O problema não é necessáriamente dinheiro, encher o GUJ de doações não vai resolver o problema.
[quote=victorwss]Se não tivesse o offtopic, o GUJ seria menos movimentado, teria menos usuários e consequentemente os demais fóruns do GUJ também teriam menos movimento, menos usuários e menos tópicos. Haveria menos sucesso com publicidade e o GUJ seria apenas mais um forunzinho praticamente abandonado de java.
Mesmo porque nem tudo que há no fórum off-topic é apenas lixo non-sense que só desperdiça espaço nos servidores e polui a pesquisa. Há muito conteúdo de grande valor aqui no off-topic.
EDIT: E outra, se tirararem o offtopic, as pessoas começarão a poluir os demais fóruns com perguntas offtopic.[/quote]
Eu ia escrever exatamente o que o victorwss falou. Sem mais comentários.
não, mais foi proposto um problema, e devido a isso, oram propostas soluções…
acho mto bom isso…assim os participantes do forum podem inclusive a ajudar nos problemas do forum em si…não somente com as duvidas…
[quote=Marcio Duran]
“Acho que o sergio taborda se colocou muito bem, perante a complexidade sobre divergência e colocações das idéias, e vejo que você poderia repensar sobre a maneira de como os assuntos se evoluiram até aqui, entendo que a melhor gestão e sem o partidarismo e o egocentrismo na certa beneficiara a todos nós”[/quote]
Certo Marcio. Partidarismo em que? Quais sao os partidos? E qual entao é sua solucao concreta para resolver o problema?
Como disse ja varias vezes, nao adianta so falar que os moderadores erram.
Nao acho que seja maçante ou inútil, mas acho algo BEM doloroso, e que machuca a liberdade de expressao de todo mundo que participa aqui, sem nenhum efeito positivo mensuravel.
Claro, pq todo mundo que eu conheco cumpre esses contratos a risca. Ja parou pra ler os termos de uso de coisas como o software que vem no seu celular, ou os do UOL? Nao, ne? Nem eu. E nenhum Marcio Duran da vida leria, tambem - nao eh assim que a internet funciona.
[quote=Paulo Silveira][quote=Marcio Duran]
“Acho que o sergio taborda se colocou muito bem, perante a complexidade sobre divergência e colocações das idéias, e vejo que você poderia repensar sobre a maneira de como os assuntos se evoluiram até aqui, entendo que a melhor gestão e sem o partidarismo e o egocentrismo na certa beneficiara a todos nós”[/quote]
Certo Marcio. Partidarismo em que? Quais sao os partidos? E qual entao é sua solucao concreta para resolver o problema?
Como disse ja varias vezes, nao adianta so falar que os moderadores erram.[/quote]
eu tinha tentado pronunciar algo parecido com isso antes e acho que eu não me espressei bem…
pessoal, acusações não vão levar a nada…(vindas ou direcionadas de nenhum dos dois lados, o q ja foi, ja era…ja passo…)
essa é uma ocasião pra todo mundo conversa, propor melhorias… infelizmente isso só atrasa, desvirtualiza, joga o foco para uma coisa que não nos leva para lugar nenhum , nos faz permanecermos parados…
se querem que isso aqui melhore, então ta na hora de fazermos (todo mundo) algo de construtivo, e não só fica trocando acusações, perguntas insinuativas…meu…chega… se quisermos melhorar realmente alguma coisa então chega…
Nao acho que seja maçante ou inútil, mas acho algo BEM doloroso, e que machuca a liberdade de expressao de todo mundo que participa aqui, sem nenhum efeito positivo mensuravel.
Claro, pq todo mundo que eu conheco cumpre esses contratos a risca. Ja parou pra ler os termos de uso de coisas como o software que vem no seu celular, ou os do UOL? Nao, ne? Nem eu. E nenhum Marcio Duran da vida leria, tambem - nao eh assim que a internet funciona.[/quote]
mais os contratos não foram propostos para fazer a macacada se comportar (é obvio q isso nao funciona)… foi proposto para tirar a responsabilidade legal dos mantenedores do forum, e joga-las nas costas dos devidos culpados…
edit:… ao menos foi isso q eu intendi lendo todo o tópico, inclusive as partes que foram propostas isso, como o post q citei do luiztiagos…
Estamos todos aqui nesse momento discutindo os erros e acertos, e uma hora oportuna e democratica, a parti de agora Paulo Silveira , podemos compartilhar as idéias e acolher o melhor senso comum a todos, então não existe partidários,existem sim pessoas que sabem se comunicar sem se ater de privelégios ou supremacia com a imposição de poder se colocando aqui sobre seu valores ou dogmas de se achar Juiz de todos, entãos sejamos civilizados pois somos uma sociedade e temos nossos valores.
A solução concreta já estamos tomando discernimento e se auto se conscientizando sobre as barbares e ilusão das causas.
A responsabilidade legal sempre vai ser dos mantenedores do forum. Acredito que não existe nenhuma forma de tirar essa responsabilidade dos ombros dos mantenedores e colocar nos ombros dos membros do forum - se os mantenedores não são responsáveis, eles são no mínimo co-responsáveis.
Até onde eu sei, o domínio guj.com.br esta no nome de alguém, logo esse alguém é responsável pelo conteúdo desse site. Esse alguém decidiu permitir que outros usuários coloquem conteúdo no site no domínio guj.com.br, logo esse alguém é responsável por criar mecanismos para impedir conteúdo inapropriado no site.
Infelizmente esse é um problema das comunidades on-line.
[quote=Rubem Azenha]A responsabilidade legal sempre vai ser dos mantenedores do forum. Acredito que não existe nenhuma forma de tirar essa responsabilidade dos ombros dos mantenedores e colocar nos ombros dos membros do forum - se os mantenedores não são responsáveis, eles são no mínimo co-responsáveis.
Até onde eu sei, o domínio guj.com.br esta no nome de alguém, logo esse alguém é responsável pelo conteúdo desse site. Esse alguém decidiu permitir que outros usuários coloquem conteúdo no site no domínio guj.com.br, logo esse alguém é responsável por criar mecanismos para impedir conteúdo inapropriado no site.
Infelizmente esse é um problema das comunidades on-line.[/quote]
desculpa a minha ignorancia então, achava que a pessoa concordando por se responsabilizar, o responsavel passaria a ser ele e não somente o dono do forum…
assim mesmo ainda deixa o dono do forum como um co-responsavel, talves assim mesmo responsavel, de fato, isso ja é uma forma de ajudar a deixar os inocentes como inocentes… ja é um escudo para quem não tem culpa da merda feita…
editando…eu nem acho q va atrapalhar por ser maçante assim, talves maçante para alguns, mais a maioria não le… se for bem feito… não vai atrapalha…o unico risco que corre é não ser util para ajudar…
[/quote]
Não é intensão que existe um efeito positivo mensurável e sim que não exista um efeito negativo.
Ao responsabilizar as pessoas pelo que elas fazem vc não está fazendo nada mais do que se espera delas, mas legalmente vc está negando responsabilidade. É a negação de responsabilidade que interessa aos adminstradores do GUJ para evitar processos.
Isso não fere em nada a liberdade de expressão. A pessoa continua sendo livre de dizer o que quiser e sendo responsabilizada como sempre foi. Não eliminação dos direitos dos usuários, apenas diminuição dos deveres da administração do GUJ.
[quote]
Claro, pq todo mundo que eu conheco cumpre esses contratos a risca. Ja parou pra ler os termos de uso de coisas como o software que vem no seu celular, ou os do UOL? Nao, ne? Nem eu. E nenhum Marcio Duran da vida leria, tambem - nao eh assim que a internet funciona.[/quote]
Embora o comentário final não seja apropriado e vá exactamente contra o que se espera de um moderador e se encaixa exatamente no tipo de reprimenda que deveria ser feita a um moderador…
Vc já baixou algum software da sun ? Vc já leu o acordo que tem que ser aceite antes ? Eu já, mas duvido que muitos o tenham feito. Contudo aquela coisa simples dá proteção legal à Sun. É isso que a administração do GUJ precisa para esquivar mais facilmente os processos.
Vc já vi na televisão “O programa que se segue é da inteira responsabilidade dos seus autores e executores ?”
Porque vc acha que isso serve ?
Se duvidam da eficácia desta medida eu entendo, mas não entendo que achem que é melhor ter “nada” do que ter “alguma coisa”.
E sim, devem consultar um advogado. Mas não precisam se não quiserem.
[quote=cv][quote=cmoscoso]A questao é quem tem o poder de decidir o que é “merda”.
Eu acho que um mecanismo de rating para os topicos seria a solucao.[/quote]
Nope - ja fizemos isso aqui e virou “competicao por rating”, ao inves de “conversa sobre java e programacao”.
IMNSHO, o problema do GUJ eh o mesmo de qualquer outra comunidade com um assunto especifico: o grupo eh seu proprio pior inimigo. Pra quem ainda nao leu:
http://www.shirky.com/writings/group_enemy.html
[/quote]
Pois e sempre vai haver pessoas que acham que precisam nos lembrar que hj e sexta feira ou um bando de desocupados fazendo chat. Pelo menos a longo prazo o rating poderia dar bons resultados se aplicado na busca. Nao pra organizar os assuntos recentes na pagina principal do guj nem qualquer tipo de ranking pessoal.
Eu acho ate que o numero de visitas poderiam ser utilizadas como criterio de “relevance” mas parece nao é assim que esta hj o mecanismo de busca.
Chengado atrasado, mas tenho que dar minha opinião.
Qualquer forum do mundo é moderado. Alguns so publicam posts depois da moderação. No GUJ isso seria impossivel.
Por isso qualquer um pode escrever o que quiser e a moderação so vai atuar depois.
Tirando fora o lirismo e a pureza, O GUJ não é dos usuarios. Ele é de uma grupo de pessoas que se dispos a cria-lo e compartilha-lho com a comunidade sem cobrar nada por isso.
Quando voce se registra, voce aceita as regras do GUJ. Ponto.
Ninguem foi obrigado a se registrar.
O GUJ não cobra nada e normalmente te da retorno financeiro indireto(ou ninguem nuca usou o forum p/ resolver um problema de trabalho?).
Se voce não esta gostando, simples, não use.
Nos como desenvolvedores de SW, deveriamos saber melhor do que ninguem que burocratizar um processo não é a solução.
Moderação usa muita subjetividade, por isso vai haver muitas opiniões sobre um mesmo assunto. Eu não vejo problema em alguem moderar minhas mensagens se ele assim achar que deve fazer. Eu aceitei as regras, ou eu cumpro, ou saio fora, simples.
Lembrando que é MINHA opinião pessoal, e não necessariamente uma critica a qum pensa diferente.
[]´s
eu procurei por um Forum “administrativo” antes de posta no off-topic. O link que sugeriu refere-se ao JForum e não o GUJ.
o JForum é um produto que em nada vem ao caso discutir já que não é ele que está em causa.
E sim, é lá que sugestões para melhorar o controle devem ser feitas e não aqui. Não é minha intenção abordar o tema das funcionalidades da ferramenta já que , neste momento, o problema é derivado exclusivamente do comportamento das pessoas.
Achar que um ferramenta resolve esse problema é, a meu ver, ingênuo e portanto ínutil.
Sim, ha melhoramentos no controle do JForum que podem ser feitos, mas isso não vem ao caso aqui e agora. Tlv em outro topico [/quote]
Taborda,
me desculpe, mas eu me referia ao Sergio Figueiras
[]s
[quote=jgbt]
Lembrando que é MINHA opinião pessoal, e não necessariamente uma critica a qum pensa diferente.
[]´s[/quote]
Não tem problema, sobre a sua opinião pessoal, aproveita agora que estamos em um senso comum e busque as melhorias, pois acho que é pra isso que temos as opinões ,senão porque você foi logo colocar a sua aqui, mesmo sendo essa pessoal, você não quer evoluir o assunto, quer deixar ele estatico, nesse momento eu discordo de você e peço que leia as minhas opiniões anteriores que fiz ao administrador Paulo Silveira.
[]´s
-1: o GUJ eh dos usuarios, sim - senao, a moderacao ia moderar o que? Eh erradissimo achar que o GUJ seria a mesma coisa sem os usuarios que tem, seja isso bom ou ruim.
+1
[quote=Marcio Duran][quote=jgbt]
[]´s[/quote]
Não tem problema, sobre a sua opinião pessoal, aproveita agora que estamos em um senso comum e busque as melhorias, pois acho que é pra isso que temos as opinões ,senão porque você foi logo colocar a sua aqui, mesmo sendo essa pessoal, você não quer evoluir o assunto, quer deixar ele estatico, nesse momento eu discordo de você e peço que leia as minhas opiniões anteriores que fiz ao administrador Paulo Silveira.
[]´s
[/quote]
Se eu tivesse sugestões pode ter certeza que eu colocaria, mas não as tenho, porque acho que esta bom como esta.
Por isso opiniei. Se vc pode opinar com sugestões, eu posso opinar que gosto do jeito que esta.
Volto a dizer, eu aceitei as regras quaado me registrei.
Se alguem moderar meus topicos, ok, sem problemas, é a opinião de uma pessoa que esta aqui p/ isso.
E ela faz isso usnado algum criterio que não cabe a mim discutir, ate pq é um assunto bem subjetivo.
Se eu não gostar, não acesso mais, simples.
[]´s
[quote=cv][
-1: o GUJ eh dos usuarios, sim - senao, a moderacao ia moderar o que? Eh erradissimo achar que o GUJ seria a mesma coisa sem os usuarios que tem, seja isso bom ou ruim.
+1[/quote]
Com certeza, a comunidade é feita dos usuarios, e se viemos aqui é pq achamos os usuarios daqui com bom nivel para discutirmos tecnologia.
Mas falei no sentido de algumas pessoas tem mania de se usam alguma coisa, se tornam prorietarias daquilo.
[]´s
Vejam, moderar um fórum percebe-se que não é uma tarefa tão fácil, pois, imagino que é muito complicado ficar lendo TODAS as mensagens postadas e avaliarem se são non-sense ou não. Portanto, inevitavelmente, os moderadores deverão contar com a colaboração de TODOS os usuários. Por isso que sugeri o semáforo, que por sinal, será uma coisa custosa de implementação e que poderá não resolver muita coisa, mas que ajudaria os próprios usuários a tomar decisões sobre postagens.
Mas a idéia é que, TODOS colaborem para um bom andamento do fórum, sem causar transtornos para os administradores. Fazendo uma analogia do motivo deste tópico, pergunto: O que seria do governo Chinês se não contasse com a colaboração da população como um todo? Será que a ditadura persistiria?
[quote=cv]
+1
“Não precisa mudar, mas pode aperfeiçoa-las, você é o meio em que vive, e esse meio que lhe fornece as informações e as fazemos essas trocas de favores desses conhecimentos que compartilhamos e evoluimos todos juntos, e não unilateralmente,e isso também requer de mais soluções.Ser subjetivo e fingir que não temos causas”