Erro ao criar projeto com Maven

Estou usando Linux Mint e aparece o seguinte erro quando tento criar um projeto:

[INFO] ------------------------------------------------------------------------
[INFO] BUILD FAILURE
[INFO] ------------------------------------------------------------------------
[INFO] Total time: 5.059 s
[INFO] Finished at: 2018-07-27T00:22:15-03:00
[INFO] ------------------------------------------------------------------------
[ERROR] No plugin found for prefix ‘archetype’ in the current project and in the plugin groups [org.apache.maven.plugins, org.codehaus.mojo] available from the repositories [local (/home/wesley/.m2/repository), central (https://repo.maven.apache.org/maven2)] -> [Help 1]
[ERROR]
[ERROR] To see the full stack trace of the errors, re-run Maven with the -e switch.
[ERROR] Re-run Maven using the -X switch to enable full debug logging.
[ERROR]
[ERROR] For more information about the errors and possible solutions, please read the following articles:

Como o erro sugere, dá uma olhada nos seus plugins. Eu pessoalmente prefiro o Gradle, mas os erros são parecidos.

Também poste o seu arquivo de configuração do Maven, se não fica meio difícil de ajudar. xD

Desculpa a duvida mas quais arquivo de configuração ?

Bem, o gradle é um arquivo que chama build.gradle (e tem o settings.gradle), o maven deve ser onde você declara suas dependências e outras coisas. Eu to dando um tiro no escuro por nunca ter mexido com Maven

poste o comando que você está usando, e o seu pom.xml pra gente poder ver o que está acontecendo.

estou usando so esse comando :

mvn archetype:generate -DarchetypeGroupId=org.apache.maven.archetypes -DarchetypeArtifactId=maven-archetype-quickstart -Dversion=1.0-SNAPSHOT -DgroupId=com.wferreiracosta -DartifactId=EstudoJava