Erro ao Instalar o Eclipse no Ubuntu

Prezados(a) boa noite.

Por favor, poderiam me ajudar no erro mencionado abaixo, estou iniciando minha caminhada no Linux hoje.

marcos@marcos-X550LN:~$ cd /opt/
marcos@marcos-X550LN:/opt$ ls
eclipse-installer eclipse-inst-linux64.tar.gz libreoffice6.2
marcos@marcos-X550LN:/opt$ sudo vi /usr/share/applications/eclipse.desktop
[sudo] senha para marcos:
marcos@marcos-X550LN:/opt$ sudo desktop-file-install /usr/share/applications/eclipse.desktop
marcos@marcos-X550LN:/opt$ cd /usr/local/bin
marcos@marcos-X550LN:/usr/local/bin$ sudo ln -s /opt/eclipse/eclipse
marcos@marcos-X550LN:/usr/local/bin$ sudo cp /opt/eclipse/icon.xpm /usr/share/pixmaps/eclipse.xpm
cp: não foi possível obter estado de ‘/opt/eclipse/icon.xpm’: Arquivo ou diretório inexistente
marcos@marcos-X550LN:/usr/local/bin$ sudo cp /opt/eclipse/icon.xpm/usr/share/pixmaps/eclipse.xpm
cp: falta o operando arquivo de destino após ‘/opt/eclipse/icon.xpm/usr/share/pixmaps/eclipse.xpm’
Tente “cp --help” para mais informações.
marcos@marcos-X550LN:/usr/local/bin$ sudo cp /opt/eclipse/icon.xpm /usr/share/pixmaps/eclipse.xpm
cp: não foi possível obter estado de ‘/opt/eclipse/icon.xpm’: Arquivo ou diretório inexistente
marcos@marcos-X550LN:/usr/local/bin$ sudo ln -s /opt/eclipse/eclipse
ln: falha ao criar link simbólico ‘./eclipse’: Arquivo existe
marcos@marcos-X550LN:/usr/local/bin$ sudo cp /opt/eclipse/icon.xpm /usr/share/pixmaps/eclipse.xpm

Como pode ser verificado acima executei novamente o comando ln -s /opt/eclipse/eclipse, informa que o arquivo já existe, como resolver o problema ?

E aí @Kikosantos7, tudo bem?!

Meus parabéns, continue firme!
Voltando ao seu problema, minha dica é, apague tudo e reinstale novamente o eclipse, é mais fácil. Os arquivos do eclipse geralmente ficam em dois possíveis diretórios, eles são: ~/.eclipse/ ou ~/.config/eclipse/ e no seu caso também temos o diretório /opt/eclipse/

Como apagar esses diretórios? Simples, primeiro vamos usar rm -r [diretório/pasta], faça:
sudo rm -r ~/.eclipse/
sudo rm -r ~/.config/eclipse/
sudo rm -r /opt/eclipse/

Eu aconselharia você a percorrer todos os diretórios que você instalou alguma coisa do eclipse e apagar os arquivos criados, o purge faz isso, mas este comando é um tanto perigoso. Todavia, eu acho que estes comando que te passei acima resolvem.
Dá uma lida nos link’s abaixo, podem te ajudar, caso tenhas alguma outra duvida.
Uninstall Eclipse
How to completely uninstall eclipse?
How do I completely uninstall Eclipse so I can sort out my Subclipse trouble?

COMO INSTALAR O ECLIPSE CORRETAMENTE ?
O tutorial abaixo vai te ajudar instalar corretamente e ainda desinstalar caso venhas a ter um futuro problema novamente.

Install the latest Eclipse on Linux

Abraços!