Como configurar as ferramentas do MySQL no DBeaver em POP OS 20.04?

Não estou entendendo como configurar as ferramentas do MySQL no DBeaver para exportação de base de dados.

O Linux em questão é o POP OS 20.04 e o DBeaver foi instalado a partir da Pop!_Shop, com origem no repositório flathub (flatpak).

Neste Linux não existe o BD MySQL: a necessidade é utilizar o banco externamente ou dockerizado.

Por esta razão, apenas as ferramentas de client do MySQL foram instaladas por meio do seguinte comando:

sudo apt-get install mysql-client

A configuração é feita no DBeaver a partir do menu, com a seguinte sequência de opções: Window -> Preferência -> Conexões (o Linux está em Português).

Na caixa de diálogo selecionei as checkboxes “Override client application name” e “Disable client identification”. Feito isto, preenchi “Client Application Name” com “/usr/bin/mysqldump”.

Para conferir esta informação utilizei o comando “ll /usr/bin/mysqldump” e obtive a seguinte resposta:

-rwxr-xr-x 1 root root 7207072 ago  4 08:39 /usr/bin/mysqldump*

Em seguida, cliquei com o botão direito numa das bases de dados presentes no “Navegador de banco de dados” e selecionei “Ferramentas -> Dump database”.

Ao tentar prosseguir, ocorre o seguinte erro:

2020-08-31 10:31:18.207 - IO error: Utility 'mysqldump' not found in client home '/usr/bin' (/usr/bin)

Por favor, se alguém souber o que deve ser corrigido, agradeceria muito pela ajuda.

@Ymfeijo Você chegou a verificar se o serviço do mysql está ativo? Caso esteja, tente fazer a conexão via cli através do seu terminal para ver o que ele retorna.

@jrstefani Sim está ativo (via Docker). As operações com o Workbench funcionam normalmente. Somente o DBeaver que eu não sei como configurar para ele poder usar o mysqldump.

O próprio DBeaver consegue acessar as tabelas, via driver JDBC do MySql. O problema é somente em relação a exportar base de dados.

Descobri que a limitação tem origem na instalação via Flatpak, que por segurança restringe os diretórios que o aplicativo pode usar.

Para maiores informações, vejam https://github.com/dbeaver/dbeaver/issues/5008.