YABT - Yet Another Blocked Topic

Participo de alguns outros foruns, de celulares, de fotografia principalmente, e não achem que são foruns pequenos não…

São raros, mas muito raros os problemas ligados a moderaçao, e olha que em alguns deles, ele “bots” rodando, onde simplesmente sua mensagem é apagada e vc notificado por email, quando isso aconteceu comigo, o que eu fiz? NUNCA mais postei “errado” como havia feito antes.
E nesses foruns, o OFF existe, e é praticamente o forum menos usada pela comunidade.
Agora o que vejo é que o GUJ esta indo totalmente ao contrário disso, estão querendo burocratizar coisas simples, debater o que é certo e errado, julgar direitos judiciais e fulano ou beltrano, o OFF virou a grande vedete do forum hoje, será que precisa disso tudo?
Por que os usuários (moderadores tbm são usuários) aqui não podem simplesmente se “comportar” bem como em tantos outros foruns internet a fora? Na minha visão, deveria ser asism já, pelo nível intelectual dos participantes desse forum, mas é exatamente o contrário que esta acontecendo.

Sinceramente, sem ser nem um pouco demagogo, fico realmente triste em ver o nível e tipo de tópico que tem sido criado atualmente no GUJ, e gostem ou não, o GUJ chegou aos números que tem hoje devido ao alto nível dos debates e eficiência dos seus usuários em ajudar a comunidade, e isso esta cada vez mais defícil de se ver por aqui.

Seja lá o que for que todos decidam, o GUJ já perdeu muito com isso.

IMHO !!!

[quote=Luiz Aguiar]Participo de alguns outros foruns, de celulares, de fotografia principalmente, e não achem que são foruns pequenos não…

São raros, mas muito raros os problemas ligados a moderaçao, e olha que em alguns deles, ele “bots” rodando, onde simplesmente sua mensagem é apagada e vc notificado por email, quando isso aconteceu comigo, o que eu fiz? NUNCA mais postei “errado” como havia feito antes.
E nesses foruns, o OFF existe, e é praticamente o forum menos usada pela comunidade.
Agora o que vejo é que o GUJ esta indo totalmente ao contrário disso, estão querendo burocratizar coisas simples, debater o que é certo e errado, julgar direitos judiciais e fulano ou beltrano, o OFF virou a grande vedete do forum hoje, será que precisa disso tudo?
Por que os usuários (moderadores tbm são usuários) aqui não podem simplesmente se “comportar” bem como em tantos outros foruns internet a fora? Na minha visão, deveria ser asism já, pelo nível intelectual dos participantes desse forum, mas é exatamente o contrário que esta acontecendo.

Sinceramente, sem ser nem um pouco demagogo, fico realmente triste em ver o nível e tipo de tópico que tem sido criado atualmente no GUJ, e gostem ou não, o GUJ chegou aos números que tem hoje devido ao alto nível dos debates e eficiência dos seus usuários em ajudar a comunidade, e isso esta cada vez mais defícil de se ver por aqui.

Seja lá o que for que todos decidam, o GUJ já perdeu muito com isso.

IMHO !!!
[/quote]

Bem, eu nunca participei ativamente postando muita coisa. Eu sou mais um leitor assíduo desde 2005 e aprendi bastante por aqui.

Esse ponto em que você tocou é muito importante sim. “Antigamente” os tópicos que mais bombavam e geravam polêmica eram os de Arquitetura (que hoje é Engenharia agrupando outros 2 foruns). Eram discussões e argumentos de primeira, com assuntos muito interessantes de pessoas muito fera, tópicos que as vezes você tinha que deixar para ler em casa por que era tanta informação interessante que não dava para simplesmente passar o olho. Vez por outra rolava um arranca rabo, mas acontece nas melhores famílias.

Será que o GUJ está virando sinônimo de off topic ? Ou de “oba hoje eu estou a fim de ver um barraco” ? Quantas pessoas que participavam ativamente com belos post e relatos diminuiram sua participaçao no forum devido sua “off-topicsação” ?

Luiz Aguiar, sua colocação corretíssima, e me fez voltar um pouco no tempo.

Para finalizar gostaria só de falar também que os off-topic também são importantes, mas com bom senso. Um exemplo de um belo off é o “E o que você anda fazendo” (http://www.guj.com.br/posts/list/97269.java).

O GUJ sempre teve uma quantidade grande de Off-topic, e hoje em dia tem menos que a 3 anos atrás, devido a mudancas que fizemos, pois caso contrario isso deixaria de ser um forum sobre Java para ser apenas um chat em forma de forum.

É inevitavel nao tocar na questao que originou a criacao deste - e outros dois - topicos sobre o mesmo assunto: topicos que foram desvirtuados de seu proposito inicial, onde tudo o que se encontra sao xingamentos e ataques pessoais entre 4 ou 5 participantes, e um padrao de comportamento repetitivo por certos individuos, os quais demonstram ter prazer em receber ataques e causar confusao no forum.

Se um topico tem 20 mil visualizacoes e 500 respostas, mas se dessas 500 mensagens 475 sao brigas e passos de trolls, onde tudo o que se encontra eh um loop inacabavel de mensagens que dizem a mesma coisa com palavras diferentes apenas, causando estresss todo mundo, é inetivavel que o tranquemos.

De novo - a quantidade de mensagens e visualizacoes do topico NAO o caracteriza como de qualidade e muito menos digno de continuar sendo discutido. Temos mais de 40 mil usuarios, e eh impraticavel ficarmos justificando cada acao nossa; é impraticavel ficarmos pegando na maozinha de pessoas crescidas.

Muitas das pessoas que reclamam que seus topicos problematicos foram trancados ou removidos nao comentam que gostam de enviar mensagens privadas xingando ate a mae de quem trancou o topico, e depois postam mensagens “pedindo justica” como se fossem os maiores santos e senhores da razao.

O GUJ tem 7 anos, é de longe a maior e principal referencia online sobre Java no Brasil, e isso se conquistou com muito trabalho, e nao deixando que o forum virasse terra de ninguem.

Vivemos em uma democracia, mas isso nao significa que todos sairao felizem.

Rafael

Bem, eu vou ser bem sincero e quem quiser fazer alguma critica ou gerar um flamewar, por favor faça isso por MP pois nao pretendo prosseguir vendo essa discussão.

De todos os foruns que eu ja participei na vida, esse e um dos unicos que o OffTopic e sempre sobre coding, etc. Nao rola UMA piada sequer, todo mundo é metido a ser muito sério por aqui. Ok, sao as regras do ambiente, mas em todos os foruns que participei nada era assim, nem o forum da CIRRUS que é frio que só a porra.

Um exemplo simples e rapido de eficiencia e o forum do ClubeDelphi, aonde os melhores programadores Delphi de la sao frequentadores assiduos do Botequim do debug (OT de la). Porque(int) Porque gostam de jogar conversa fora tambem, gerar chats, etc.

Agora isso de querer extinguir, isso de querer xingar quem vive no offtopic eu acho uma completa sacanagem, eu por exemplo sempre postei muito no OT porque (int) Eu tinha uma duvida, usava a busca do GUJ e la estava a resposta. As poucas coisas que perguntei foram so porque nao achei ou foram bem no inicio de quando eu estava no GUJ. Nunca posto nada que ja tenha resposta. E todas as minhas replies a alguma duvida falavam pra pessoa procurar sobre algo que ia achar. Se voce for notar, um programador SEMPRE TEM QUE TER espirito de busca e eu sempre gostei disso.

Eu brinco muito (int) Brinco. Encho o saco as vezes da pessoa so pra ver ela irritada (int) Sim. Sou chato quando(int) Sempre que algum comment pra mim vai gerar flamewar ou as vezes quando quero gerar um flamewarzinho, afinal ninguem e de ferro. Desculpem-me por isso e a parte de flamewar eu ja parei de gerar a algum tempinho.

Agora entao se os adms estao incomodados com o OT do GUJ, façam uma caça as bruxas(bruxos, no caso). Porque sinceramente, no forum de gente engravatada e seria como anda isso aqui melhor mesmo e parar de postar brincadeiras ou gerar chats, por fato.

Quanto ao colega que disse que há sempre duas pessoas que postam e parecem que nao fazem nada o dia todo, caso se refira a mim, está muito desinformado. Meu trabalho rende muito bem do jeito que é e postando no forum desse jeito.

Agora uma coisa voces podem ter certeza. So vou postar nesse forum agora quando tiver uma duvida sem resposta ou quando tiver uma duvida de alguem sem resposta e que eu saiba tambem. Desculpe a todos se magoei alguem ai ou entao se a minha postura nao foi tao seria assim ou gerou um flamewar, eu nao sou da tribo que acha que programador bom é programador sério ou que nao fala muito no off topic.

E por favor, caso alguem tenha algum reply para minha msg me manda uma MP, e mais etico e mais interessante em todos os casos.

Grato desde já.

PS: Desculpem-me qualquer coisa. Nunca havia visto um forum tão serio quanto do GUJ.

E outra coisa, a falta de acentos eh pq o layout ta em en_US. E desculpem-me pelo (int), significa interrogacao.

PS: Desculpem-me qualquer postura que nao agradou a qualquer um de voces e nao foi resolvida. Nao vamos discutir mais sobre isso, nao esta mais aqui quem falou. =)

[quote=Rafael Steil]…hoje em dia tem menos que a 3 anos atrás …
Rafael[/quote]
Pois minha impressão era justamente o oposto.
Das duas uma: Ou os off estão mais off ou quando vamos ficando mais velhos ficamos também mais chatos. :smiley:

Um abraço a todos…

[quote=Sergio Figueras]
PS: Desculpem-me qualquer coisa. Nunca havia visto um forum tão serio quanto do GUJ.

E outra coisa, a falta de acentos eh pq o layout ta em en_US. E desculpem-me pelo (int), significa interrogacao.

PS: Desculpem-me qualquer postura que nao agradou a qualquer um de voces e nao foi resolvida. Nao vamos discutir mais sobre isso, nao esta mais aqui quem falou. =)[/quote]

Ironia?? Sarcasmo?? Isso o levará a algum lugar??

[quote=Rafael Steil]
Muitas das pessoas que reclamam que seus topicos problematicos foram trancados ou removidos nao comentam que gostam de enviar mensagens privadas xingando ate a mae de quem trancou o topico, e depois postam mensagens “pedindo justica” como se fossem os maiores santos e senhores da razao.
O GUJ tem 7 anos, é de longe a maior e principal referencia online sobre Java no Brasil, e isso se conquistou com muito trabalho, e nao deixando que o forum virasse terra de ninguem.
Vivemos em uma democracia, mas isso nao significa que todos sairao felizem.
Rafae
l[/quote]
Trancar tópicos sem participar deles, é a pior observação sua, de ser tão infeliz que tais mensagens, é algo do tipo, de você querer vetar direitos sem saber o que isso significa.

Vivemos em uma democracia, mas isso não significa que todos sairão felizes, isso inclui bem você na primeira fileira, pode ter certeza, com tão pessima sabedoria popular.

Que tal fazer levantamento e divulgação de moderadores X quantidade de bloqueios de tópicos/edição de mensagens de outros usuários?

Dessa forma metrificamos o problema e descobrimos os pontos de atuação. Além disso, o GUJ demonstraria o contrário do que estão falando: transparência e respeito pela comunidade de usuários.

Gostaria de dar minha opinião:

Tenho visto muitos aqui alegando que estamos em uma democracia, que o GUJ pertence aos usuários, que o fórum é muito sério…Com relação a isso, eu acho que:

1. Uma democracia não se faz sem regras. Já pensou se todos fizéssemos o que tivéssemos vontade? Quando ouço este tipo de coisa, me lembro das pessoas que avançam sinais de trânsito, não recolhem o cocô que seus cachorros fazem nas ruas ou que promovem festas até alta madrugada, sem se importar se seu vizinho precisa acordar às 5:00 para trabalhar. Resumindo: não confundam liberdade com libertinagem!

2. O GUJ não seria nada sem seus usuários, é verdade, mas O GUJ NÃO PERTENCE AOS SEUS USUÁRIOS. Se você assina um jornal e não concorda com sua linha editorial, o que você faz? Vai até o jornal e ameaça os donos? Processa o jornal? Não. Você cancela a assinatura. Simples. Não estou dizendo que as pessoas não possam opinar e dar sugestões para melhorar o GUJ, mas dizer “tem que ser assim porque eu quero” não tem cabimento…

3. Não acho o GUJ um fórum excessivamente sério. Ao contrário, ultimamente ele tem ficado “engraçadinho” demais. Claro que todos nós gostamos de rir um pouco, mas acho que tem gente que só acessa o GUJ porque o Orkut é bloqueado no trabalho…

Enfim, relendo o que escrevi, acho que algumas coisas ficaram um pouco confusas, mas a minha opinião é essa…considerem como um desabafo de um cara que já aprendeu muita coisa por aqui, e que, de vez em quando (muito de vez em quando mesmo) também ajuda alguém, mas que está desestimulado com a escandalosa queda no nível técnico das discussões por aqui…

Em anos que acesso fóruns, desconheço um que seja 100% “sério”.
Fóruns de internet nunca foram e nunca serão. Até, inicialmente, achei que o GUJ era completamente sério, mas não é. Também não é um fórum de games, como os que cada um usa a gíria que quer.
Mas fórum online não deixa de ser um fórum as suas medidas. Desde colocar “avatares” até usar expressões tidas como informal demonstram isso. Mas o povo abusa. Se todo mundo desse um real para manter o fórum, acho que a censura seria menor. Porque quem o mantém, que é sim, uma empresa ao meu ver séria, tem que arcar com as conseqüências em caso de abusos e processos. E se tratando desses casos, acho que os moderadores tem sim, direito de bloquear um tópico deliberadamente com o intuito de evitar maiores problemas. Eles não ganham nada pra isso (ou ganham e eu não sabia). Cuidam como se fossem a casa deles, então, creio eu que eles tem seus julgamentos de acordo com suas perspectivas, evitando um mal maior (o que acredito ser a melhor coisa que pensam sobre o assunto). Os moderadores do GUJ tem julgamentos até tolerantes, perante outros fóruns que freqüento. São educados em sua maioria, não agridem verbalmente ninguém e não saem detonando seu QI, mesmo sabendo que vc pode estar falando uma m.e.r.d.a completa.
Um vez cheguei a discutir com o pcalçado com a forma que tratavam alguns tópicos, ao qual esclareceu rapidamente dizendo que, se não estou satisfeito, que saio da discussão. Bom, é o que tenho feito quando acredito ser desnecessário estar dando uma opinião a respeito de algo que, não estou de acordo. Se quiser, converse via MP com os demais, pelo menos, isso não é bloqueado :wink: .

[quote=djemacao]Em anos que acesso fóruns, desconheço um que seja 100% “sério”.
[/quote]

Entro frequentemente nos fóruns do JBoss, Hibernate e Seam e NUNCA vi problemas de usuários com egos exasperados que chegassem ao ponto de exigir intervenção de moderadores. No TSS (The Server Side) isso acontece com mais frequência, mas não vejo interferência dos moderadores.

Detalhe: nos fóruns JBoss vc não pode editar mensagens já postadas, então tem que pensar duas vezes antes de escrever.

[quote=Taz][quote=djemacao]Em anos que acesso fóruns, desconheço um que seja 100% “sério”.
[/quote]

Entro frequentemente nos fóruns do JBoss, Hibernate e Seam e NUNCA vi problemas de usuários com egos exasperados que chegassem ao ponto de exigir intervenção de moderadores. No TSS (The Server Side) isso acontece com mais frequência, mas não vejo interferência dos moderadores. [/quote]

Creio que voce nao frequenta tanto o forum do hibernate.org, onde o cristian bauer é um dos caras mais grossos que tem nas respostas, e é moderador e autor do projeto. Alem disso, eles somem com qualquer tipo de thread off topic e mensagens non sense. Poste uma la e voce vai ver a velocidade com que ela some sem deixar rastros…

[quote=Paulo Silveira][quote=Taz][quote=djemacao]Em anos que acesso fóruns, desconheço um que seja 100% “sério”.
[/quote]

Entro frequentemente nos fóruns do JBoss, Hibernate e Seam e NUNCA vi problemas de usuários com egos exasperados que chegassem ao ponto de exigir intervenção de moderadores. No TSS (The Server Side) isso acontece com mais frequência, mas não vejo interferência dos moderadores. [/quote]

Creio que voce nao frequenta tanto o forum do hibernate.org, onde o cristian bauer é um dos caras mais grossos que tem nas respostas, e é moderador e autor do projeto. Alem disso, eles somem com qualquer tipo de thread off topic e mensagens non sense. Poste uma la e voce vai ver a velocidade com que ela some sem deixar rastros… [/quote]

O cara tem todo o direito de mandar ler o manual antes de postar dúvidas … :wink:

Aliás, a equipe do Hibernate sempre respondeu meus posts de maneira rápida e educada…

http://forum.hibernate.org/viewtopic.php?t=975280&highlight=

http://forum.hibernate.org/viewtopic.php?t=976683&highlight=

Mas a discussão aqui é outra… vc havia pedido sugestões para resolver problema. O que achou da minha? O que o Rafael acha?

Eu acho a moderação do GUJ excelente.
Não li todas as 8 páginas da discussão, parei quando ela fugiu do assunto.

Mas só queria deixar registrado isso. A equipe está de parabéns.

[quote=Taz]Que tal fazer levantamento e divulgação de moderadores X quantidade de bloqueios de tópicos/edição de mensagens de outros usuários?

Dessa forma metrificamos o problema e descobrimos os pontos de atuação.[/quote]
Que problemas vc acha que vai “metrificar” com isso?
Ai depois sai ver um relatório detalhado de cada edição de tópico, antes e depois, com as justificativas de cada moderador?

Veja, não estou falando como moderador, mas como usuário, se fizessem isso nos outros foruns que participo, sinceramente não me serviria de nada.

[quote=ViniGodoy]Eu acho a moderação do GUJ excelente.
Não li todas as 8 páginas da discussão, parei quando ela fugiu do assunto.

Mas só queria deixar registrado isso. A equipe está de parabéns. [/quote]

i++;

Eu mesmo não participo muito, mas sempre estou aqui lendo e concordo com quem parabenizou a equipe. Aqui, antigamente vivia uma bagunça no offtopic com mensagens nada a ver, brigas entre preferências nacionais, flamers etc.

Quem está infeliz, procura outro fórum, ou aceite as regras impostas aqui. Isso pq tem vez a própria equipe não é tão severa… mas tem horas que cansa esses flamers e mensagens nada a ver.

Abusos de poder. Informação tb é poder e, nesse caso, poder para controlar…

E como moderador? Vc tem medo de aparecer no topo da lista?

Desnecessário. Contra fatos (e números) não há argumentos.

Moderar não é abusar de poder, acho qeu já deixaram bem claro isso aqui, moderar não é apenas trancar tópicos, já tentou reparar o número de tópicos movidos por que são postados em locais errados? número de títulos editados (os help me, por favor me ajudem, socorro) porque não fazem sentido a dúvida? sabia que também colocamos tags de código e outras coisas para melhorar a visualização dos posts?

De maneira alguma, ficaria muito orgulhoso por estar colaborando tanto com a comunidade do GUJ. Fico muito grato pela oportunidade que me foi dada em colaborar com a comunidade, e pra quem não sabe ainda, pois pelo visto nem todos sabem, não ganhamos um centavo com isso, só cabelos brancos rs, sempre recebi todas as críticas dos usuários muito bem, tenho certeza que todos os outros moderadores também, e sempre tentamos fazer o possível para melhorar o GUJ em todos os aspectos.
Se alguém acha que estamos aqui brincando de Deus, sinto-lhes informar, mas estão errados, estamos aqui nos doando para fazer o GUJ sempre melhor e nossa comunidade cada vez mais unida.

Que fatos? que os moderados trabalham para organizar/controlar/fazer fluir o GUJ?

Moderar não é abusar de poder, acho qeu já deixaram bem claro isso aqui, moderar não é apenas trancar tópicos, já tentou reparar o número de tópicos movidos por que são postados em locais errados? número de títulos editados (os help me, por favor me ajudem, socorro) porque não fazem sentido a dúvida? sabia que também colocamos tags de código e outras coisas para melhorar a visualização dos posts?
[/quote]

Moderar é um conjunto de funções. ninguém disputa isso. Também ninguém disputa a necessidade dessa função.
O que está em causa é execução da função de forma contrária ao seu propósito. Bloquear topicos é util e é uma função dos moderadores desde que o conteudo topico esteja fora das regras do forum. Se ele está dentro das regras não ha razão nenhuma , desculpa nenhuma, para aceitar que o topico tenha sido bloqueado. Não é verdade que o moderador está no seu direito de bloquear o que quiser. Ele está no seu direito de bloquear apenas o que estiver contra as regras.
Se esta simples regras não for seguida o bloqueio se torna uma arma do moderador que irá bloquear todos os topico que não lhe interessarem ou que considerar - no seu julgamento - fora das regras. Imagine que tinha uma moderador que ficava bloqueando todos os topico sempre que um certo usuário intervinha. Isso seria contra o objetivo do forum, contra as regras, contra a comunidade em si. Isso seria um ato de prepotência e é contra atos deste tipo que temos que nos insurgir como usuários.

Acho que o argumento do Taz é válido no sentido que se um moderador trancar mais topicos que o normal isso será um desvio estatístico da média. Sim, pode acontecer que apenas um moderador tranca topicos e por isso ele aparece com 100% dos bloqueios. Mas o ponto do Taz - se bem entendi - é contar os bloqueios errados , ou seja, os que foram feitos sem razão, sem que tenha havido quebra das regras. Dai poderíamos concluir muito mais. Primeiro quantos topicos nessas condições existem. Quem os bloqueou e porque. Apenas após essa analise poderia saber até onde isto é um problema no forum e quais moderadores são mais suceptiveis de violar as regras de conduta que eles proprios assumiram seguir e se comprometem em seguir.
Como saber se são errados ? Lendo-os.

Entenda-se que nenhum usuario quer participar de um forum que possa desprezá-lo pela minima razão. Bloquear os topicos, de contas, apagar ou alterar o texto da mensagens etc, são poderes que os moderadores têm, mas se os usarem de forma errada contribuirão para o descrédito e diminuição da satisfação dos usuários em usar o forum. Isso leva ao abandono do forum ou à diminuição da participação que por conseqüência diminui a qualidade do forum.

Alguem falou que quem está mal que se mude. Se todo o mundo que por algum razão se sente mal usando o GUJ fosse embora, o GUJ não existira. Este tipo de argumento é ineficaz.

Só podemos parabenizar uma equipa quando todos os membros se comportam condignamente. E embora a maioria o faça, as ovelhas negras sujam o nome de toda a equipe. Felicitar toda a equipe inclui felicitar quem se comporta à margem das regras e portanto dá aval para essa conduta. Isso também , além de não ser lógico, é contraproducente.

Enfim, ninguém coloca em causa o bom trabalho de ninguém. O que está em causa é o mau trabalho de alguns.
A idéia de divulgar as informações é simples transparência. Assim cada um poderá ler e concluir por si mesmo.
Se não compreende o que isso poderia fazer pelos usuários, pelo menos compreenda o que isso pode fazer pelos moderadores.

Você acha que ter moderadores pre-potentes no painel de moderadores de qualquer forum é uma boa ? Espero que não…
Vc aceitaria participar de um forum em que os moderadores são pre-potentes ? Se sim, vc teria gosto em participar dele sabendo que sem nenhum critério eles poderiam esculhanbar as sua mensagem ? Vc deu o exemplo de um forum em que psotou algo errado e o topico foi apagado. Tudo bem, estava errado. Vc já postou alguma vez um topico correto que fosse apagado ou bloqueado sem aviso prévio e sem explicações ? É disso que estamos falando.