=cmoscoso]A questao é quem tem o poder de decidir o que é “merda”.

Eu acho que um mecanismo de rating para os topicos seria a solucao.[/quote]

Nope - ja fizemos isso aqui e virou “competicao por rating”, ao inves de “conversa sobre java e programacao”.

IMNSHO, o problema do GUJ eh o mesmo de qualquer outra comunidade com um assunto especifico: o grupo eh seu proprio pior inimigo. Pra quem ainda nao leu:

http://www.shirky.com/writings/group_enemy.html

Que tal acabar com o OFF então?

Tudo isso aqui esta sendo por causa do OFF, que tal acabar com o OFF-TOPIC? Não é um grupo de Java, então vamos deixar apenas e somente só cm assuntos de Java, pro resto existe o orkut.

Contratos, termos num sei de que, já falaram com algum advogado para perguntar o valor judicial disso (no Brasil)? Deveriam!

Quando liberdade vira libertinagem, algo tem que mudar não é?

[quote=Luiz Aguiar]Que tal acabar com o OFF então?

Tudo isso aqui esta sendo por causa do OFF, que tal acabar com o OFF-TOPIC? Não é um grupo de Java, então vamos deixar apenas e somente só cm assuntos de Java, pro resto existe o orkut.

Contratos, termos num sei de que, já falaram com algum advogado para perguntar o valor judicial disso (no Brasil)? Deveriam!

Quando liberdade vira libertinagem, algo tem que mudar não é?[/quote]

Eu apoio!

Tem dois caras no GUJ que parece q não fazem nada além de ficar no guj o dia inteiro, mas ao invez de ajudar, ficam o dia todo postando em Off-Topic. Eles estão em todas as discussões fazendo comentários idiotas! Não vou citar nomes pq não quero polêmica pro meu lado, mas é só vc pegar qlq post Off-Topic e ver quem são os dois caras que mais postam besteiras.

[quote=Luiz Aguiar]Que tal acabar com o OFF então?

Tudo isso aqui esta sendo por causa do OFF, que tal acabar com o OFF-TOPIC? Não é um grupo de Java, então vamos deixar apenas e somente só cm assuntos de Java, pro resto existe o orkut.

Contratos, termos num sei de que, já falaram com algum advogado para perguntar o valor judicial disso (no Brasil)? Deveriam!

Quando liberdade vira libertinagem, algo tem que mudar não é?[/quote]

Se não tivesse o offtopic, o GUJ seria menos movimentado, teria menos usuários e consequentemente os demais fóruns do GUJ também teriam menos movimento, menos usuários e menos tópicos. Haveria menos sucesso com publicidade e o GUJ seria apenas mais um forunzinho praticamente abandonado de java.

Mesmo porque nem tudo que há no fórum off-topic é apenas lixo non-sense que só desperdiça espaço nos servidores e polui a pesquisa. Há muito conteúdo de grande valor aqui no off-topic.

EDIT: E outra, se tirararem o offtopic, as pessoas começarão a poluir os demais fóruns com perguntas offtopic.

[quote=Luiz Aguiar]Que tal acabar com o OFF então?

Tudo isso aqui esta sendo por causa do OFF, que tal acabar com o OFF-TOPIC? Não é um grupo de Java, então vamos deixar apenas e somente só cm assuntos de Java, pro resto existe o orkut.

Contratos, termos num sei de que, já falaram com algum advogado para perguntar o valor judicial disso (no Brasil)? Deveriam!

Quando liberdade vira libertinagem, algo tem que mudar não é?[/quote]

eu discordo… eu intendo os seus motivos mais… foram propostas (antes de por mim, por outros) formas de levantar fundos de jeito que não pesa pra ninguem…

e quanto aos off topics, tb tem mta coisa interessante la, não é só lixo… infelizmente é a maioria mais nõ é só…

não é só os off topico problema não…

[quote=Paulo Silveira]
vou fazer um documento claro para deixar as regras claras: uma pena ter de burocratizar um ambiente tao legal
2 moderadores: quase sempre fazemos isso, vamos formalizar
exclusao de topicos pq estava em lugar errado: nunca soube que ocorreu… rarissimas pessoas me mandam msg avisando de algo.
ciclo de moderadores: ja pensamos muito nisso, e ja ciclamos varias vezes (voces que nao percebem), mas criar um modelo aberto disso é inviavel, ia gerar mais atritos do que assim.[/quote]

Paulo,
“Acho que o sergio taborda se colocou muito bem, perante a complexidade sobre divergência e colocações das idéias, e vejo que você poderia repensar sobre a maneira de como os assuntos se evoluiram até aqui, entendo que a melhor gestão e sem o partidarismo e o egocentrismo na certa beneficiara a todos nós”