Lógica de contas a receber

Olá, estou analisando um módulo de contas a receber e estou com a seguinte dúvida para realizar o procedimento de baixa de uma determinada parcela quando a mesma for paga parcialmente.

Tenho a tabela (dados resumidos)
TITULO {
-valor
-valor_recebido
-data_pagamento
-quitada
}

Quando o cliente paga o valor de forma parcial eu devo colocar o valor recebido e quitar a parcela e gerar uma nova com o restante ou é mais interessando eu atualizar o valor_recebido e deixar a parcela em aberto?

Durante a analise cheguei nessas duas formas de resolver o problema, se alguém com mais experiencia poder me dar umas dicas eu agradeço.

Por causa da integracao com a contabilidade e’ melhor voce gerar um novo registro.

Evitando ir colocando tudo por cima. Porque se algo acontecer de errado na contabilidade
voce tem como checar o historico detalhado no contas a receber e arrumar a contabilidade.

Agora caso nao esteja ligando com a contabilidade tambem e’ interessante deixar detalhado em separado, pode acontecer de precisa fazer alguma verificacao dos pagamentos.

2 curtidas

Já trabalhei em sistemas que usam cada um uma abordagem diferente, então depende do que seu cliente deseja (e, em alguns casos, o que a contabilidade do cliente prefere, como citado pelo j-menezes acima).

Se é um sistema de teste ou mesmo pessoal, aí você tem mais liberdade pra fazer o que quiser. Inclusive, pode ser o caso de deixar isso opcional, numa configuração que o cliente pode escolher ou mesmo exibindo as opções no momento da baixa. E, qualquer que seja a abordagem, é uma boa você manter o histórico de cada baixa.

Abraço.

1 curtida

Obrigado pelo feedback pessoal, vai me ajudar a tomar a decisão mais certa para o projeto.
Gostei da dica TerraSkilll, vou estudar esta possibilidade de deixar com as duas opções.