Ajuda sobre Linux Mint espaço HD

Pessoas, tudo bom?
Gostaria de um help, instalei o Mint 18 junto com a Oracle VM e estava usando no meu notebook…
Ai resolvi desinstalar, para poder instalar o Ubuntu, só que havia reservado 60 GB do HD, ao fazer a exclusão do Oracle VM e MInt 18, o espaço de 60 GB não foi excluído…
Ou seja, como faço para recuperar o espaço alocado??
Grato a atenção.

OI, bsmachado!
Deixa eu ver se entendi: tu instalou o Linux Mint numa máquina virtual com o Oracle VM (popularmente conhecido como Virtualbox) com um disco virtual de 60GB. Tu quis excluir ela para instalar o Ubuntu. Porém, ao exlcuir os 60GB utilizados pela máquina virtual não foram “liberados”, certo? Isso provavelmente aconteceu porque o arquivo da máquina virtual não foi excluído. O Virtualbox geralmente cria uma pasta dentro do teu usuário e os arquivos das VMs geralmente ficam lá. Tenta dar uma olhada dentro da pasta do teu usuário, provavelmente vai encontrar o arquivo por lá!

Olá, valeu pela ajuda, fui na pasta usuários e não achei nada relacionado aos arquivos…
Qual outro lugar poderia estar ?
Valeu a ajuda.

Para ver onde estão os discos do VirtualBox, vá na opção “Gerenciador de Mídias Virtuais” que fica no menu “Arquivo”. Deve abrir uma tela similar à esta:

Ao clicar sobre um dos discos, você pode ver abaixo a “Localização:” (no meu caso, é algo como “C:\Users\NomeDoUsuario\AppData\Local”), que é o caminho completo até o arquivo referente ao disco virtual. Você também pode mover e remover a partir dessa tela, e, salvo engano, ao remover há a opção de apagar o arquivo, o que libera espaço no seu HD.

Lembrando que, ao criar um disco virtual, você tem a opção de criar um com espaço dinamicamente alocado, ou seja, se você cria um disco com 60 GB mas a instalação do sistema só ocupa 10, o VirtualBox cria um arquivo com 10GB, e vai aumentando o tamanho conforme a necessidade. Não notei diferenças de desempenho usando essa opção.

Caso essa tela não esteja mostrando seus HD, faça uma busca por arquivos de extensão “*.vdi”, “*.vmdk” ou “*.vhd”, que são as mais comuns.

Abraço.

Olá.
valeu pela ajuda, mas eu não achei a pasta…
Já havia excluído o Oracle VM e entrei por esse caminho “C:\Users\NomeDoUsuario\AppData\Local
Mas nela não contem nenhum arquivo mencionado no comentário acima.
Algum macete mais direto pra tentar achar??
Valeu.

Tentou pesquisar pelo navegador de arquivos por essas extensões?

Olá.
Pesquisei em tudo… esses arquivos ai… mas nada…
Será que se restaurar o windows 10, sem formatar recupero o espaço?
vlw.

Não lembro da desinstalação do VirtualBox apagar esses HDs virtuais. Mas, se os arquivos não estão aí, é estranho o espaço estar alocado ainda.

Você pode fazer uma busca por arquivos gigantes no Windows. Se tiver mais de uma partição, faça a busca em ambas. Daí pode ver se há algum arquivo de HD virtual ainda, ou mesmo se há algum outro arquivo enorme ocupando espaço.

O Windows sozinho costuma gerar um bocado de lixo também. Você pode tentar fazer uma limpeza de disco nas suas partições. Volta e meia libero 10 GB sem ter instalado nada a mais, só excluindo logs de erros e cópias sombra e pontos de restauração. Dê uma olhada na aba “Mais Opções”, ou clique em “Limpar arquivos do sistema” e depois em “Mais Opções” e execute uma limpeza dos pontos de restauração:

Restaurar o Windows seria uma atitude extrema para esse problema. Mas é uma possibilidade também.

Por ser mais uma dúvida sobre hardware/sistema que programação, recomendo que tente fóruns mais específicos, como o Guia do Hardware ou Clube do Hardware.

Abraço.

Olá, valeu…
Somente uma pergunta, estou usando o windows 10…
Se eu optar por remover e instalar novamente o wind., recuperarei o espaço alocado?
Valeu a ajuda.
Abraços.

Provavelmente sim, já que reinstalar o SO geralmente envolve formatar o HD.

Se isso não resolver, você deve estar com um algum outro problema mais complexo.

Abraço.

Olá.
Consegui resolve o problema, formatei e voltou tudo ao normal…
Agora gostaria de instalar o Ubuntu dentro do virtual box… ,mas uma dica de vcs me ajudaria e muito…
20 gb de hd e 3 de ram ta bom pra usar?
Valeu…

Depende de para que você vai usar a VM. Se não for rodar nenhum programa pesado na VM (ex: Android Studio), 3GB de ram deve dar sim. Se tiver bastante Ram no PC (12 ou 16GB), deixe 4GB de ram pra VM. Até porque isso pode ser ajustado depois, ao reiniciar a VM.

HD é mais tranquilo. Ubuntu instala com folga em 10GB, então 20 deve servir pra muita coisa.

Só recomendo criar um HD virtual dinamicamente expansível. Na hora de criar o HD para a VM, tem essa opção. Assim, ao invés de reservar 20GB, o VirtualBox usa só o que é necessário no momento (ex: se a instalação do Ubuntu usar 8GB, o HD virtual fica com 8.5GB mais ou menos, não 20GB), e vai aumentando conforme você for criando arquivos dentro da VM.

Abraço.